Menino de 10 anos descobre uma supernova

Por , em 5.11.2013

O canadense Nathan Gray, de 10 anos, é a pessoa mais jovem a descobrir uma supernova, que são imensas explosões ligadas à evolução do estado final de certas estrelas.

Essas explosões são tão enérgicas que podem ser observadas mesmo em galáxias distantes. De fato, a supernova de Nathan pode estar cerca de 600 milhões de anos-luz distante. O objeto foi nomeado PGC 61330, e fica na constelação de Draco, o Dragão.

PSN_PGC61330

Há diversas classes diferentes de supernovas. Por exemplo, as supernovas tipo II estão associados com estrelas de massa maior. O sol não vai terminar como uma supernova, mas pode potencialmente evoluir para uma nebulosa planetária padrão.

O menino encontrou PGC 61330 durante a digitalização de imagens astronômicas tiradas por Dave Lane, que dirige o Ridge Observatory Abbey, observatório da Nova Escócia (Canadá). A supernova mais tarde foi confirmada por Xavier Bros, do Anysllum Observatory.

Nathan acabou de ultrapassar sua irmã mais velha, Kathryn Aurora Gray, como a pessoa mais jovem a descobrir uma supernova, por apenas 33 dias. Kathryn ganhou fama mundial quando encontrou a supernova UGC 3378, o que lhe rendeu uma audiência com astronautas como Neil Armstrong.

Kathryn Aurora Gray em encontro com Neil Armstrong

Kathryn Aurora Gray em encontro com Neil Armstrong

Antes dela, Caroline Moore detinha o recorde de pessoa mais jovem a descobrir uma supernova, na época com 14 anos. Mais tarde, Caroline teve a honra de conhecer o presidente americano Barack Obama na Casa Branca. [UniverseToday]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Sebastião Júnior:

    Enquanto isso no “Brasil”…
    Menino de 10 anos já canta Funk e ganha 120 mil por mes:@ AF

Deixe seu comentário!