Menino de 10 anos descobre uma supernova

Por , em 5.11.2013

O canadense Nathan Gray, de 10 anos, é a pessoa mais jovem a descobrir uma supernova, que são imensas explosões ligadas à evolução do estado final de certas estrelas.

Essas explosões são tão enérgicas que podem ser observadas mesmo em galáxias distantes. De fato, a supernova de Nathan pode estar cerca de 600 milhões de anos-luz distante. O objeto foi nomeado PGC 61330, e fica na constelação de Draco, o Dragão.

PSN_PGC61330

Há diversas classes diferentes de supernovas. Por exemplo, as supernovas tipo II estão associados com estrelas de massa maior. O sol não vai terminar como uma supernova, mas pode potencialmente evoluir para uma nebulosa planetária padrão.

O menino encontrou PGC 61330 durante a digitalização de imagens astronômicas tiradas por Dave Lane, que dirige o Ridge Observatory Abbey, observatório da Nova Escócia (Canadá). A supernova mais tarde foi confirmada por Xavier Bros, do Anysllum Observatory.

Nathan acabou de ultrapassar sua irmã mais velha, Kathryn Aurora Gray, como a pessoa mais jovem a descobrir uma supernova, por apenas 33 dias. Kathryn ganhou fama mundial quando encontrou a supernova UGC 3378, o que lhe rendeu uma audiência com astronautas como Neil Armstrong.

Kathryn Aurora Gray em encontro com Neil Armstrong