Meu cachorro comeu meu dedo podre. E agora?

Por , em 18.03.2011

Eis uma história quase inacreditável: em agosto do ano passado, um cachorro mastigou um dos dedos do pé de seu dono americano, enquanto o homem estava desmaiado (de bêbado).

Na manhã seguinte, no hospital, os médicos descobriram que o homem tinha diabetes, seu dedo estava completamente podre, e as ações do terrier poderiam ter salvado sua vida.

Pior: esse não foi um caso isolado. Recentemente, em março desse ano, o cão de um homem diabético, também americano, fez a mesma coisa: comeu três dedos dormentes e gangrenosos do seu dono enquanto ele dormia.

Especialistas afirmam que os cães estavam agindo conforme seu instinto para ajudar a remover carne doente. Será? Teriam os cães tais habilidades altruístas que lhes dizem para amputar a carne prejudicial aos seus donos? Ou, como se poderia pensar, eles são apenas oportunistas esperando pelo dia em que as partes do corpo humano ficam podres, para que eles possam devorá-las como um lanche noturno?

Tentar entender as ações de um animal – considerado irracional – às vezes pode ser muito difícil. Veterinários acreditam que, provavelmente, o dedo podre simplesmente tivesse um cheiro atraente ao cão. Eles comem coisas mortas, o que não significa que eles saibam que aquele dedo estava apodrecendo e poderia prejudicar seu dono.

Os cientistas explicam que o olfato do cão é absolutamente extraordinário. Eles podem ter até um bilhão de detectores de cheiro no nariz, em comparação com 12 milhões nos humanos. Sendo assim, eles podem certamente cheirar quando algo está estranho, seja a podridão do pé ou um tumor.

Porém, os cães não estavam se comportando mal de propósito. Na verdade, um estudo recente mostrou que os cães provavelmente não entendem o mau comportamento como um conceito separado de punição. Como os que comeram os dedos de seus donos não estavam sendo punidos, eles não estavam se sentindo culpados, apenas com fome. [LifesLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

24 comentários

  • Armando Aphill Posphikrewv:

    Agora entendi que muitos parlamentares não possuem cachorros, esta explicado, e contra partida , não se deixa entrar cachorro no congresso, a união entre cachorro e vampiro não dá certo.

  • Claudio Bucci:

    O cão não passa remédios em seus machucados,e sim ,a língua.Não sabemos o por que cães lambiam as feridas de Lázaro(segundo a bíblia)Cães protegem seus donos,e como quem tem um , sabe que se voce se machucar ,a primeira reação do cão é lambe-lo, não comer sua carne.( mesmo estando com fome)Eu acredito que o cão tem sim uma reação de proteger seu dono alertando-o por instinto o que o fará mal. Um dedo com gangrena é morto,sem tato e com possibilidade de se alastrar pelo corpo,e o cão sabe disso.Talvez não tenha comido , mas sim,separado seu dedo, para tirar do seu dono aquele pedaço maligno.Cachorro lambe seu chulé, mas não come seu pé.Para resumir, só quem tem um cão e entende inclusive seu olhar, poderá responder as atitudes que até agora não compreendemos , mas que entendemos perfeitamente suas mensagens.

  • gabriel:

    os caes vivem ao lado do homen ha milhares de anos, vendo como nos comportamos, o que nos mata e etc, faz sentido nao?

  • colt:

    se os cachorros comeram seus dedos, como eles nao sentiram nenhum tipo de dor ou hemorragia?

    • Rosana Oliveira:

      Porque, não sei se você leu com atenção, o dedo tava com gangrena. Não sabe o que é gangrena?
      Os dedos estavam podres. Eu deveria perguntar pra você: o que te faz pensar que alguém sentiria dor em um dedo podre?
      Algo podre é algo que já morreu e está em decomposição, exalando cheiro característico.
      Eu me impressionaria se sentissem dor.

  • Geovanna:

    eu achei isso muito interessante ! eu acho que o cão fez isso para ajudar o dono e não só para comer a carne podre mas comfesso que eles são bem chegados em uma carniça o meu cachorrro então sem comenterios . kkkkkkkkkk

  • Miguelão:

    Vocês que não viram a segunda parte da reportagem! O cachorro deixou um bilhete dizendo pra tomar 500mg de amoxicilina a cada 8 horas durante 15 dias e realizar asepsia do local com soro fisiológico e antisséptico.

  • gab:

    A questão que ninguém tá levando em conta: como que essas pessoas não notaram que partes do seu corpo estavam mortas?? Ainda mais nos pés, parte que sempre está em contato com alguma coisa, seja um calçado, meia ou o chão. É uma região sensível cheia de nervos, impossível não notar que algo estava errado.

    E quanto aos cães, acho curioso, mas penso que seja uma mistura de instinto de proteção com instinto selvagem de buscar comida sempre.

    • Rosana Oliveira:

      Nós não sentimos quando temos um pequeno corte no pé, como por exemplo, pelo atrito com o calçado.
      A diferença é que o machucado se cura no nosso caso e nos diabéticos não e começa a infeccionar e aí gangrena.

    • Patricia Meneghetti Pulici:

      Em casos de diabetes, o paciente perde a sensibilidade das extremidades, um pequeno machucado pra uma pessoa sadia, seria sentir uma dor e depois a cura do ferimento, mas como o diabético perde a sensibilidade, ele não sente o pequeno machucado, acaba infeccionando e gangrenando e quando se percebe o estado ja está avançado e é necessário a amputação dos dedos, pés e em casos graves até a perna….

    • Lucas Mateus:

      Se você não está sentindo os dedos dos seus pés, acho melhor fazer um exame de sangue e verificar a glicemia.

  • anonimo:

    Os cães podem perceber problemas e emoções,sim…Eu tinha uma cadela que teve cinco filhotes.Algum tempo depois,tive depressão e ela ficou do meu lado,mesmo sabendo que tinha bebês para cuidar.

  • Leonarda:

    Creio que cães tendem a ajudar seus donos instintivamente… Tive depressão há 3 anos e tinha um cachorro que sempre que me via mal ele se deitava ao meu lado e ficava quieto só pra me fazer companhia.

  • felipebleichvel:

    acredito que o cão sabia por instinto ou não que a carne podre no dedo do dono poderia ser fatal para o dono. já tive vários cães cavalos, gansos, gatos, mas quando ficamos tristes ou alegres os cães também ficam tristes ou alegres. acredito que os cães são como protetores tentam nos ajudar no que for possivel.
    nunca vi nenhum dos meus cães morrerem eles sempre vão para longe, fogem, como se não quisessem que eu ficasse triste.
    Minha falecida avó tinha um cão que viveu 17 anos. ele morreu 3 dias depois da sua morte. acho que isso prova que os cães não são totalmente irracionais.

  • Lucas Miranda:

    Com certeza eles não se aproveitaram do seu dono inconsciente pra fazer um lanchinho de madrugada.

    Um caso que passou no Fantástico a algum tempo, foi de um cão que do nada começou a lamber a perna da dona, no mesmo local, por vários dias seguidos. Então a dona primeiro foi em um veterinário ver se tinha alguma coisa errada com o cão, mas não descobriu nada. E depois de algum tempo descobriu que, no local que o cachorro adorava lamber, ela possuía um tumor.
    teve quem dissesse que o cão queria alertá-la do problema.

    Mesmo se não fosse com essa intenção, foi impressionante!

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    É interessante notar que os cães esperaram para fazer o “serviço” enquanto um estava inconsciente, pelo efeito do álcool, e o outro dormia. Mais uma coisa fantástica em relação ao melhor amigo do homem.

  • PredadorXD:

    O Cachorro só estava com fome, simples assim.

  • Fag:

    Cachorro é nojento. eles lambem fedidas e seu chulé, se deixar. São Lázaro que o diga, ele era um feridento que viva cercado de cachorros q lambiam suas feridas

    • Rosana Oliveira:

      Sabia que a boca de um cão é mais limpa que a de um ser humano?
      Isso é por causa das enzimas presentes na saliva do cão, que são mais fortes, matando as bactérias.
      Você já se perguntou por que cão não tem cáries e o ser humano, caso não escove os dentes as desenvolve?
      É por causa das enzimas, meu caro.

  • Jéssica:

    Concordo com o Cesar. O que difere os humanos dos animais é so a consciencia da vida.

  • Cesar:

    Com certeza os outros animais são irracionais, mas isto não implica que o comportamento deles, mesmo instintivo, não seja complexo.

  • Pedro Vaz_De_Angola:

    Eu acredito esses cachorros tomaram essa atitude por causa do Cheiro atraente de carne apodrecendo. De qualquer modo, tenho toda a curiosidade em saber se realmente existiram tb outros factores que levaram os cães a comerem dedos podres. Porque não é normal o cão comer carne podre, há cães que são gente, talvez os Vira-Lata adoram carnes apodrecidas.

  • Edson:

    Uma pessoa q não cuida da própria saúde cuidará da fome de seu cachorro? Fome! A resposta é que o cão tava com fome.

    • Amadeus E:

      Eu acho que não seria por falta de cuidado, mas, se você realmente leu o texto saberia que as pessoas possuíam diabetes, ou seja, os dedos apodreceram por causa da diabetes, não por falta de cuidado

Deixe seu comentário!