,

Milhares de bolas de gelo gigantes aparecem em praia na Sibéria

Por , em 10.12.2017

Fotos e vídeos incríveis de uma praia em Nyda, na Sibéria, mostram milhares de bolas de neve formadas naturalmente. Elas se espalham por um trecho de 17km de litoral que fica no Círculo Ártico.

bolas-de-gelo-russia-mapa

As bolas apareceram no final de outubro, e ninguém da região se lembra de ter visto algo semelhante antes. As bolas têm tamanho variado, entre poucos centímetros de diâmetro e quase um metro.

Apesar de darem a impressão de terem sido feitas à mão, o que aconteceu foi um processo natural. Sergei Lisenkov, do Instituto de Pesquisa do Ártico e Antártica, explica que elas são causadas por um processo muito raro em que pequenas quantidades de gelo se formam e são empurradas pelo vento e pela água, formando as bolas de neve.

“Quando a água do golfo subiu, ela entrou em contato com o gelo. A praia ficou coberta de gelo e a maré começou a descer, deixando o gelo ali. Os pedaços rolaram pela areia molhada e viraram estas bolas”, explica ele. As condições ideais para formação dessas bolas inclui temperaturas, ventos e geografia do litoral muito específicos.

O fenômeno já foi observado em outras partes do mundo. Em 2014 o mesmo aconteceu nas margens do lago Michigan. [Gizmodo, The Siberian Times]

bolas-russia bolas-de-gelo-russia-5 bolas-de-gelo-russia-3 bolas-de-gelo-russia-2

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (22 votos, média: 4,77 de 5)

2 comentários

  • Wellington Gonçalves:

    Explicação pouco convincente.

    • Cesar Grossmann:

      O que seria uma “explicação convincente”?

Deixe seu comentário!