Minúsculo pé é removido do cérebro de um bebê

Por , em 18.12.2008

O neurocirurgião pediátrico Paul Grabb operou o pequeno Sam Esquibel (foto) no hospital infantil da cidade de Colorado Springs nos EUA depois de uma ressonância magnética mostrar um tumor microscópico no cérebro do recém-nascido. Sam tinha apenas 3 dias de idade e era saudável.

O médico disse que, enquanto removia o tumor, observou que ele tinha um pé quase perfeito e a formação de outro pé, uma mão e uma coxa.

Dr. Sam disse que teve a impressão de que fez um parto, mas que o feto saiu do cérebro de um bebê. “Encontrar uma estrutura formada tão perfeitamente [como esta] é extremamente singular, incomum e inédito”, ele disse.

O tumor poderia ser na realidade um caso de “fetus in fetu”, no qual um feto gêmeo forma-se dentro de outro. Mas estes casos raríssimamente ocorrem no cérebro, segundo Paul. É possível também que seja algum tipo de tumor congênito, mas este tipo de tumor é muito menos complexo do que um pé e uma mão, segundo o médico. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,67 de 5)

8 comentários

  • Alfasilas:

    Me parece mais um caso de gemeos siameses, onde um deles não se desenvolveu completamente, e foi absorvido pelo outro.

  • Clara Telis:

    Santo Cristo que coisa mais interessante,obrigado pelo artigo 🙂

  • As 10 doenças mais bizarras!:

    […] A foto acima é de Sanju Bhagat um indiano de 36 anos que parece grávido e, em efeito, está, de seu próprio irmão gêmeo. Nós já cobrimos este tipo de anomalia aqui, em um caso em que partes malformadas de um feto foram retiradas cirurgicamente do interior cérebro de um bebê. […]

  • maria das dores:

    achei muito interasante pq nunca tinha ouvido falar dessa doenças

  • marcilene:

    É realmente muito impressionante!!!! Nunca tinha ouvido falar neste tipo de crescimento… fetus in fetu…. Quanta coisa!!!! E como está este bebe?? Como se desenvolve??? Teve algum tipo de comprometimento???
    Gostaria de saber….

  • angelica:

    muito interessante,mas faltou as fotos,acredito que foi muito chocante por isso nao colocaran…………………….

  • laercio:

    Matéria muito interessante,gosto muito da hype!!
    ..Só faltou umas imagens dos orgãos retirados

  • Fernando:

    Este extremamente interessante, já ouvi falar de muitos casos de irmãos gêmeos que se formam dentro do outro bebê, mas esse caso é uma particularidade incrível.
    A Hyperscience está de parabéns.

    Só faltaram algumas fotos do tumor para que pudessemos nos surpeender mais ainda, mas acredito que não foi pssível.

Deixe seu comentário!