Crianças fingem para seus pais que acreditam em Papai Noel

Por , em 15.12.2010

Em muitos locais do mundo, até as autoridades e instituições ajudam os pais a manter a figura do Papai Noel viva – aceitando cartas para o Pólo Norte, propagando as histórias natalinas, etc. Até que um dia, a criança cresce e percebe a verdade.

Só quando cresce? Não. Cientistas descobriram que as crianças são mais espertas do que pensávamos: em algum momento da infância, elas começam a questionar a existência do Papai Noel.

papai noel criança chorando

Com 8 ou 9 anos, a maioria das crianças já sabe que a história é um mito, mas fingem acreditar no velho bonzinho esperando que seu entusiasmo seja recompensado na forma de presentes de Natal.

Segundo pesquisadores, na pré-escola ou no início do ensino fundamental as crianças já entendem que todos esses Papais Noéis no shopping não podem ser o Papai Noel. Na verdade, o Papai Noel é tanto para os pais quanto para filhos. Um estudo de 2008 avaliou as emoções de 600 crianças que fizeram fila para conhecer o Papai Noel no shopping. Dessas, 80% pareciam indiferentes, enquanto 87% dos pais pareciam felizes.

papai noel criança chorando

A realização da verdade para as crianças vem gradualmente, e não através de um momento de definição. Na pesquisa, apenas uma pessoa relatou uma experiência traumática, após seu pai ter lhe dito que o Papai Noel teve um ataque cardíaco e morreu. Os pesquisadores não recomendam essa abordagem.

Segundo os pesquisadores, as famílias compartilham uma tradição. Quando os filhos crescem, pode parecer o final de uma lembrança valiosa. Os pais e as crianças não querem perder a diversão que compartilham em torno da coisa toda.

Mas quando alguém é velho demais para acreditar em Papai Noel? Os cientistas dizem que uma criança que acredita sinceramente nisso aos 10, 11 ou 12 anos é muito incomum. Mas eles não sabem dizer se isso é certo ou errado.

papai noel criança chorando

Porém, recomendam que ao invés de dar a notícia ruim aos filhos, os pais os deixem perceber a verdade sozinhos. Se a criança perguntar sobre a existência do Papai Noel, pergunte de volta: “O que você acha?”, para facilitar a discussão.

Os pesquisadores também afirmam que as perguntas devem ser respondidas honestamente pelos pais. Eles nunca devem tentar convencer a criança de que o Papai Noel é real.

Os psicólogos dizem que acreditar no Papai Noel não é prejudicial. Cientistas mostram que as crianças que participam de jogos de fantasia desse tipo tendem a avançar cognitivamente.

papai noel criança chorando

Também, as crianças percebem a verdade sobre o Papai Noel pelos seus amigos e irmãos mais velhos. Apesar de os pais normalmente pedirem que as crianças mais velhas entrem no jogo, para não estragar a magia do Papai Noel para as mais novas.

Algumas famílias continuam com as tradições de Papai Noel mesmo quando as crianças já são mais velhas. Mas é um tipo diferente de Papai Noel, no entanto. Quando as crianças ficam mais velhas, elas entendem que é o espírito da época, e não o verdadeiro velhinho.

papai noel criança chorando

O espírito de doação é a coisa mais importante para uma criança de 13 anos que ainda “acredita” no Papai Noel. Segundo os pesquisadores, essa é a importante distinção entre o que é real e o que é verdade.

O Papai Noel não é real, mas o que o Papai Noel representa para as crianças, mesmo para os adultos, é de verdade: aquela sensação de alegria durante esta época do ano. [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

38 comentários

  • alex leite:

    Eu acho que essa história de papai noel é mentira. Está na cara que é um homem de barba postiça! Tenho 59 anos e sei o que estou dizendo.

  • Alzir Fraga:

    É verdade mesmo que Papai Noel não existe?
    Tenho 72 anos de idade e tenho fé em que ele existe.
    🙂

  • CARLA:

    SULBE ISSO COM 6 ANOS AINDA FINGO E TENHO 8

    • Ludmyla Barbosa:

      sulbe foi ótimo!

  • CARLA:

    PAPAI NOEL E UMA INVENTAÇÃO PARA AGRADAR AS CRIANSAS

  • squish:

    “Na pesquisa, apenas uma pessoa relatou uma experiência traumática, após seu pai ter lhe dito que o Papai Noel teve um ataque cardíaco e morreu. Os pesquisadores não recomendam essa abordagem.”

    Pai do ano hein! XD Pior que dizer que papai noel nao existe é dizer que o velho morreu!

  • Guilherme:

    UAHauhau quando eu tinha uns 6~7 anos ja sabia que não existia mas fingi acreditar até uns 9 ou 10…

  • cpuvirtual:

    Papail Noel?

    Nunca vi Papai Noel, nem seu trenó, mas claro! a lenda diz que ele é de regiões frias!
    Desde pequeno sempre soube que no Brasil não tem neve, então desencanei logo! kkkkkkkkk
    Quanto a capacidade das crianças de manipularem seus pais e se enquadrarem no sistema materialista das sociedades de consumo, não tenho nenhuma dúvida disso!

  • phelipe:

    leonidas concordo que quando a gente e criança todos somos seriamente insentivados por nosso pais para acreditar em papai noeç afinal a inocencia é a melhor fase de um ser pois sempre acreditei em deus mas pq alguem me disse que deus existe e sou insentivado a todo momento em acreditar nele.
    se fossemos insetivados a acreditar em papai noel para o resto de nossas vidas receio que acreditariamos como acretidamos em deus(desculpem a comparaçao mas foi a mais forte que encontrei).

  • Leônidas Loureiro:

    QUANTO AO PAPAI NOEL, FORA AS BRINCADEIRAS E IRONIAS, ESSAS OPINIÕES TODAS SÃO DADAS POR ADULTOS. AÍ EU PERGUNTO: QUANDO VCS ERAM CRIANÇAS, ACREDITAVAM OU NÃO???

  • Ananias:

    Olha com estes papais noeis ai das fotos, eu não acreditaria nem se fosse um feto!

  • phelipe:

    eu acredito em papai noel tanto como acredito em deus…
    podem me zuar mas acho que nao e a prova fisica que nos mostra o que realmente existe deus existe pois tenho fé e acredito no que jesus disse, acredito em milagres…
    aqui mesmo no hyper science mostra que papai noel nao é gordinho e bonitinho.O papai noel que conhecemos foi criado pela poderosa marca de Refrigerante(coca-cola). creio que papai noel foi criado para trazer um pouco de paz e amor para as crianças afinal a realidade infelizmente hoje esta muito ruim pois se todos acreditássemos em deus, coelho da pascoa e papai noel, e seguíssemos suas leis tenho certeza que esse mundo seria bem melhor.

  • lucas targino:

    eu disse pro meu amigo que o paái noel era o pai dele,voltei pra casa mancando e de olho roxo.

  • vanilda:

    a realidade é diferente.papai noel nao é para todos,mas para os pais q podem comprar presentes.sou contra essa ilusao.o brasil é muito quente para o bom velhinho usar aquelas roupas.mas respeitto quem acredita.

  • walkirio:

    Em nossa infância foi-nos ensinado que o Brasil foi descoberto por acaso…uma brisa trouxe as caravelas de Pedro Alváres Cabral,etc…etc e tal…
    Somente depois que iniciamos os estudos na faculdade é que descobrimos a verdade…e ninguém contesta e nem se esforça para mudar os livros infantis…e nossas crianças continuam a se induzidas que realmente o Brasil foi descoberto por acaso…
    Então que mal há em que acreditemos na existência de Papai Noel ?

  • walkirio:

    Leonidans Loureiro: O PRECONCEITO ESTÁ NA CABEÇA E NO CORAÇÃO DE QUEM NÃO TEM VISÃO.
    Reflita e…se for possivel…UM BOM NATAL !

  • GABRIEL:

    Leônidas Loureiro,Ja tentaram algo parecido…Não deu muito certo.

    veja: http://www.brasilescola.com/curiosidades/papai-noel-brasileiro.htm

  • Leônidas Loureiro:

    AS CRIANÇAS BRASILEIRAS SÃO “EDUCADAS” DESDE A MAIS TENRA INFÂNCIA A SEREM RACISTAS, PORQUE OS PAIS APRESENTAM A ELAS UM PAPAI NOEL BRANQUÉRRIMO, DE OLHOS AZUIS E VINDO DO FRIO, COM ROUPAS PESADAS, COM SUA CARROAGEM PUXADAS POR RENAS, ETC. COISAS QUE NÃO TEMOS EM NOSSO PAÍS TROPICAL. O IDEAL SERIA UM PAPAI NOEL MORENO, DE BARBA PRETA E DE ROUPAS LEVES, DE PREFERÊNCIA CAMISETA DE JOGADOR DE FUTEBOL, CONDUZIDO POR BICHOS COMUNS EM NO BRASIL (MACACOS, CARNEIROS, JUMENTOS, ETC), E ENTRANDO PELA PORTA DA FRENTE, E NÃO POR CHAMINÉS. AS CRIANÇAS BRASILEIRAS, ASSIM, NÃO TERIAM TANTO MEDO DO “BOM VELHINHO”, E NÃO CRESCERIAM RACISTAS.

  • Metalmaniac:

    “Na pesquisa, apenas uma pessoa relatou uma experiência traumática, após seu pai ter lhe dito que o Papai Noel teve um ataque cardíaco e morreu.” PAHAHAHAHA

  • Lindaa ^.^:

    Bom..nao tenho pai..mas posso garantir q minha mae é Mamae Noel (minha heroina)

  • Lucas:

    Nunca acreditei em papai noel,meu irmao estragou tudo quando era mais pequeno,incrivel como lembram mais de papai noel no natal do que de jesus.

  • ana paula camoesas:

    Com cinco ou seis anos já sabia que isso não existia,mas deixei andar,e ainda hoje gosto de fazer de conta que é verdade.Até os meus netos gostam de esperar pela meia noite mesmo sendo eles a escolher a prenda.O Espirito do Natal ainda é o que prende muitas familias.(Felismente)

  • vinicius:

    Papai Noel não só existe como já renovou seu contrato com a Coca-Cola!

  • Jao 157:

    Hahaha igualzinho eu quando era menor !
    Gostei mais do papai nooel chorando tambeem …

  • reginaldo:

    Crianças, acordem,…o Papai Noel EXISTE…e a Mamãe Noel também. O Pp N, sou eu, é voce, e a Mm N, é sua esposa, aquelas mulheres que criam sózinhas seus filhos o ano inteiro, isso sim é Papai Noel.

  • Nina:

    E aquele Papai Noel chorando junto com as crianças no colo? Acho que ele estava com medo dos monstrinhos, ou descobriu que criança não existe…

  • Jucabala:

    Não sei como o povo não se toca, Papai Noel = Deus, ou seja, Papai noel = mito, Deus = mito. A unica diferença e que os colegas não tiram o pelo quando você acredita em deus.

  • big bang:

    Papai noel e o cartão de credito, o cheque, o 13º salario…

  • Pri N:

    Tenho uma miuda de 8 anos, e nunca, nunca, menti para ela sobre nada, até pq não gosto de natal mesmo!
    Mas nunca incentivei ela a contar para seu amiguinhos, até pq se os pais deles mentem para eles a culpa não é nossa!
    Acredito que crianças maiores de 5 anos já não acreditam mais em papai noel.

  • eduardo:

    O q? papai noel não existe? me enganaram esse tempo todo….

  • OMG!:

    Meu pai me forçava a acreditar até alguns anos atrás…

  • ?????:

    Papai Noel é uma invenção da Coca-Cola, eles pegaram um cara na Europa chamado São Nicolau e criaram a imagem atual do bom velhinho, não lhe parecem estranho que a cor das roupas do papai noel são as mesmas da Coca-Cola. Papai Noel so foi uma das maiores e mais bem sucedidas jogadas de marketing da história, tudo isso para conquistar o público infantil.

  • Farofa:

    O loco, tenho 19 anos a ainda fazemos farra porque o “papai Noel” nos visitou…. (Os mais velhos colocam o presente na madrugada do dia 24 em cima do sapato de cada um)

    è a coisa mais engraçada vc acordar as 6 horas da manhã gritando pela casa inteira acordando minha mae e minha vó que o papai noel veio e trouxe presente…

    Então abrimos um de cada vez, e a cada presente vem uma onda de “Oh! O que será que o Papai Noel trouxe” “Olhaaa” “Obaaaa, presente”

    Então chega meu tio e minha tia e gritamos tudo novamente.

    E depois vem minha tia, com sua filha de 19 e sua filha de 9, e lá vem mais gritos e exclamações e risadas…

    O mais engraçado, foi uns três anos atrás que meu tio comprou uma bosta de plastico e colocou em uma caixinha e deu para ela, ela não entendeu a brincadeira, mas eu tenho a bosta até hoje

  • criancinha:

    Como assim papai noel nao existe?!

    Isso é blafêmia!! Parem com isso!

  • vinicius:

    Percebo pelas fotos a alegria dos pequenos… hehe

  • Akemi:

    Vai pensando que criança é burra, eu quando era criança fingia todo ano que o papai noel existia, até deixava a cartinha pra ele no quarto dos meus pais.

    Essas crianças de hoje em dia…

  • Jerah del Valle:

    O que ?!?!?!?! Como assim ?! Entao…Ele NAO existe ?!?!?!?!
    AAAAAAARRGGHHHHHHH !!!

    Eheheh, falando serio, a pior coisa e quando vc perde um tempao planejando a festa, arruma uma fantasia perfeita de Papai Noel pra alguem vestir e vem uma crianca ( normalmente, mais velha, querendo bancar a esperta e detonar a alegria dos menores ) e grita em voz alta : “AHHHHHH, E O FULANO !”

    Putz…

    Legal o artigo. Leve, no meio de tanta coisa seria que a gente le e comenta, por aqui. Valeu pela lembranca. 🙂

  • Val Brand:

    Eu acredito em Papai Noel… Todos os anos ele está num Shopping aqui perto da minha casa.

Deixe seu comentário!