Não desrespeite as 10 regras de ouro do Facebook

Por , em 2.05.2012

Quais você acha que são as regras para uma boa convivência no Facebook? Que tipo de coisas você pode ou não pode fazer para manter seus amigos virtuais?

Estudantes universitários e grupos de foco responderam essas questões a Universidade Estadual do Arizona, nos EUA.

Os pesquisadores, em seguida, criaram uma lista com “10 regras de ouro” para usar a rede social, que podem não se aplicar a usuários mais velhos, dado o grupo etário pesquisado. Confira:

Regra número um

A reciprocidade. A maioria dos usuários do Face concordou fortemente que a questão da “resposta” importa muito. Se alguém postar em seu mural, a expectativa é que você responda.

Regra número dois

Sem desrespeito. A publicação de conteúdo desrespeitoso sobre algum amigo do Facebook é considerada ruim.

Regra número três

Pense antes de postar. Você deve considerar possíveis impactos negativos do sua postagem sobre seus amigos ou sobre a sociedade.

Regra número quatro

Não insista. Se um amigo exclui uma mensagem sua no mural dele, ou uma marcação dele que você fez, é considerado falta de educação repassar esse conteúdo.

Regra número cinco

Amigos, amigos, Facebook a parte. O Facebook não é visto como um substituto para a interação cara-a-cara, sendo assim, amigos de verdade devem entrar em contato através de outros meios sem ser apenas o site.

Regra número seis

Seja honesto. Fale a verdade sobre você, ou seja, se apresente de forma honesta e seja educado. Nada de mentir só porque não é “ao vivo”.

Regra número sete

Não seja viciado. Quem não tem um amigo que sempre está grudado no computador ou celular, navegando pelo Facebook, mesmo quando todos estão reunidos para conversar? Se você usa tanto o Facebook que chega a interferir com sua vida profissional ou pessoal, não é legal.

Regra número oito

Proteja-se. Não poste ou compartilhe informações que outras pessoas ou um amigo possam mais tarde usar contra você.

Regra número nove

Pense mais um pouco. Muitos usuários dizem aplicar uma regra de “senso comum” em suas interações com amigos do Facebook. Ou seja, nada de compartilhar que está com uma dor de barriga e por isso não vai sair, ou de contar publicamente o que um amigo falou do outro, etc.

Regra número dez

Trabalhando no Facebook. Antes de escrever qualquer coisa, pense em como cada postagem sua pareceria ao empregador de um amigo, ou ao seu potencial empregador antes de colocá-la em seu mural.

Facebook brasileiro

Apesar da pesquisa não ter sido feita no Brasil, se aplica de forma geral ao uso do Facebook e é válida no mundo todo.

Ainda assim, muitos sites e brasileiros em geral já dividiram suas próprias opiniões sobre as regras de boa convivência no Facebook.

Tenho a impressão que, aqui, a regra número um seria: “Não compartilhar notícias falsas, gifs animados, fotos sobre animais torturados, correntes e piadas sem graça”. Concorda?

Enfim, a boa etiqueta no Facebook é tão importante que tem gente que até faz lista indicando como os professores deveriam usar a rede social tão famosa, dando dicas como criar uma conta separada para interagir com alunos e conhecer a política de redes sociais da sua escola.

E, além de ser educado no Facebook, também podemos aproveitar algumas dicas para nos livrar de chatices (ou chatos) e aproveitar melhor os recursos da rede social, como se esconder de certas pessoas no chat, compartilhar documentos através do Facebook, entre outras. Você pode conferir algumas dessas dicas aqui e aqui.

Agora você já sabe como se portar no Facebook. Você acha que essas regras são suficientes, ou deveríamos fazer uma lista de “10 regras de ouro do Facebook para brasileiros”? Deixe sua contribuição nos comentários![LiveScience]

13 comentários

  • Rayane:

    Não enviar convite de joguinhos pros seus amigos também seria uma regra interessante, afinal, quem estiver interessado em jogar pode fazê-lo sem que alguém o convide.

    • Marcelo Ribeiro:

      Curti essa nova regra.

  • Andre Neves da Silva:

    Regra numero 11 – Se você não suporta criticas, não coloque sua opinião no Facebook. Pois os Facebook é um painel aberto para troca de ideias e opiniões . E sempre vai ter alguém que não concorda com você .

  • Wanderson Santana:

    Regra número 11:

    Acabar com a irritante mania de chamar o Facebook de Feice

    • Kiara Shani:

      FATOOOOOO

  • daniel_vieira30:

    já excluí o meu Facebook faz tmpo

    ultimamente o nível dos comentários estava muito baixo, quando eu criei minha conta era mt interessante trocar ideias e eperiencias com pessoas de outros paises, recentemente quando eu logava encotrava com todo mundo que eu via passando na rua todo dia

    • Ala Ahmad:

      regra numero sete nao da pra obedecer

  • Zemaria Da Cunha Braga:

    Em tudo devemos ser equilibrados. Inclusive no Facebook.

  • augusto d amorluz:

    O FACE nao respeita nossa escolha por amigos e,ou amigos dos amigos bloqueando-nos com suspensão após cada opção rejeitada; Poderia se incluir uma Dica que permitisse avaliar isso dando certezas na hora da escolha?

    • Luiz Fernando Pegorer:

      Concordo.
      Mas preciso advertir que não é só o Facebook que causa transtorno em nossas contas. Descobri recentemente que um grupo de baderneiros migrou do YahooRespostas. Lá, como havia uma certa concorrência de pontos, um grupo se uniu e descobriu que um conjunto de denúncias feitas ao mesmo tempo contra um titular de conta – por um mesmo “motivo” – faria com que o sistema do YR fechasse a conta imediatamente. Estão fazendo isto no Facebook, gerando suspensões de convidar pessoas e principalmente postar vídeos, etc.
      Acho que deveria merecer a atenção do Facebook, antes que sofra o mesmo estrago que lá.
      Atenciosamente,

  • jose ajosilaudo:

    essas regras são excelentes, sou usuario do facebook e ja me meti em confusão por falta de informações de etica do usuario, valeu vou me adquar.

  • Denis Steffen:

    Poderia ter o não compartilhar piadas sem graça ou imagens de blogs, se quiser ver os blogs e piadas eu acesso os blogs ^^

    • Chuck Norris®:

      Concordo com você.

Deixe seu comentário!