,

Imagens de satélite capturam queda de neve rara no deserto do Saara

Por , em 22.01.2018

Foto: Sentinel-2 (ESA)

Dois satélites das agências espaciais europeia e americana registraram um raro fenômeno que ocorreu no início de janeiro: uma inacreditável queda de neve no deserto do Saara.

O satélite Copernicus Sentinel-2 da Agência Espacial Europeia (ESA) captou vistas nevadas deslumbrantes sobre as dunas no noroeste da Argélia, uma área conhecida por ser um dos lugares mais quentes da Terra.

Segundo a agência, as imagens, feitas em 8 de janeiro, revelam que algumas áreas do deserto estavam cobertas por até 40 centímetros de neve, que caíram na região árida no dia anterior.

“A maioria da neve já tinha derretido no final do dia seguinte, mas, felizmente, o satélite Sentinel-2 estava no lugar certo no momento certo para gravar esse evento raro do espaço”, disse uma representante da ESA, Kelsea Brennan-Wessels, em um vídeo divulgado pela agência.

A queda de neve também foi fotografada pelo satélite Landsat 8 (uma colaboração entre a NASA e o Serviço Geológico dos Estados Unidos), em imagens que revelam uma acumulação de neve entre 10 e 30 centímetros no deserto próximo à cidade argelina de Aïn Séfra, de acordo com um comunicado da agência espacial norte-americana.

Foto: Landsat 8 (NASA)

Historicamente

As imagens dos satélites indicam que a neve caiu nas mais baixas montanhas da cordilheira do Atlas, no noroeste da África.

Enquanto as temperaturas nesta área podem diminuir significativamente durante a noite, é muito incomum nevar no deserto do Saara porque o ar é seco demais.

A recente queda de neve marca apenas a terceira vez em 37 anos que cientistas registraram neve nesta parte do deserto. Tempestades anteriores ocorreram em fevereiro de 1979 e dezembro de 2016.

Esse fenômeno gelado é muito mais comum em altitudes mais altas do Saara, incluindo as montanhas mais altas do Atlas em Marrocos, que também viram uma quantidade substancial de neve em fevereiro de 2012 e janeiro de 2005. [Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 4,71 de 5)

Deixe seu comentário!