Natureza estonteante: vídeo incrível une floresta, raios, estrelas, meteoros e arco-íris

Por , em 20.09.2012

Poucos vídeos são tão impressionantes quanto esse. Muitos timelapses ficam incríveis, mas este, em especial, é de tirar o fôlego por conta de sua combinação extravagante.

Fotografia time-lapse é um processo cinematográfico em que cada quadro (frame) de filme é feito a uma velocidade muito mais lenta do que aquela em que o filme será reproduzido.

Ou seja, quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e “saltar”. Vídeos timelapses são feitos, então, a partir de fotografias feitas a intervalos regulares de tempo, mostrando um cenário em um “tempo acelerado”.

Esse timelapse, chamado de “Ascendance” (“ascendência”, em português), foi feito pelo cineasta Henry Jun Wah Lee. Filmado em agosto, durante o pico da chuva de meteoros Perseidas, o filme mistura a Via Láctea com uma paisagem linda, raios, arco-íris, pôr do sol, etc.

A chuva de meteoros Perseidas vem sendo observada há pelo menos 2.000 anos. Ela é formada pela passagem do cometa Swift-Turtle, que orbita o sol a cada 133 anos. Tradicionalmente, é no mês de agosto que a Terra passa no interior da nuvem de detritos deixada pelo cometa que, formada por fragmentos de gelo e poeira, se choca com a atmosfera terrestre e se desintegra no que parecem explosões de luz.

Henry Lee havia ido ao Parque Nacional de Joshua Tree (Joshua Tree National Park), na Califórnia (EUA), uma zona desértica nomeada por uma espécie de cacto denominada “árvore de Joshua” ou “árvore de Josué”, para assistir ao fenômeno.

“Ascendance é um tributo ao poder imprevisível e à beleza da natureza. Eu saí para filmar a chuva de meteoros Perseidas, mas encontrei muito mais. Quando você está lá fora, você nunca sabe ao certo o que a natureza nos reserva. Esteja sempre pronto para uma experiência mágica”, diz o cineasta.

De fato, a paisagem é cativante e faz a gente querer ir para a Califórnia. Uma antiga floresta, Ancient Bristlecone Pine Forest, também aparece no vídeo. Cuidado, pois assisti-lo pode ser o único incentivo que você precisava para marcar uma viagem.[io9]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • Jeferson Müller:

    o céu é tão estrelado que parece de mentira!!!

    de onde eu vejo, não da pra contar mais de 500, numa noite “boa”!

  • Andre Luis:

    Simplesmente natural!

  • Dahn___:

    ver o céu se movendo tão rápido me faz lembrar o quanto nos somos pequenos, e como o universo é imenso, em poucas palavras, esse vídeo é simplesmente épico.

  • Henrique Telles Dos Santos:

    o melhor video q eu vi hoje

  • Kelcey Melo:

    Cara, fiquei sem palavras..

    • MATHEUS GONÇALVES:

      E como escreveu então?

  • Danilo Moço:

    Tudo que existe na Terra-oceanos,rios,montanhas e campos férteis,florestas e flores,criaturas que flutuam,voam,rastejam ou sobemm em árvores,tudo-,incluindo nós mesmos,é na realidade contituído dos mesmos,emborareciclados,suprimentos iniciais,excetuada a pequena contribuição dos meteoros.Nosso mundo criou a si mesmo com novos arrajos,a partir dos mesmos átomos que surgiram no interior das estrelas,que em seguida formaram o metal fundido,a crosta rochosa e os gases do planeta recém-nascido,um planeta que se cobriu de mares e que está nesse momento pronto para dar prosseguimento á dança da vida.Um grande sistema de reciclagem para compreender como a poeiras estelar continua se tranformar em um planeta vivo,em toda essa espantosa complexidade de nosso belo mundo.
    (Elisabet Sahtouris,em A Dança da Vida)

Deixe seu comentário!