Vídeo: volta ao mundo em 90 minutos

Como seria dar a volta na Terra vendo nosso planeta de cima? Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), tem o privilégio de fazer isso a cada 90 minutos.

Recentemente, membros da tripulação produziram uma série de vídeos sensíveis à luz, filmados no período da noite. As imagens reunidas podem ser conferidas no vídeo em time-lapse reproduzido acima.

Muitas cenas maravilhosas do céu são visíveis no vídeo, incluindo auroras vermelhas e verdes, luzes das grandes cidades e estrelas ao fundo. Uma parte da ISS aparece algumas vezes na parte superior do vídeo.

Reconheceu alguma região no vídeo? Se você quiser pode ajudar a criar um guia para acompanhar as imagens identificando cidades, países, fenômenos climáticos e até mesmo as constelações que aparecem ao fundo. [NASA]

Earth | Time Lapse View from Space, Fly Over | NASA, ISS from Michael König on Vimeo.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

20 respostas para “Vídeo: volta ao mundo em 90 minutos”

  1. Sei que não é o tema, mas fica sempre uma coisinha na minha mente me incomodando ao ver fotos tirada na órbita da terra, essas fotos de agora sempre mostra as estrelas no fundo, e não sei o pq das fotos da nasa no tempo em que foram pra lua, o céu era totalmente preto, não que eu duvide que eles não foram pra lua, mas acho que estavam querendo esconder alguma coisa, já que até uma câmera vga de um celular consegue pegar estas estrelas tiradas na órbita do planeta…

    • Simples, a aparência do céu noturno na foto depende do tempo de exposição da câmera (período em que a lente fica aberta para a luz entrar) e da luminosidade do local. Em uma foto numa rua movimentada à noite, não se veria estrelas porque há tanta claridade dos carros e prédios, que a câmera diminuiria o tempo com a lente aberta para evitar brilho demais na imagem, e assim não captaria as estrelas. Se houvesse muito tempo de exposição, os objetos da foto ficariam borrados.
      Note que as imagens do vídeo foram feitas à noite. No trecho aos 3:07 min não aparece estrelas porque já era dia naquela parte da Terra.
      No caso dos astronautas, considerando-se o lento tempo de rotação da Lua, 27 dias, eles ficaram o tempo inteiro enquanto era “dia” na Lua.

    • Cristiano realmente entende do assunto, também.
      É uma lógica…

Deixe uma resposta