Nepal vai voltar a medir o Monte Everest

Por , em 22.07.2011

Milhares de pessoas já escalaram o Monte Everest desde que Sherpa Tenzing Norgay fez isso pela primeira vez, em 1953. A primeira medição da montanha foi feita antes disso, em 1856. Desde então, a altura correta do Everest sempre foi muito disputada.

O Everest, que á a maior montanha do mundo, tem oficialmente 8.848 metros, medição feita por uma pesquisa indiana em 1955. Mas a altura exata da maior montanha do mundo ainda divide a opinião de países.

Mesmo que a China e o Nepal tenham reconhecido a altura oficial no ano passado, ainda há desentendimentos entre os dois países a cerca do método de medição. Os chineses argumentam que o que deve ser medido é apenas a altura da pedra da montanha, enquanto o Nepal quer que a medição inclua a altura da neve – o que acrescentaria quatro metros.

Para evitar maiores confusões, o Nepal vai iniciar uma nova medição do Monte Everest, já que eles alegam que agora tem tecnologia e recursos para fazer isso por eles mesmos. A tarefa deve durar dois anos e será feita com o auxílio de GPS e três estações instaladas em diferentes locais.

Entretanto, alguns geólogos dizem que as estimativas da altura do Monte Everest de ambos os países podem estar erradas. Eles dizem que a montanha está ficando maior à medida que a Índia está empurrando a China e o Nepal com a mudança das placas continentais.

Em 1990, uma equipe americana usou GPS para medir o Everest e chegou a altura de 8.850 metros. A medida é utilizada nos EUA, embora não seja oficialmente aceita pelo Nepal. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • sanep:

    que engraçado!é surpreendente ver que o planeta azul de encantos tamanhos de juventude duvidosa ainda leva povos a duvidar das suas dimensões, pelo lado racional penso que as duvidas sobre esta situação são importantes mas ao ponto das planificar oficialmente numa uma nova medição, penso que é de todo um acto incompreensível e de interesses…não creio que ira alterar nada porque esta montanha e sem sombra de duvidada a maior do mundo…

  • Hugo:

    A altitude (que é diferente de altura) tem que ser medida pela pedra da montanha.

  • vielmond:

    Com todas as variáveis envolvidas, só indicando o dia, hora, condições dessas variáveis e a metodologia da medida …. e escolher o resultado que nos parece mais condizente naquele aquele momento. É um pouco com o nível do mar que muda (e bastante) com a temperatura do nosso planeta ( em alguns milhares, ou milhões de anos) !

  • Erich:

    Esta medida de mais de 8.000 metros refere-se a altura do Everest em relação ao nível do mar, não é?

    E qual é a altura dele em relação a sua base, alguém saberia me dizer? Já procurei em vários sites e não encontrei.

    Obrigado,
    Erich

  • Plugin:

    Muita confusão pra poucos metros …

Deixe seu comentário!