Nova espécie de aranha lembra o Chapéu Seletor de Harry Potter

Por , em 19.12.2016

Uma nova aranha foi descoberta na região montanhosa dos Gates Ocidentais no sudoeste da Índia. Com apenas 7mm de comprimento, o aracnídeo tem um formato que imita folhas secas.

Um dos três pesquisadores envolvidos na descoberta, porém, é um grande fã da série Harry Potter, e achou que o exemplar tinha uma enorme semelhança com um personagem da história, o Chapéu Seletor, que separa os alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em quatro grupos ou casas.

“Quando a encontramos, decidimos que iríamos nomeá-la em homenagem ao Chapéu Seletor”, afirmou o pesquisador Javed Ahmed. Assim, o nome escolhido foi Eriovixia gryffindori, fazendo referência ao personagem Godric Gryffindor, o dono do chapéu na história.

Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista Indian Journal of Arachnology. Os autores do artigo acreditam que esta aranha vai chamar atenção para o mundo fascinante e frequentemente ignorado dos invertebrados.

A autora da série Harry Potter, J.K. Rowling, comentou nas redes sociais a homenagem ao seu personagem: “Estou realmente honrada. Parabéns por descobrir outro Animal Fantástico”.

“Quantos nerds e fãs de ciência podem batizar uma espécie em homenagem ao seu personagem favorito e receber parabéns da autora?”, comemorou Ahmed.

A descoberta coincidiu com o lançamento recente do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, história que se passa no mesmo universo de Harry Potter, mas algumas décadas antes. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!