Nova espécie de lagarto fica “peladão” para escapar de predadores

Por , em 9.12.2017

Se você achava radical uma lagartixa se livrar do rabo para fugir dos pregadores, esta nova espécie de lagarto recém-descoberto vai surpreender ainda mais. Quando agarrada por um predador, ela simplesmente perde todas as escamas do corpo, ficando escorregadia como um sabão. É aí que ela aproveita para fugir.

Essa lagartixa se chama Geckolepis megalepis, também conhecida como “lagartixa da escama de peixe”. Ela tem as maiores escamas entre lagartos, e definitivamente é o lagarto que consegue trocar de pele com maior rapidez. É o tamanho da escama que permite a rápida liberação, já que há uma maior superfície de atrito para uma pequena região de conexão com o corpo.

O mais vantajoso para este lagarto é que ele forma novas escamas rapidamente, em poucas semanas, sem nenhuma cicatriz. Quem é o pesquisador principal desta nova espécie é Mark Scherz, da Universidade Ludwig Maximilian (Alemanha).

A habilidade de fuga deste réptil é são eficiente que até os pesquisadores têm dificuldade em capturá-los. As escamas são liberadas ao menor toque, e os biólogos precisaram mudar de técnica para conseguir pegar alguns indivíduos para estudo. Eles precisaram atrair os lagartos para dentro de sacos de algodão, sem realizar nenhuma pressão sobre as escamas.

Outra dificuldade da pesquisa foi registrar o padrão de escamas, já que eles as perdem o tempo todo e leva algumas semanas para elas voltarem a crescer. Mesmo assim, o processo da recuperação das escamas é muito interessante por si só, então este animalzinho continua recebendo muita atenção dos pesquisadores. Um dos objetivos dos estudos é aplicar alguns dos conhecimentos adquiridos na medicina humana. [IFLScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (17 votos, média: 4,65 de 5)

2 comentários

  • Allan Galvao:

    Dureza perceber que temos pessoas redigindo títulos idiotas assim em um site legal como esse.

    Diz ai, quem escreveu o título? É da Veja ou da Folha de SP?

    Essa “nova mutação” é realmente espetacular…. Amanhã devem “surgir” um cinquenta trilhões de novas espécies. “Anotem”…

    • Cesar Grossmann:

      Como você sabe que são “cinquenta trilhões de novas espécies”? Por que vão surgir tantas espécies amanhã? E como assim, “surgir”?

Deixe seu comentário!