O Google usa menos eletricidade do que você imagina
O Google nunca revelou muitos dados sobre o seu consumo de eletricidade, mas com todos os “data centers” (centros de dados) da empresa, responsáveis pelo armazenamento de uma quantidade colossal de informações, é fácil imaginar que o consumo de energia seja enorme.
Aparentemente, não é bem assim.
O consumo de energia do Google é superior ao da maioria das residências e pequenas empresas, obviamente. Mas em comparação com outros data centers, esse consumo é relativamente baixo. O Google é responsável por menos de 1% da eletricidade consumida por todos os data centers do mundo, e por apenas 0,01% do uso da energia elétrica mundial.
Esses números baixos podem ser atribuídos a eficiência na infraestrutura dos servidores do Google. Nos últimos anos, a empresa esteve de olhos abertos nas fontes de energia alternativas e na tecnologia verde. Parece que esses rumos ecologicamente corretos estão valendo à pena. [Gizmodo]
6 comentários
Bravo, Bravo, Google…empresa que usa a cabeça, vcs merecem, meu sonho é trabalhar na google.
0,01% de toda energia do mundo não é muito ??????
Bem, se os 0,01% deles é menos de 1% da energia gasta por datacenters, então somados estes gastam pelo menos 1% da energia do mundo.
Vc então pode entender o quanto os datacenters costumam consumir.
Mas voltando ao foco da matéria, que bom que eles se preocupam com o futuro da humanidade(ou pelo menos fingem que se preocupam para fazer mais nome). Quem dera todos fizessem o mesmo.
na verdade eles são tão ricos que não custa nada investir em uma fonte de energia diferente.
As pessoas deveriam se interessar e se informar mais sobre as fontes de energias alternativas.Hoje em dia é muito fácil adquirir placas fotovotailcas e os demais acessórios para gerar eletricidade,assim como conseguir pequeno geradores eólicos.Eu mesmo estou implantando um sistema de iluminação e irrigação para uma horta orgânica com energia solar,depois que tudo estiver funcionando irei complementar com 3 pequenos aerogeradores de 1000w cada.Quem quiser economizar com iluminação,pode usar leds de alto brilho.Tá faltando vontade de parte dos político para fazerem projetos no sentido de baratear e tornar mais acessivel à população de baixa renda,esses equipamentos.
a energia eólica e a solar são boas alternativas o unico ruim e a falta de investimentos na area. ate a manutenção custa menos que as das hidreletricas e as nucleares