O mais estranho avião do mundo é projetado pela Nasa
Não, essa não é uma montagem de Photoshop e você não precisa de óculos – as asas desse avião realmente são oblíquas, com 60 graus de inclinação em relação a sua fuselagem. Conheça o AD-1 Oblique Wing Aircraft, uma criação da Nasa.
O AD-1 foi criado pelo Centro de Pesquisa em Vôo Dryden, da Nasa, nos anos 1970. O objetivo dos engenheiros ao criar um avião com um design tão diferente era economizar no combustível. As asas oblíquas fariam com que a necessidade de combustível do AD-1 fosse apenas a metade do que a de um avião convencional, em velocidade supersônica, graças a sua aerodinâmica.
E, como você pode ver pelas imagens, o projeto não ficou apenas no papel. O avião pilotado por um oficial (já havia sido feito um protótipo controlado remotamente) decolou em 1979 e funcionou perfeitamente.
O avião não fica com as asas oblíquas o tempo todo. Ele decola com uma configuração normal e, quando atinge a velocidade certa, suas asas passam por uma leve rotação até atingir o ângulo de 60 graus.
Apesar de voar corretamente, pilotar o avião quando suas asas estão em um ângulo maior do que 45 graus não é fácil, então o projeto foi abandonado e o AD-1 fez seu último vôo em agosto de 1982.
24 comentários
Agora sei de onde o George Lucas tirou a idéia dos X-wings do Star Wars…
o hype deveria explicar pq ele gasta menos
se tem algum engenheiro lendo isso pegue essa ideia e projete um aviaõpra economizar combustivel.
Avião sem aas não é um avião!
Como poderia ser guiado?
Um Avição sem acas hoje chama-se “míssil”, onde ele é lançado com uma trajetória única. Até os “mísseis teleguiados” tem asas! Se não como ele faria fara se guiar?
Você realente consegue enxergar um avião sem asas, uma vez que o intuito das asas é interagir com a ação do vento provocando o movimento?
Um ídéia de avião des asas é o elicóptero! respondida sua questão?
Não existe avião sem asas, o dia em que o fizer, trocariam suas asas por turbinas que o guiasse da mesma forma que as asas o fazem, isto aumentaria o custo e peso do avião, o que o tornaria inviável à produção.
Grande Abraço!
teria mais graca se apresentasem um ‘aviao’ sem asas!!!
Assim esta bom para você?
http://area51specialprojects.com/lifting_bodies.html
Bem simples… a idéia foi usada nos F14 de asas “retráteis”
inclinar ajuda, mas reduzir as asas se provou mais interessante.
Sempre bom saber de onde veem grandes idéias
E se o avião tivesse uma segunda asa que abrisse 60 graus o inverso da outra (em vista de baixo ou de cima ficaria uma asa em X)?
Isso tudo se equilibraria diminuindo a difuculdade de pilotagem!
Isso poderia ainda multiplicar por 2 o potencial de velocidade.
Apenas uma idéia…rsrs
Ainda não sou engenheiro formado e não conheço muito de
aerodinâmica… Por enquanto…
Farei uns estudos a respeito e tentarei calcular como ficaria. Se eu tiver bons resultados postarei aqui.
Desculpem a Ignorancia no assunto…rsrrs
Abraço a Todos!
É que a ponta da asa provoca um vortex (ar turbilhonado, girando), provocando ARRASTO e obrigando o avião a usar mais potência (e gastar mais combustível)para manter a velocidade aerodinãmica.
Com a torção da asa, o vortex se cria somente na ponta de trás, diminuindo 50% o arrasto e assim o consumo de combustível.
Esse projeto também visava estudar uma maneira de parar as pás do helicóptero em vôo, permitindo maior velocidade para as aeronaves de asas rotativas.
um esforsso para alcancar o vento…
é o cruzamento entre um Sukhoi Su-47 e um F-5
jernei
escrever CORETAMENTE foi demais
o hype deveria explicar pq ele gasta menos
Existem muitos caras que deveriam economizar tempo, espaço e encheção de saco. Fazem cada comentário besta! Pensam que escrever é tudo. O bom mesmo é escrever coretamente. Outros ainda dizem que “manjam” de aerodinâmica. Mas gostei da matéria e entendi a concepção da criação do avião de “asas tortas”.
Theo
Ainda bem que o mundo não depende da tua inteligência.
Admirador, existem gases nobrez no espaço? Eu pensei que no vácuo não existia nada, nem gases.
Fantástica a intenção de economizar combustível. Mas foi um meio, digamos, meio desajeitado de atingir esse fim. Tanto que o projeto foi abandonado. Mas como a tecnologia aliada à inteligência voa em progressão geométrica, seriva interessante à NASA projetar um avião que usasse como combustível os gases nobres colhidos diretamente da fonte, o espaço, não precisando processá-lo como foi o caso do Concord, que encareceu o seu uso de maneira proibitiva. A propósito, como anda o projeto do “avião eterno” cogitado pela NASA?
Harrinson ta certo , será que não passou pela cabeça dos caras que era muito mais inteligente inclinar as duas pra traz ? F14 faz isso.
galera, o objetivo aqui descrito NÃO era fazer um caça ou um avião revolucionário, mas um avião que economiza 1/2 do combustível somente torcendo a asa; isso é que é o máximo!!!! ou mínimo…combustível..rsrs
Abraço
Desculpe pessoal, mas nao entendi a relação do F14, um fantastico aviao de caça com esse prototipo estranho…???
harrison:
Vc leu o texto?
Acho que não…esse aviao saiu de linho muito antes do f14 aparecer, na epoca esse aviao era o mais toip dos tops…
Seria a mesma coisa de comprar a antiga valvula ao transistor e ao microchip e ao processador atual.
Cada um em sua epoca foi o top, hoje em dia nao são mais…
como funciona aerodinâmica disto cara eu q sei sobre aerodinâmica n.intendo
EU ACHO QUE OS IDIOTAS DA NASA NÃO IMAGINAVAM A POSSÍVEL EXISTÊNCIA DO F14 QUE ENFLEXA AS DUAS ASAS APARA TRÁS. PRONTO.
Um bocado estranha essa estética