O poder do ronronar: Descubra por que os gatos ronronam

Por , em 13.07.2023

Desde tenra idade, muitos de nós aprendemos que quando os gatos ronronam, estão nos dizendo que estão felizes. Embora o ronronar seja considerado em parte voluntário e em parte instintivo, pesquisas sugerem que os gatos podem ronronar por diversas razões, usando o suave ronronar como uma forma de comunicação, autossossego e até mesmo cura. É por isso que os gatos frequentemente ronronam quando estão feridos ou após um evento estressante.

Os filhotes nascem cegos e surdos e permanecem assim até aproximadamente duas semanas de idade. No entanto, eles começam a ronronar apenas alguns dias após o nascimento. Esse ronronar inicial serve para informar às mães onde eles estão e chamar sua atenção na hora da alimentação. Esse comportamento continua na idade adulta, e os donos de gatos geralmente são agraciados com um espetáculo persuasivo de ronronar na hora da refeição. Mas esse é apenas um dos vários modos pelos quais o ronronar é utilizado.

Os gatos frequentemente ronronam quando os humanos os acariciam, criando uma associação entre o ronronar e o prazer. Observações do comportamento felino sugerem que eles também podem ronronar para encorajar maior interação, como se dissessem “por favor, continue me acariciando”.

Um estudo de 2009 descobriu que os gatos podem incorporar um som semelhante a um choro dentro de seu ronronar, ativando o instinto de cuidado em seus donos, de maneira semelhante aos choros de um bebê humano. O estudo observou que, ao ronronar para solicitar comida, os ruídos produzidos pelos gatos eram “mais urgentes e menos agradáveis”, sugerindo que eles podem manipular seu ronronar para comunicar coisas diferentes.

De acordo com relatos de leitores da revista New Scientist, os gatos também podem adaptar seus miados para obter uma resposta de seus donos. Isso significa que, se um gato tiver um dono surdo, é provável que ele mia menos assim que descobrir que isso não provoca uma resposta. No entanto, o mesmo gato provavelmente continuará ronronando sem alterar a frequência do som.

As pesquisas sobre o comportamento felino têm ficado atrás das pesquisas sobre cães, mas um estudo de 1991 concluiu que o ronronar vem da caixa vocal ou laringe do gato. Quando os gatos respiram, eles dilatam e contraem rapidamente o glote, a área ao redor de suas cordas vocais, de forma rítmica. À medida que o ar vibra sobre os músculos laríngeos, o som de ronronar ocorre.

Mas por que eles ronronam após um evento estressante? Um estudo de 2001 publicado no Journal of the Acoustical Society of America mostrou que gatos domésticos e algumas espécies de grandes felinos, como pumas e chitas, podem ronronar em frequências ideais para alívio da dor e até mesmo reparação óssea.

Então, como você pode saber por que seu gato está ronronando? Sua melhor chance de entendê-los é observar a linguagem corporal e o contexto. Se eles estiverem ronronando logo de manhã cedo, podem estar pedindo comida. Se você acabou de voltar do trabalho, eles podem estar dizendo olá. E se eles estiverem sentados em seu colo, ronronando contentes, provavelmente estão expressando sua aprovação. [NewScientist]

Deixe seu comentário!