O que é esta foto misteriosa?

Por , em 24.10.2012

Ontem nós perguntamos para nossos seguidores do Facebook do que achavam que se tratava esta misteriosa foto. Entre 150 pessoas que arriscaram responder até o momento cerca de três acertaram.

Trata-se de uma foto macro (close up extremo) de uma gota de suco de soja Ades flutuando na água. Isto mesmo: FLUTUANDO!

Quando uma gotinha se choca contra uma superfície líquida em baixa velocidade ela não se mistura imediatamente, ela quica como uma bola na tensão da superfície da água. A coalescência não ocorre imediatamente.

Eu sei que é contraintuitivo, mas você já viu este efeito milhares de vezes, mas nunca conseguiu enxergá-lo, pois ocorre muito rapidamente, em frações de segundo.

Abaixo você pode ver o efeito filmado a 10 mil quadros por segundo em câmera super lenta:

No caso da nossa foto descobrimos que um líquido leitoso, como o suco, por exemplo, poderia causar um efeito bacana ao flutuar na superfície da água. Seja com água ou suco, a coalescência (junção dos líquidos) é atrasada devido a tensão superficial da água no copo. Você pode ver na foto que  ela chega a deformar a superfície da água. Em seguida ela “quebra a película” e se mistura. É o mesmo mecanismo que alguns insetos usam para se locomoverem na superfície da água sem afundar ou sequer se molhar.

Cientistas recentemente descobriram que a coalescência pode ser atrasada indefinidamente e as gotículas podem flutuar na água para sempre caso a água esteja vibrando. Basta colocar o recipiente com água sobre uma caixa de som forte e gerar uma certa vibração. Tantamos fazer isto aqui, mas nossa caixa de som parece ser fraca demais.

Faça em casa

Também descobrimos acidentalmente que o efeito da gota de suco se desfazendo dentro do copo de água em vórtice é belíssimo. Você tem que fazer em casa. É uma experiência extremamente simples. O segredo é pingar algo leitoso em baixa velocidade — isto é, bem próximo da água.

Você vai precisar de:

  • Um copo transparente
  • Água
  • Um líquido leitoso solúvel em água: suco, leite, tinta guache diluída, etc.
  • Um conta gotas ou uma seringa (não precisa de agulha)

Como fazer:

  • Encha o copo com água até próximo da boca, deixe-o descansar por um ou dois minutos. Daqui para frente não toque mais no copo
  • Coloque o suco ou leite dentro do conta-gotas ou seringa
  • Chegue com a ponta da seringa BEM próximo da água, menos de 1cm. Mas não tão perto que a gota toque na água antes de se desprender da seringa

Observar a gota flutuando e em seguida se desfazendo em vórtice é divertido. Veja os padrões que aparecem na água à medida que sub-vórtices vão se formando. Você terá que tentar algumas vezes até pegar o jeito.

Coloque o resultado de suas experiências, fotos e vídeos nos comentários abaixo.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Murilo Mazzolo:

    Tá… mas pra mim fazer isso, preciso só de uma Câmera MUITO BOA, ou uma SUPER SLOW MOTION!!!kk
    Mas eu queria fazer!!!

  • elisa:

    Antes de ler o artigo, pensei que fosse uma gema de ovo…

Deixe seu comentário!