Vento supergaláctico: o que é? Clique e descubra!
Na constelação de Ursa Maior, a meros 12 milhões de anos-luz da Terra, encontra-se a galáxia Cigar (ou M82). De sua galáxia vizinha, a M81, partiu um estranho fenômeno que causou a perturbação retratada na imagem acima.
O que é o Vento supergaláctico
Os tons em vermelho brilhante mostram nada mais do que um filamento de gás expandido a partir da M81, que foi distorcido pelo que os cientistas chamam de “vento supergalático”.
Evidências recentes, baseadas nesta e em outras observações, indicam que as estrelas produzem, em conjunto, ventos provenientes de suas partículas. Sob determinadas condições cósmicas, este “conjunto de ventos” é direcionado ao mesmo local, formando uma corrente que tem força o bastante para alterar o estado de uma outra galáxia, como foi o caso.
A área retratada na foto é gigantesca. Estes filamentos de hidrogênio em vermelho se estendem por dez mil anos-luz. Em um telescópio infravermelho, esta é galáxia mais brilhante que pode ser observada; basta focar na constelação de Ursa Maior. [NASA]
12 comentários
Como assim: “galáxia dentro de constelação”? Não seria melhor dizer: “Na direção da constelação de Ursa Maior”?
TANTA BESTEIRA !!
Eu, Aparecido Lima, sou estudante de história de último ano. Sou leitor de astronomía em geral, especificamente sou colecionador da obra de Camille Flammarion, astrônomo francês dos séculos dezenove e vinte. Meu grande projeto pessoal é uma interpretação do livro do Apocalípse, em fase de conclusão. Por ser adepto da doutrina Espírita cristã,não vejo pontos de conflitos entre o criacionismo e a teoría da evolução.Digo mais: O espiritísmo adotou o evolucionismo em 1857, com o lançamento de O livro dos Espiritos, obra inaugural da doutrina, portanto doze anos antes de charles Darwim publicar sua obra célebre.
Para nós Espíritas, o evolucionismo não é uma simples teoría, mas uma lei que rege tudo que existe no universo.Desde os seres unicelulares até os universos, tudo está em constante evolução. A expanção do universo para nós, nada mais é que um processo natural de evolução, só que criada e dirigída por uma inteligência suprema que a tudo comanda, e que nós ocidentais denominamos Deus.
Se for do interresse deste site que gosto muito, poderemos trocar idéias. Aguardo resposta.
Pensamento semelhante ao meu, que não vejo conflito entre a religião e a ciência. Além daqueles que as pessoas criam, é claro
Eu achava que no espaço por ser um ambiente com vácuo não existisse vento…
Aprecio sua observação, estás ciente por exemplo de como erram os filmes com sons de explosão no espaço? onde o som não se propaga?
Mas vento solar, vento estelar, vento galáctico, são nomenclaturas usadas para descrever da melhor forma possível radiações e emissões de partículas que os objetos emanam ao espaço, e não ventos do jeito que conhecemos. O espaço não é tão vazio como parece, ele está minado de partículas subatomicas como fótons, neutrinos e muitos outros. É por isso que se precisa de tanta proteção para se viajar no espaço, é contra essas partículas carregadas que incidem em especial a partir do vento solar, originado na coroa, ou atmosfera superior do Sol. As auroras boreais se formam quando essas partículas carregadas do vento solar colidem com o campo magnético da Terra, um fenômeno totalmente Show de Bola, em que temos a oportunidade de ver ao vivo e a cores como o nosso mundo interage com o Universo. 😉
se vcs acessarem o MUNDO ESTRANHO de março 2012 tem um especial sobre como são as roupas dos astronautas
Recomendo verem apenas entrem no site do ME
Você comentou sobre os sons de explosões no espaço que mostram em filmes e eu acabei lembrando dos filmes antigos do Superman, onde mostrava ele voando no espaço hahahaha! Bom, mas foi uma ótima explicação, muito mais esclarecedora que o texto ali em cima! Thx! =D
No espaço não se propaga o som. Imagino George Lucas pensando como resolveria as batalhas sobre Naboo com todas aquelas explosões e combates com as naves! Acho que ele conseguiu imaginar muito bem!
Vc esqueceu de falar do fogo no espaço, de decks de aterrisagem q são abertos, e muitas bobagens mais…
“O espaço não é tão vazio como parece, ele está minado de partículas subatomicas como fótons, neutrinos e muitos outros. ” R: Os neutrinos acho que são as 2ª particulas mais abundantes no universo. Então na minha opinião seria a Anti-matéria a “particula” mais abundante do Universo. Toda a matéria que existe tem uma contraparte com a mesma massa, mas com cargas elétricas inversas chamada de antipartícula.Sendo isto parte da Fisica-Quântica , Ainda não foi provado que é verdade mas se for isso vem a comprovar uma série de outras coisas tais como uma pequena contribuição para a possibilidade de universos paralelos.
Bom dia o espaço com ajuda dos cientistas sempre nos surpreende,isso foi demais.