Ravinas em Marte: Novo estudo revela possível origem e presença de água no planeta vermelho

Por , em 17.07.2023

Um estudo recente sugere que as ravinas em Marte podem ter se formado durante um período em que o planeta estava fortemente inclinado de lado. Essa inclinação causou mudanças significativas no clima, levando à descida de água pelas encostas e à formação das ravinas. A descoberta das ravinas em Marte em 2000 se assemelhava a canais semelhantes encontrados na Terra, nos Vales Secos da Antártica, que são moldados pela água proveniente do derretimento de geleiras. Essa semelhança sugeriu a presença de água em Marte no passado e possivelmente ainda hoje.

A existência de ravinas em Marte representa um desafio, pois estão localizadas principalmente em altitudes onde não se espera a presença de água líquida nas condições climáticas atuais do planeta. As condições atmosféricas em Marte geralmente são muito frias e a atmosfera é muito rarefeita para que a água líquida persista, e as áreas de maior altitude experimentam temperaturas ainda mais frias e ar mais rarefeito em comparação com as áreas mais baixas, de maneira semelhante à Terra.

Pesquisas anteriores sugeriram que essas ravinas podem ter se formado por meio da sublimação de gelo de dióxido de carbono, que se transforma diretamente em vapor durante períodos quentes em Marte. Esse processo de sublimação faria com que rochas e detritos escorregassem pelas encostas. No entanto, esse cenário não é observado na natureza na Terra e muitos aspectos dele ainda são desconhecidos.

Outra possibilidade é que essas ravinas tenham se originado no passado, durante um período em que Marte tinha um clima mais propício para a sobrevivência de pequenas quantidades de água líquida em sua superfície. Isso poderia explicar a presença de ravinas em altitudes mais elevadas, já que a água do derretimento das geleiras poderia ter fluído pelas encostas e formado canais.

Para investigar a possibilidade de água líquida em Marte, os cientistas estudaram as mudanças na inclinação axial de Marte, ou obliquidade, ao longo do tempo e seu impacto potencial no clima do planeta. Quanto maior for a inclinação dos polos de um planeta em relação à sua órbita ao redor do sol, maior será a variação de luz solar recebida por diferentes partes do planeta ao longo do ano.

A Terra, com sua inclinação axial de cerca de 23,5 graus, experimenta as estações do ano. Atualmente, Marte tem uma obliquidade de aproximadamente 25 graus, mas variou entre 15 e 35 graus ao longo de centenas de milhares de anos, o que resulta em mudanças climáticas mais significativas.

Os pesquisadores desenvolveram um modelo global tridimensional do clima marciano para compreender os efeitos da obliquidade mais alta em Marte. Eles descobriram que durante períodos de obliquidade aumentada, haveria variações mais extremas entre o inverno e o verão, criando condições potencialmente mais favoráveis para a água líquida. Usando uma obliquidade de 35 graus, descobriram que a sublimação do gelo de dióxido de carbono tornaria a atmosfera marciana significativamente mais densa. Além disso, as temperaturas da superfície provavelmente excederiam o ponto de fusão do gelo de água. Essas condições são acreditadas ter ocorrido repetidamente nos últimos milhões de anos, com o exemplo mais recente ocorrendo aproximadamente há 630.000 anos.

Além disso, as áreas onde as ravinas são encontradas atualmente em Marte contêm abundante gelo de água próximo à superfície e é provável que tenha havido ainda mais gelo nos últimos milhões de anos. Os pesquisadores sugerem que durante períodos de alta inclinação axial, uma parte significativa desse gelo poderia ter derretido, levando à formação das ravinas nas regiões de alta altitude onde são atualmente observadas.

Em resumo, os cientistas argumentam que a combinação de gelo derretido, sublimação de dióxido de carbono e alta obliquidade pode ajudar a explicar o padrão de ravinas observado em Marte. Eles também sugerem que quando a órbita de Marte se inclinar novamente, poderá gerar água derretida nessas áreas de ravinas.

Dado que a água é um elemento crucial para a vida na Terra, pesquisas futuras podem se concentrar nessas ravinas em Marte para investigar a possibilidade de vida passada ou presente no Planeta Vermelho.

“Essas localidades seriam bons alvos se você estivesse procurando por vida existente”, disse James Dickson, autor principal do estudo. [Space]