Vento supergaláctico: o que é? Clique e descubra!

Por , em 28.03.2012

Na constelação de Ursa Maior, a meros 12 milhões de anos-luz da Terra, encontra-se a galáxia Cigar (ou M82). De sua galáxia vizinha, a M81, partiu um estranho fenômeno que causou a perturbação retratada na imagem acima.

O que é o Vento supergaláctico

Os tons em vermelho brilhante mostram nada mais do que um filamento de gás expandido a partir da M81, que foi distorcido pelo que os cientistas chamam de “vento supergalático”.

Evidências recentes, baseadas nesta e em outras observações, indicam que as estrelas produzem, em conjunto, ventos provenientes de suas partículas. Sob determinadas condições cósmicas, este “conjunto de ventos” é direcionado ao mesmo local, formando uma corrente que tem força o bastante para alterar o estado de uma outra galáxia, como foi o caso.

A área retratada na foto é gigantesca. Estes filamentos de hidrogênio em vermelho se estendem por dez mil anos-luz. Em um telescópio infravermelho, esta é galáxia mais brilhante que pode ser observada; basta focar na constelação de Ursa Maior. [NASA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

10 comentários

  • Aparecido Lima:

    Eu, Aparecido Lima, sou estudante de história de último ano. Sou leitor de astronomía em geral, especificamente sou colecionador da obra de Camille Flammarion, astrônomo francês dos séculos dezenove e vinte. Meu grande projeto pessoal é uma interpretação do livro do Apocalípse, em fase de conclusão. Por ser adepto da doutrina Espírita cristã,não vejo pontos de conflitos entre o criacionismo e a teoría da evolução.Digo mais: O espiritísmo adotou o evolucionismo em 1857, com o lançamento de O livro dos Espiritos, obra inaugural da doutrina, portanto doze anos antes de charles Darwim publicar sua obra célebre.
    Para nós Espíritas, o evolucionismo não é uma simples teoría, mas uma lei que rege tudo que existe no universo.Desde os seres unicelulares até os universos, tudo está em constante evolução. A expanção do universo para nós, nada mais é que um processo natural de evolução, só que criada e dirigída por uma inteligência suprema que a tudo comanda, e que nós ocidentais denominamos Deus.
    Se for do interresse deste site que gosto muito, poderemos trocar idéias. Aguardo resposta.

    • Diego Carvalho da Costa:

      Pensamento semelhante ao meu, que não vejo conflito entre a religião e a ciência. Além daqueles que as pessoas criam, é claro

  • Angel M.:

    Eu achava que no espaço por ser um ambiente com vácuo não existisse vento…

    • Jonatas:

      Aprecio sua observação, estás ciente por exemplo de como erram os filmes com sons de explosão no espaço? onde o som não se propaga?
      Mas vento solar, vento estelar, vento galáctico, são nomenclaturas usadas para descrever da melhor forma possível radiações e emissões de partículas que os objetos emanam ao espaço, e não ventos do jeito que conhecemos. O espaço não é tão vazio como parece, ele está minado de partículas subatomicas como fótons, neutrinos e muitos outros. É por isso que se precisa de tanta proteção para se viajar no espaço, é contra essas partículas carregadas que incidem em especial a partir do vento solar, originado na coroa, ou atmosfera superior do Sol. As auroras boreais se formam quando essas partículas carregadas do vento solar colidem com o campo magnético da Terra, um fenômeno totalmente Show de Bola, em que temos a oportunidade de ver ao vivo e a cores como o nosso mundo interage com o Universo. 😉

    • 3dx:

      se vcs acessarem o MUNDO ESTRANHO de março 2012 tem um especial sobre como são as roupas dos astronautas
      Recomendo verem apenas entrem no site do ME

    • Angel M.:

      Você comentou sobre os sons de explosões no espaço que mostram em filmes e eu acabei lembrando dos filmes antigos do Superman, onde mostrava ele voando no espaço hahahaha! Bom, mas foi uma ótima explicação, muito mais esclarecedora que o texto ali em cima! Thx! =D

    • André Luis:

      No espaço não se propaga o som. Imagino George Lucas pensando como resolveria as batalhas sobre Naboo com todas aquelas explosões e combates com as naves! Acho que ele conseguiu imaginar muito bem!

    • Big Bang:

      Vc esqueceu de falar do fogo no espaço, de decks de aterrisagem q são abertos, e muitas bobagens mais…

    • José:

      “O espaço não é tão vazio como parece, ele está minado de partículas subatomicas como fótons, neutrinos e muitos outros. ” R: Os neutrinos acho que são as 2ª particulas mais abundantes no universo. Então na minha opinião seria a Anti-matéria a “particula” mais abundante do Universo. Toda a matéria que existe tem uma contraparte com a mesma massa, mas com cargas elétricas inversas chamada de antipartícula.Sendo isto parte da Fisica-Quântica , Ainda não foi provado que é verdade mas se for isso vem a comprovar uma série de outras coisas tais como uma pequena contribuição para a possibilidade de universos paralelos.

    • reginia maria da silva:

      Bom dia o espaço com ajuda dos cientistas sempre nos surpreende,isso foi demais.

Deixe seu comentário!