O que essa artista faz com o próprio rosto vai zoar com o seu cérebro

Por , em 31.01.2020

A internet está cheia de ilusões incríveis que nos fazem questionar nossos olhos, mas o que a artista coreana Dain Yoon faz ultrapassa qualquer limite imaginável. Ela usa seu próprio rosto como uma tela para criar ilusões impressionantemente realistas, capazes de fazer qualquer um duvidar do que está vendo. 

Esta ilusão de ótica 3D fará você questionar seu conceito de realidade

Em uma entrevista ao portal Bored Panda, ela explica as suas motivações. “A razão pela qual comecei a pintar ilusões é que acredito que as pessoas vivem em ilusões. As pessoas percebem tudo da sua maneira subjetiva. Minhas ilusões distorcem a realidade e as percepções que geralmente são compartilhadas pela maioria das pessoas”.

Para ela, as ilusões não têm a intenção de enganar ninguém, mas sim mostrar às pessoas como a realidade também pode ser uma ilusão.

“Muita gente parece pensar que ilusão significa enganar as pessoas, mas eu não penso dessa maneira. Não penso na ilusão necessariamente como trapaça, mas como um conceito mais amplo. Eu acho que qualquer coisa que pareça um pouco diferente da sua forma original pode ser uma ilusão ou tirar você da ilusão em que está vivendo”, explica a artista.

Espírito artístico

Yoon conta que sempre se interessou e se destacou artisticamente – especialmente na pintura.

“Sempre gostei de pintar desde muito jovem e, francamente, era nisso que eu era melhor. Frequentei o Yewon Arts Secondary e o Seoul Arts High School, me graduando no topo da minha turma. Essas escolas de arte são as mais prestigiadas da Coréia. Depois que entrei na faculdade de arte, estudei cenografia. Tive a chance de desenhar maquiagem teatral e desenhar no corpo de atores de peças de teatro”.

Ilusões de ótica incompreensíveis são criadas usando simples linhas

“No entanto, depois de participar de maquiagem e figurino teatral, senti uma forte necessidade de fazer meu próprio trabalho criativo, não fazendo parte de uma peça. Então, para minha arte pessoal, comecei a pintar nos corpos de vários modelos. Um pouco mais tarde, decidi desenhar meu próprio rosto, porque o rosto é a parte mais forte e sensível do corpo, onde posso transmitir as emoções delicadas que procuro transmitir”.

Arte no rosto

As ilusões de Yoon podem ser estáticas ou performáticas. Ela explica na entrevista como funciona seu processo criativo. “O primeiro passo é conceituar ideias. Isso leva mais tempo. O último passo sempre depende. Se eu me pintar e quiser gravar isso como uma foto digital, essa gravação seria o último passo. Se é uma performance, fazer a performance real seria a etapa final na criação do trabalho”, conta

Ela ainda conta que passou por diversos tipos de trabalhos antes de encontrar sua real vocação, e que todos esses empregos a ajudaram a formar a artista que ela é hoje.


A maior parte do que você vê é uma ilusão de ótica: estudo

“Desde que eu era caloura, fiz muitos trabalhos de meio período que me interessavam: estilista, professora, designer gráfica, assistente de cinema, maquiagem para filmes, maquiagem para teatro, figurino, modelo musical, etc. Depois que fiz muitas atividades, misturei todas aquelas que gostava de fazer. Isso realmente me ajudou a encontrar meu próprio estilo de arte.  Certifique-se de passar por muitas tentativas e erros, porque você nunca saberá até que tente”, aconselha. Veja mais imagens abaixo e em [Bored Panda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (37 votos, média: 4,95 de 5)

Deixe seu comentário!