Uma inacreditável ilusão de ótica que você jura que está se movendo
Nossos cérebros são máquinas extremamente complexas, que ainda assim conseguem ser facilmente enganadas.
Leve em conta, por exemplo, nossa surpreendente capacidade de detectar o movimento. Apesar de todo o barulho, se algo se move ou muda, nós capturamos isso e nosso cérebro foca neste evento.
Para ver o movimento, nós precisamos de pelo menos dois objetos, de modo que um possa se mover em relação ao outro. Às vezes, um desses objetos é você. Se você virar a cabeça, o quarto que você está sentado parece que está virando para o outro lado. Mas nosso cérebro compensa isso, pois ele “sabe” que é você que está se movendo, então percebe o quarto como imóvel.
Mas isso funciona ao contrário, também: você pode fazer seu cérebro pensar que algo está em movimento, mesmo quando não está. Esse é o princípio por trás deste vídeo incrível de ilusão de ótica.
Seu cérebro jura que esses desenhos estão em movimento, mesmo quando você pode ver que eles não estão. Mesmo o gato foi enganado.
O que está acontecendo?
Este vídeo parece fantasticamente complicado, mas a forma como funciona é muito simples. Basicamente, ele está enganando seu cérebro para ignorar a coisa que está se movendo, e pensar que a coisa imóvel é o que está fazendo o movimento.
Para entender isso, vamos simplificar. Veja essa linha diagonal:
Agora imagine que você só pode ver um pouco dela de uma só vez (por exemplo, se há um pedaço de papel opaco sobre ela com apenas uma fenda estreita vertical). Se você colocou a fenda do lado esquerdo da linha, tudo o que você vai ver é um pouco da linha para o canto superior esquerdo:
Se você mover o papel um pouco para a direita, verá a parte da linha diagonal mais para baixo:
E um pouco mais para baixo:
Se você continuar movendo o papel suavemente, o cérebro vai ignorar esse movimento (é fácil, já que o fundo é um campo neutro constante), e de forma incorreta perceberá a linha diagonal como um quadrado (bem, um pequeno paralelogramo neste caso) que se move para baixo.
Agora vamos dizer que você tem duas linhas em uma interseção (um X). Seu cérebro vai ver a peça superior movendo para baixo, e a inferior para cima.
Primeiro assim:
Depois assim:
É difícil perceber o que está acontecendo por esse desenho estático, mas você pode provar esse conceito sozinho. Leva apenas um minuto para fazer um buraco (uma fenda) em um pedaço de papel, pegar outra folha, desenhar coisas sobre ela, e então começar a enganar o seu cérebro.
Se você adicionar mais fendas, o movimento ficará mais complicado. Alterando a forma das linhas por trás das fendas, você obterá animações mais complexas.
A série de linhas paralelas no vídeo é apenas um monte de fendas, e os rabiscos por trás delas desenhos que formam uma imagem em movimento. Nossos olhos rastreiam as fendas, então achamos que elas não estão se movendo. Como são uniformemente espaçadas, a animação se repete conforme a próxima fenda se move sobre a mesma parte do desenho por trás dela.
O vídeo é interessante porque torna uma ideia simples em um movimento complexo que se funde em uma cena coerente. Isso faz com que seja ainda mais fácil enganar nosso cérebro, que adora uma boa história, como os círculos em movimento, o Pac-Man comendo as bolas, o crânio girando, etc.
A ilusão de ótica nos lembra que o que achamos que está acontecendo raramente é o que realmente está acontecendo. Mesmo depois de anos de evolução destinados a nos manter vivos e conscientes do que está acontecendo ao nosso redor, ainda podemos ser facilmente enganados. [BadAstronomy]
6 comentários
Alguém sabe como se chama essa técnica? Ou tem mais informações de como se faz?
(y)
Tá movendo mesmo, to vendo a mão do cara arrasta o papel, só falta falar que os desenhos animados são ilusão de ótica que são apenas um monte de desenho que quando passado em sequencia dá impressão de que está se movimentando.
Lol nunca pensei que o Brasil em termos de educação estivesse tão mau. Bem a resposta do senhor Oswaldo diz tudo que inteligência rara.
Lourenço, na verdade ele está meio certo.
a segunda faixa (a que se movimenta) cria uma seqüência de imagens e isso causa a noção de movimento na figura.
Nem sei se isso deveria se chamar de ilusão de ótica, pq ele está parado mas se movimenta mas ao mesmo tempo ele se movimenta porque é realmente aquilo que está sendo mostrado.
O exemplo de Oswaldo foi bom se for assim o desenho animado ou mesmo um filme é uma ilusão de ótica, já que é uma seqüência de imagens paradas.
Sei lá, será que só eu percebi o comentário do Oswaldo como ironia?!
Bem vou dizer-te uma coisa que até vais ficar de boca aberta. Sim o desenho animado é um conjunto de varias imagens :OOO que revelação eu fui fazer. Depois é que é passado para computador passo a passo. Não é a toa que um épisodio de um desenho animado demora meses a se fazer. Isso aplica-se tambem a filmes animados mas um filme normal será que também não é ? Por favor pensar um bocadinho…