O resultado do transplante facial completo

Por , em 27.07.2010

Vocês lembram que noticiamos o primeiro transplante facial completo? Nessa última semana, foram liberadas imagens do resultado. Confira acima a foto do paciente, Oscar.

Essa imagem é de uma conferência de imprensa, na qual Oscar fez sua primeira aparição em quatro meses, desde quando a cirurgia foi realizada. A operação levou 24 horas e 30 médicos participaram do processo e, agora, o resultado é considerado um sucesso.

Sim, um sucesso. O Oscar pode até não participar de concursos de beleza, mas antes da operação ele não conseguia respirar e se alimentar sem tubos e máquinas, muito menos se comunicar através da fala. Agora, com seu novo maxilar, lábios, dentes, nariz e pele, ele já consegue falar (com dificuldade, ele ainda está fazendo terapia para recuperar os movimentos da fala) e se alimentar com líquidos e com alimentos macios sem ajuda.

Segundo os médicos responsáveis pelo feito, uma das preocupações é que o paciente que recebe o rosto fosse se parecer com o doador e que, de repente, a família de uma pessoa falecida se deparasse com a cópia de seu ente querido andando nas ruas. Mas, de acordo com eles, Oscar não ficou parecido com seu doador e eles duvidam que, em outros transplantes, isso seria possível.

Se você não lembra, Oscar precisou de um transplante facial completo após ter sido alvejado em um tiroteio e o procedimento foi considerado apenas após nove cirurgias corretivas que não tiveram sucesso. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • Vivi Zm:

    Oscar danificou o rosto, orelhas e couro cabeludo em um incêndio, quando operava como bombeiro voluntário. E não em um tiroteio.

    • Vivi Zm:

      Vixi. Confundi. Esse é outro caso. Estava lendo a história do Patrick Hardison.

  • Letícia Marmo:

    Sinceramente e do fundo do meu coração, preferia ter morrido !

  • serico115:

    Sem querer ofender as convicções de ninguém, que tem o direito de as ter, mas fico algo estupefacto sempre que algo de progressivo em termos de aplicação da ciência é alcançado, aparecem de imediato uma série de crentes aproveitando para fazerem valer suas crenças, todas baseadas que é por intervenção divina que esses progressos são alcançados. E faço uma pergunta: Será que se esses cirurgiões ou cientistas em outras áreas, não tivessem hipotecado grande parte de suas vidas alguma vez se teriam conseguido os progressos que se vêm verificando? Claro que aparecem logo com afirmações como a que segue: “LEGAL, NÃO É ATOA QUE DEUS DEU GRANDE SABEDORIA AOS HOMENS PARABÉNS MEDICINA.” Deus tem forçosamente de estar sempre a montante, só não conseguem dirimir quem está a montante de Deus….
    Não o faço a título de publicidade, mas apenas porque tenho lá um artigo sobre o assunto, mas vejam meu blogue “ESTOU AQUI”….

  • MARIA APARECIDA GONÇALVES:

    LEGAL, NÃO É ATOA QUE DEUS DEU GRANDE SABEDORIA AOS HOMENS PARABÉNS MEDICINA.

  • REGIANE:

    OSCAR PARABENS PELA FORÇA DE VONTADE Q HOJE E SEMPRE VC TENHA + FÉ E CREIA Q SEMPRE DEUS ESTARA CONTIGO……..

  • Erivaldo:

    to numa maior depressão, chateado,angustiado, triste da vida,olhar um rapaz como esse tentando sobreviver de qualquer forma faz agente repensar sobre tudo que Deus nos deu
    Mas mesmo assim continuo angustiado, não consigo sair dessa

  • Hermenegildo Castelo David:

    esses medicos sao milagrosos, rapas estas de parabens… Louva a Deus todos os santos dias

  • luciano tourinho:

    Parabens a esses cirurgiões

  • JUNIKELLY:

    muito interessante e sem duvidas um grande avanço na medicina…

  • Milena:

    que bom! muito melhor para a vida dele!

  • robert:

    se não comia, respirava e nem falava… ficar feio é um preço pequeno a pagar.
    Espero que no futuro ele consiga retirar esse excesso de pele.
    e…
    Seja feliz com seu novo rosto, Oscar!²

  • Thaís:

    Seja feliz com seu novo rosto, Oscar!

    (:

Deixe seu comentário!