Ocitocina deixa os homens mais fiéis?

Por , em 28.11.2013

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Bonn, na Alemanha, realizaram uma nova experiência que sugere que a oxitocina (ou ocitocina) é a responsável pelo fortalecimento da monogamia nos homens. René Hurlemann, médico-sênior do Centro, observa que “um papel importante na ligação com o parceiro é desempenhado pelo hormônio oxitocina, que é secretado pelo cérebro”.

A ocitocina e a monogamia

No estudo, 40 homens heterossexuais comprometidos observaram fotos de suas parceiras, bem como fotografias de mulheres estranhas, enquanto recebiam doses de oxitocina (ou, como alternativa, um placebo) por meio de um spray nasal.

O autor principal do estudo, Dirk Scheele, explica que quando os homens receberam oxitocina em vez do placebo, “o seu sistema de recompensa no cérebro, ao olhar para a parceira, se tornou muito ativo, e consequentemente eles as consideraram mais atraentes do que as outras mulheres desconhecidas”.

Curiosamente, quando os mesmos rapazes observaram fotos de colegas de trabalho do sexo feminino ou outras mulheres que eles conheciam, a oxitocina não foi tão eficaz.

Os pesquisadores afirmaram que ainda não realizaram o mesmo teste em mulheres. No entanto, Hurlemann lembra que “muitas vezes encontramos efeitos comportamentais opostos nas mulheres, em comparação com os homens”. [Jezebel]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Fabricio Santos:

    Sensação de prazer, ilusões, agressividade, histeria, entre outros, podem ser induzidos por drogas, por que não a infidelidade?

  • Igor.R:

    Fidelidade é resultado de um ato pensado, creio que não tenha nada a ver com o efeito de uma substância química!

    • Matheus Vinicius:

      como assim?
      o teu pensamento é uma química cara.

  • Eduardo Becker:

    O que torna os homens mais fiéis chama-se caráter.

Deixe seu comentário!