Os mais espetaculares vídeos microscópicos de 2015

Por , em 12.12.2015

Todos os anos, a gigante da fotografia Nikon promove uma competição inusitada de vídeos: a Nikon’s Small World in Motion Competition, que escolhe os melhores vídeos microscópicos de cientistas de todo o mundo. Os resultados, como você pode imaginar, são sempre estranhos, mas também incrivelmente bonitos.

E se há algum tema unificador para os vencedores deste ano, é que todos eles são um pouco, bem, nojentos. O vencedor mostra um tipo de protozoário comendo outro, o segundo lugar mostra o conteúdo do intestino de um cupim e o terceiro lugar mostra uma larva escapando de seu hospedeiro.

Aqui estão eles para você assistir na íntegra, se tiver coragem. Talvez seja bom verificar se seu sistema digestivo está em boas condições de temperatura e pressão primeiro.

Os melhores vídeos microscópicos de 2015

1º Lugar: Um protozoário alimentando-se de outro

Filmado por Wim van Egmond, do Museu Micropolitano de Rotterdam, na Holanda, este vídeo mostra um protozoário chamado Trachelius ciliate se alimentando de outro, o pobre Campanella ciliate. O vídeo tem uma ampliação de 250 vezes.

2º Lugar: O conteúdo do intestino de um cupim

Já se perguntou o que acontece dentro do intestino de um cupim? Este vídeo, feito por Danielle Parsons, da Wonder Science TV, de Los Angeles, nos EUA, revela que existem centenas de espécies de microrganismos unicelulares conhecidos como triconinfas, que transformam a celulose que o cupim come em glicose.

3º Lugar: Uma larva sai de seu hospedeiro

E, finalmente, este vídeo de Gonzalo Ávila, da Universidade de Auckland, na Austrália, mostra como uma larva parasita chamada Cotesia urabae sai de seu hospedeiro, Uraba lugens. Bastante agradável.

Você pode ver uma série de outros vídeos que conseguiram menções honrosas no site da competição. [Gizmodo]

• Guilherme Sousa:

Não, eu nunca me perguntei o que acontece dentro do intestino de um cupim.