Pássaros: habilidade de fazer ninho é aprendida

Por , em 26.09.2011

Segundo um novo estudo, os pássaros aprendem a arte de construir ninhos, não sendo apenas uma habilidade instintiva.

Os pesquisadores estudaram imagens gravadas de tecelões-mascarados (Ploceus velatus) por cientistas em Botswana. Esta espécie foi escolhida porque os coloridos pássaros constroem ninhos muito complexos em uma temporada.

Segundo o autor do estudo, Patrick Walsh da Universidade de Edimburgo, a pesquisa revelou “um papel claro da experiência”.

Pássaros individuais variaram a técnica de um ninho para o outro, e houve casos de aves que construíram ninhos da esquerda para a direita, bem como da direita para a esquerda.

Conforme as aves ganharam mais experiência, elas derrubavam menos folhas de grama, com menos frequência.

“Se os pássaros construíssem seus ninhos de acordo com um modelo genético, seria de se esperar que todos os pássaros construíssem seus ninhos da mesma forma toda vez. No entanto, este não foi o caso”, disse o Dr. Walsh.

“Tecelões-mascarados apresentaram fortes variações em sua abordagem, revelando um papel claro da experiência. Mesmo para as aves, a prática leva à perfeição”, completa.[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • CAMPOS:

    Marte
    Voce tem razão. O dr walsh está equivocado. Esta diferença entre ninhos tecidos, pode ser apenas escolha no processo de construir. A ideia de construir exatamente como foi construido pelo seus pais, está no DNA do pássaro, o resto são detalhes. Uns nascem canhotos e outros destros. Isto não é aprendido.

  • Marte:

    Eu quero ver o Dr. Walsh explicar a teoria dele para um João-de-Barro.

  • PEDRO QUEIROZ DA COSTA:

    DEUS CRIOU O MUNDO PERFEITA E CABE A HUAMANIDADE ADMINISTRAR A FLORA E A FAUNA, ASSIM TEREMOS UM MUNDO MAIS BONITO E CALOROSO. TEMOS QUE NO DECORRER DOS TEMPOS BUSCAR SE CONCIENTIZAR QUAL AS PROMESSAS DE DEUS PARA A HUAMNIDADE E SOBRE TUDO A SUA BONDADE INFINITA, QUE MUITAS VEZES NÃO COMPRIENDEMOS, TIRANDO ASSIM A BELEZA DA TERRA.

    PEDRO QUEIROZ DA COSTA

Deixe seu comentário!