Pedras se movem sozinhas no Vale da Morte, nos EUA

Por , em 31.08.2010

Uma zona do chamado “Vale da Morte”, na Califórnia (EUA), é o lar de um estranho fenômeno: as pedras da paisagem parecem se mover por conta própria, deixando para trás longas trilhas no chão de argila rachado.

Estas peregrinações minerais confundem os cientistas há mais de cinco décadas. Ninguém nunca viu as pedras realmente se movendo, mas elas devem se mover, porque as rochas locais, e as trilhas que elas deixam atrás de si, mudam de posição ao longo do tempo.

A maioria das pedras errantes é, aproximadamente, do tamanho de uma garrafa de refrigerante de um litro, mas são muito mais pesadas. Ou seja, não se pode esperar que rochas de nove quilos deslizem pelo chão com muita facilidade.

Elas se deslocam cerca de 4,5 km, e quase 2 km de diâmetro. As teorias mais malucas envolviam hipóteses de que os alienígenas é que estavam movendo-as, ou campos magnéticos, ou ainda os estudantes engraçadinhos da Universidade de Nevada, em Las Vegas. Mas isso não é plausível, porque se alguém estivesse empurrando-as, haveria marca de pegadas.

Agora, cientistas estão perto de desvendar esse mistério desértico. Um tempo atrás, um grupo de estagiários da NASA encarou a missão de estudar o fenômeno. Além de coletar medidas de GPS e uma infinidade de outros dados, os alunos recuperaram instrumentos que haviam sido enterrados no solo três meses antes, para medir umidade e temperatura, por exemplo.

Os estagiários planejam publicar um livro este ano apresentando seus resultados, que até agora parecem apoiar uma teoria atual que, durante os meses de inverno, formam-se gelo em torno das rochas, o que lhes permite deslizar sobre a superfície congelada do deserto.

Os dados recolhidos indicam que o local estava molhado e frio o suficiente durante o inverno para formar gelo. Segundo os pesquisadores, isso prova que algumas das condições exigidas para mover essas pedras foram cumpridas. É muito claro que essas rochas são ajudadas pelo gelo de algum modo. Alguns investigadores acreditam ainda que as plantas locais também podem desempenhar um papel.

Segundo os cientistas, estudar este local não só ajuda a resolver os mistérios do nosso próprio planeta, mas também a compreender melhor as condições de outros mundos. Os pesquisadores pretendem comparar as condições meteorológicas da região com as de perto de Ontario Lacus, um vasto lago de hidrocarboneto líquido na lua Titã, de Saturno. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

33 comentários

  • David Souza:

    Asista o video que circula na internet Apollo 18., pense na tartaruga, imagine a lagosta, tente serrar a pedra ao meio (eu nao tenho coragem)., De acordo as parabolas e mandamentos o Homem pode sair do planeta terra?!!!. As pedras T/aparecia estranha?.

    • well go:

      É David…se for como acontece na lua, vai dar medo.

  • David Souza:

    Explicacao
    Asista video ou filme apolo 18, Q circula na internet, Att para cenas das pedraz, (Parabula)., + referencias, (Sagradas Escrituras – mandentos)., Pense na tartaruga., pense em um animal que veio de outro lugar c/caracteristicas paracida com lagosta., O homem pode ou nao sair do planeta o que diz o mandamento ou as sagradas escrituras…

    • PAULO BOUHID:

      Fico p. da vida quando a argumentação para um fenômeno ainda inexplicável vem das “Sagradas Escrituras”. Vai ler alguma coisa que preste… (se sobrar tempo, leia tb uma gramática)

  • Vinícius Gonçalves:

    Detalhe interessante: a profundidade dos sulcos onde as pedras se deslocaram é menor que nos pontos de onde saíram e das suas atuais posições, o que permite supor “terem sido tais pedras ligeiramente levantadas ao se deslocarem”.

  • Rodrigo:

    Oi:

    Interessante o texto!
    Aprendi mais lendo tal…
    Já tinha ouvido falar sobre tal vale – agora sobre tais MISTÉRIOS; soube recentemente.
    Aliás, MISTÉRIOS sempre aguçam/intrigam as pessoas: origem de muitas coisas/como solucionar problemas (inclusive DOENÇAS/CRIMES). Tocante mesmo.

    Valeu,
    Rodrigo (PORTO ALEGRE)

  • aparecido:

    Para resolver este mistério e só instalar um sistema com câmera com visão noturna e gravar o evento ..etc……etc….

  • alejandro:

    estava pensando aqui… se esse fato ocorre mesmo pelo fator gelo + vento deveria ser um evento visto mais comunmente por que em outro lugares que tem gelo e vento as pedras nao se movem e deixam rastros?

  • Marcelo:

    Já esclareceram esse mistério, já foi até reproduzido em laboratório.

    O que acontece é uma combinação de gelo e ventos fortes, mas apenas uma fina camada de gelo na superfície da terra, o que reduz o atrito, os ventos de mais de 50km/h arrastam as pedras e elas deixam exatamente aquela trilha vista na foto!

    Deu num programa no Discovery Channel, o pessoal fez em laboratório e criou a mesma trilha da foto, apenas acertando as condições climáticas do vale!

    Abraços

    • Vinícius Gonçalves:

      Creio que não. Muitos geólogos são contra pois os fortíssimos ventos ou vibrações geológicas necessários para tal deslocamento certamente destruiriam a camada de gelo sob as pedras e causariam muitos efeitos visíveis na paisagem.

  • HELDER:

    OS CIENTISTAS QUERERM TER UMA EXPLICACAO PARA TUDO,MAIS NEM SENPRE TEM EXPLICACAO…VALE RESSALTAR QUE AS PEDRAS PARA COMECO DE CONVERSA NAO SAO NATIVAS DA REGIAO,E NA PIOR DAS HIPODESES SE VENTOS (QUE TERIAM DE COMPREENDER ENTRA UMAS 500 MILHAS)ARRASTASSEM AS PEDRAS MESMO QUE POR CIMA DO GELO DESTRUIRIAM QUALQUER RASTRO QUE AS MESMAS PODESSEM DEIXAR…E AINDA…TODAS AS PEDRAS TERIAM QUE ESTAR SE MOVENDO NA MESMA DIRECAO….MAIS SEUS MOVIMENTOS NAO TEM UM PADRAO..

  • adi:

    QUANTA ASNEIRA..QUANTO MISTERIO……MEMÓRIAS PEQUENAS (todos aqui)… alguem de helicoptero..deu um jeitinho… ou deram um jeitãao.. de laçar ela e …arrastar.. nao pensam ? ou sabe lá qula bobagem fizeram..?? eheheheheh

    NÃO EXISTE VIDA APOS A ATMOSFERA… SÓ CIENTISTA (E OUTROS SEGUIDORES MENOS CAPAZES) PRA CRER NISSO – VIDA no espaço..em marte?? seja lá onde..?? não existe nada disso pessoal…
    ALIENÍGENA?? QUE É ISSO ??? PARA MIM, SÓ UMA PALAVRA SEM NEXO!!!
    – O MUNDO VAI ACABAR..EH EH QTA BOBAGEMMMMMMMMMM…NNGEM TEM ESTE PODER, NNGEM MESMO …
    SOMENTE O AUTOR DA VIDA TEM O DOM DE TUDO…..
    NAO PERCEBEM QUE SUAS MENTES SÃO COAGIDAS???..
    ACREDITEM QUE DEUS EXISTE..SÓ ISSO!!! POIS, NÃO PRECISAM DE MAIS NADA MESMO… SEGUIDORES DE BOBAGENS..ME POUPEM!!!
    QUE FALTA DE FÉ.. POR FAVOR!!!!

    SAUDAÇÕES!!!
    FIQUEM COM A GRAÇA E PAZ DO BOM SENHOR,
    GRATO..

    • Zeca:

      Só mesmo um boçal pra imaginar que alguém se daria ao trabalho de ir de helicóptero pro meio do deserto puxar pedras.. E ainda pergunta se não PENSAMOS..

    • adi:

      AS INTRODUÇÕES E RESPOSTAS NEGATIVAS AQUI, COMO PODE SE VER, SÃO FRUTOS DE UMA CIVILIZAÇÃO QUE ACREDITA DURAR PARA SEMPRE, EM OUTRA CONOTAÇÃO SE OBSERVA A TOTAL FALTA DE FÉ EM DEUS, CRIADOR DO UNIVERSO… QUE TRISTEZA EM SABER QUE SÃO COAGIDOS, E QUE ACREDITAM EM GRANDES BOBAGENS COMO ESTA… ETC ETC ETC.. POR QUALQUER BOBAGEM…FAZEM GRANDES MISTÉRIOS .. SEM MAIS…

    • Amadeus E:

      Se Deus é realmente a imagem e semelhança da sua soposta criação(humano), ele deve ser um cara mal educado, preconceituoso e burro, coagido és tua mente para acreditar em tanta asneira.

    • alejandro:

      falta de fé um ser humano limitar a capacidade de DEUS pensando que ele só fez um mundo habitavel e que existe um universo gigantesco ai fora mas foi criado pra nada. nó devemos reconhecer o quao pequenos somos diante do poder de DEUS que pode sim ter criado milhares de mundos como esse e deixar de lado essas tolices e crenticesses. sim existem muitos misterios e bem faz quem os procura desvendar pois esses sim estao a caminho da luz e não abitolados de mentes fechadas que se creem conhcedores pelo simples fato de sentar a bunda numa igreja e louvar. tenha a santa paciencia.

  • Eu:

    Eu acho que seria bem mais fácil se colocassem uma camera lá, já descobririam o que realmente acontece. ;D

  • Raphael Barros Mácario:

    Creio que esses cientistas estão enganados, pois se as pedras deslizassem sobre uma camada de gelo então elas não deixariam marcas na terra. Até porque se ficaram marcas é porque houve atrito e se houve atrito suficiente pra formar aquelas marcas elas não se moveriam nem por um metro! Basta ver o monte de terra à frente da pedra… Acho que esse mistério é muito maior! Achei muito interessante!

    • katia:

      concordo contigo pois esses cientistas são loucos

  • jerry wendel:

    vento forte pra arrastar uma pedra de uns 20k, mesmo com gelo seria preciso gerar um tipo de vento unico que não afetasse nada a não ser a pedra que deixa o rastro!
    .
    .
    não creio nessa teoria.

  • icaro:

    meu amigo, a mídia não deixa nem o bola bosta fazer sua casa.

  • luna:

    esse fenomeno explica o nome do vale…

  • Augusto Paiva:

    Estes dados que eles precisam devem ser coletados no inverno. Dados nos quais envolvem o fator de umidade, temperatura, velocidade dos ventos, coeficiente de aerodinamica de cada pedra, peso de cada pedra, estimatova de distancia percorrida pela pedra, estudo constante das pedras e sua movimentação tais como tempo de deslocamento em um determinado espaço, atividades sismicas, trepidações no solo e inclinação do terreno, tudo isso fora os componentes químicos em atividade que há no solo e nas pedras.
    Após isto poderão até desubrir algo, ou chegar perto….

  • Igor:

    O vento poderia mover as pedras, e o gelo cuida do atrito, o peso da rocha afundaria um pouco o gelo, marcando a terra embaixo…

  • Nuno Cardoso:

    bem é um mistério mas alguma coisa hade ser

    um chamar de atenção

    com toda a certeza

    mas de quem ????????

  • silvio:

    se as pedras deslizam sobre o gelo, supostamente não ficariam rastos na areia do deserto (que fica debaixo do gelo)!
    o gelo é que ficaria com rastos, mas depois ao derreter desaparece, e fica somente a areia (que não deveria ter rastos, pois o gelo estava acima dela)

  • Val Brand:

    Olha, sinceramente, eu não sei, mas supondo que eu soubesse eu diria, sei lá, entende.?..?.

  • Jocelia:

    O gêlo elimina o atrito, o vento faz o resto.

  • Farofa:

    gelo?
    ah vá? eh memo?

  • montalvão:

    “Gelo facilitando o deslocamento das pedras ??
    Ãhããã … Tá bom !!”

    Por que não? Coisas geladas escorregam, veja só a cerveja… Mas, tá certo… devem ser ets que estão movendo as pedras, só para provar que eles existem…

  • claudemir da silva:

    eu já tinha visto essa noticia ha algum tempo atrás mais o misterio continua sem solução

  • Hedeson:

    Aparentemente já tinha visto essa notícia há um tempo atrás, que a resposta seria que esse chão ficaria tipo lama, e com os fortes ventos, faziam com que a pedra delizasse, deixando as marcas para trás.

  • Marcos:

    Olá a todos 🙂
    Gelo facilitando o deslocamento das pedras ??
    Ãhããã … Tá bom !!
    Abraços

Deixe seu comentário!