Perder barriga: 5 dicas infalíveis! Confira :)

Por , em 3.11.2013

Quem não sonha em perder barriga e ter um abdomen retinho, liso, se possível ainda com aqueles ‘gominhos’, a chamada barriga de tanquinho? Para quem deseja isso, há boas e más notícias.

Como perder barriga

Vamos começar pela boa: é possível perder barriga sem passar horas fazendo abdominais e flexões. Mas é preciso estar atento ao estilo de vida, cuidar da alimentação e praticar exercícios de vez em quando.

A parte ruim é para quem não tem esta barriga retinha. “O acúmulo de gordura na região abdominal está diretamente ligado a um risco maior de doença cardíaca, pressão arterial alta, diabetes e acidente vascular cerebral”, diz Tammy Lakatos Shames, nutricionista e personal trainer certificado. “O excesso de gordura em torno dos quadris e coxas não é tão perigoso”, completa.

A gordura extra ao redor da barriga – conhecida como gordura visceral – se acumula em órgão abdominais vitais e afeta hormônios e outras substâncias essenciais para a saúde. Portanto, fique atento as nossas dicas que ajudam a evitar algumas condições, e também a exibir uma barriga reta neste verão.

1. Reduza o seu estresse

O estresse do dia a dia aumenta a liberação de cortisol, hormônio que provoca armazenamento extra de gordura no abdômen. Atividades como ioga e pilates, que trabalham a respiração, podem auxiliar a aliviar a tensão e a ansiedade.

“Elas ativam o sistema nervoso parassimpático do corpo para ajudar a relaxar automaticamente”, diz Lyssie Lakatos, irmã de Tammy Lakatos Shames, também nutricionista e personal trainer.

2. Durma mais

“O cortisol – o mesmo hormônio que aumenta durante o estresse – é afetado quando você não consegue dormir o suficiente, o que pode aumentar a gordura da barriga”, diz Shames. “Além disso, quando você está cansado, existe a possibilidade de querer comer mais, pois o cortisol também faz você se sentir mais fome”, explica.

O ideal é dormir entre sete e oito horas por noite, para descansar e evitar uma barriguinha extra.

3. Coma alimentos que contêm probióticos

Consumir alimentos que contêm probióticos (conhecidos como bactérias “boas”) pode ajudar a reduzir o inchaço da barriga. “Comer laticínios com probióticos vai ajudar a aliviar problemas digestivos que podem causar inchaço”, diz Lakatos.

Dica: adicione alimentos que são fontes de probióticos em sua alimentação diária. Fique atento aos rótulos, especialmente de iogurtes, que dizem que contêm culturas vivas e ativas.

4. Evite bebidas alcoólicas

Quer perder barriga de cerveja? Evite bebidas alcoólicas. “Você não precisa entrar em abstinência. É possível beber socialmente, mas fique atento: grandes quantidades de bebidas alcoólicas – especialmente à noite – provocam inchaço”, diz Shames.

Más notícias: café e refrigerantes também podem ter o mesmo efeito.

“Muitas pessoas que fazem dietas acreditam que beber refrigerante zero não tem impacto negativo sobre seu físico, mas a verdade é que a carbonatação em refrigerantes – até mesmo água com gás – pode causar inchaço da barriga quando o gás da carbonatação se instala no estômago”.

Tá com sede? Beba água.

5. Evite sal e alimentos ricos em sódio

Sal provoca desconforto gastrointestinal e flatulência excessiva. “O sódio atrai e retém a água, dando-lhe uma aparência inchada”, diz Lakatos. Por isso fique longe de carnes a vácuo e alimentos processados com grandes quantidades de tempero. Eles são fontes sutis de alto teor de sódio que podem levar a uma barriga rechonchuda.

As dicas para perder barriga são simples, mas exigem algum esforço. Mas pela saúde e por um corpo em forma, vale a pena. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!