Pesquisa revela: Você subestima o peso das suas mãos

Por , em 26.07.2023

Um estudo recente conduzido por psicólogos da Universidade de Londres sugere que as pessoas tendem a subestimar o peso de suas mãos. Essa descoberta pode ter implicações no desenvolvimento de próteses mais confortáveis no futuro.

Os pesquisadores foram inspirados por relatos de amputados que frequentemente reclamavam do peso de suas próteses, apesar delas serem mais leves do que seus membros originais. Da mesma forma, pacientes que sofreram derrame e experimentam paralisia parcial às vezes sentem que seus membros ficam mais pesados devido ao aumento da fadiga.

Para investigar esse fenômeno, a equipe conduziu dois experimentos com grupos de adultos saudáveis. No primeiro experimento, os voluntários sentaram em uma cadeira com descansos para os braços e telas bloqueando a visão de suas mãos. Sua mão esquerda ficou pendente da cadeira, enquanto um almofada sustentava o restante do braço esquerdo. Em seguida, foram solicitados a carregar sacos de arroz presos a uma pulseira no braço esquerdo, substituindo o peso da mão. Apesar de conseguirem diferenciar com precisão pesos leves e pesados, os voluntários consistentemente subestimaram o peso de suas mãos, em média, em 49%.

No segundo experimento, outro grupo realizou a mesma tarefa, mas primeiro teve que usar um dinamômetro para medir a força do aperto de mão por dez minutos. Após esse exercício, a subestimação do peso da mão reduziu para uma média de 29%.

Os resultados do estudo foram publicados no periódico “Current Biology”. Embora o tamanho da amostra fosse pequeno, essas descobertas oferecem evidências experimentais iniciais de que percebemos o peso de nossas partes do corpo de maneira diferente dos objetos externos.

A razão exata por trás desse fenômeno ainda não está clara, mas os pesquisadores têm algumas teorias. A falta de sensibilidade ao peso dos membros pode aprimorar nossa capacidade de julgar o peso dos objetos que carregamos com esses membros. Além disso, não sentir constantemente o peso do nosso corpo pode incentivar a atividade física. Por outro lado, o reaparecimento do peso corporal com a fadiga poderia servir como incentivo para fazer uma pausa na atividade física.

Será necessário realizar mais pesquisas para validar essas observações. No entanto, esse estudo fornece insights sobre como nossa percepção do peso corporal influencia nossas ações. As possíveis implicações para as próteses são importantes, pois elas podem ser projetadas para serem mais realistas e confortáveis, possivelmente se beneficiando da incorporação de feedback sensorial.

O fenômeno da subestimação do peso das mãos intrigou pesquisadores da Universidade de Londres, que realizaram estudos para compreender melhor essa peculiaridade. Ao analisar grupos de adultos saudáveis em dois experimentos distintos, os cientistas constataram que, apesar de acuradamente diferenciarem pesos leves e pesados, os voluntários consistentemente subestimavam o peso de suas próprias mãos. A descoberta pode ter implicações significativas no campo das próteses, pois compreender como percebemos o peso corporal pode levar ao desenvolvimento de próteses mais realistas e confortáveis para amputados.

A falta de sensibilidade ao peso dos membros pode, de fato, auxiliar na precisão ao carregar objetos, enquanto a sensação de peso corporal, especialmente após esforço ou fadiga, pode influenciar nossa disposição para atividades físicas. Essas conclusões sugerem que a forma como percebemos o peso tem implicações não apenas na concepção de próteses, mas também na nossa própria motivação para a atividade física e o cuidado com nosso corpo.

Esses resultados preliminares destacam a necessidade de mais pesquisas para validar as observações, bem como para compreender a base neurológica por trás dessa percepção diferenciada. Avanços nessa área podem não só melhorar a tecnologia de próteses, mas também trazer novas perspectivas para a neurociência e nosso entendimento do corpo humano. [Gizmodo]