Pessoas felizes “tuitam” juntas

Por , em 15.03.2011

Uma nova pesquisa acaba de descobrir que pessoas felizes procuram pessoas felizes, e pessoas infelizes procuram outras pessoas também tristes.

Isso é verdade mesmo quando as pessoas estão “tuitando”, ou seja, trocando mensagens na rede social Twitter. Cientistas estudaram milhões de tweets do serviço de microblog, e descobriram que as pessoas felizes tendem a tuitar juntas, assim como as pessoas menos felizes o fazem.

Os cientistas sociais sabem há muito tempo que as redes sociais tendem a ter um caráter “seletivo”: as pessoas são mais propensas a ter amigos que são semelhantes a eles quanto à idade, nacionalidade, raça ou educação, e menos propensas a ser ligarem a pessoas diferentes.

Agora, psicólogos se perguntam se essa propriedade se estende uma rede online como o Twitter, e se isso é verdade para os níveis de felicidade. Para descobrir, eles rastrearam 102.000 usuários do Twitter com mais de seis meses de uso da rede, e analisaram os textos de 140 caracteres ou menos de 129 milhões de tweets com técnicas da psicologia.

Especificamente, eles mediram o conteúdo emocional dos tweets, refletidos na presença de palavras positivas ou negativas previamente estabelecidas por psicólogos. Com tudo isso, os pesquisadores avaliaram o “bem-estar subjetivo” dos usuários através de seus textos.

Os psicólogos descobriram que as pessoas realmente felizes – as que registraram um alto bem-estar subjetivo – tendem a tuitar e receber tweets das pessoas também felizes. O mesmo era verdade para aqueles menos felizes.

Porém, os cientistas não sabem por que isso acontece. As pessoas felizes ou infelizes podem simplesmente procurar alguém que compartilhe da mesma sensação, através de tweets que expressam emoções semelhantes às suas próprias. Ou, eles sugerem, pode ser que as emoções expressas, mesmo em curto tweets, tenham uma qualidade contagiante, levantando o bem estar de alguém, ou preenchendo-o com tristeza, dependendo do que a pessoa lê. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

Deixe seu comentário!