CARAMBA! Colocamos um robô em um cometa! [fotos]

Por , em 13.11.2014
Philae visto da Rosetta

Mais uma vez, se fez história. Depois de percorrer 22,4 quilômetros durante 7 horas, a partir da sonda Rosetta, a sonda Philae conseguiu pousar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko com ajuda de seus pés autobrocantes que perfuram o solo.

Podem marcar, o dia 12 de Novembro de 2014 é o dia do primeiro pouso controlado em um cometa, à uma distância de 510 milhões de quilômetros da Terra. E isto depois de viajar 10 anos no espaço, e percorrer 6,4 bilhões de quilômetros.

Não foi um pouso fácil, e algumas coisas não saíram como planejado. O Philae não lançou os harpões que deveriam firmar ele no cometa e ainda não se sabe por quê. O resultado foi que ele acabou quicando no cometa e voltando para o espaço.

Rosetta vista do Philae

15 segundos depois do impacto, os retrofoguetes foram acionados, e por enquanto o Philae está na superfície do cometa, mas não está firme. No momento, ele está executando uma rotina pré-programada de experimentos científicos.

67P/Churyumov-Gerasimenko visto do Philae

Durante dois dias e meio os 10 instrumentos científicos à bordo farão fotos, analisarão a composição química do cometa, coletarão amostras, e estudarão o campo magnético do cometa. Estes dados são enviados para a sonda Rosetta, que então envia os mesmos para a Terra, onde eles são recebidos 28 minutos depois de enviados.

Philae chega com segurança na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Um dos três pés da sonda pode ser visto no primeiro plano