Planeta Marte é ideal para plantações
Não é de hoje que pessoas na Terra estão reclamando de falta de espaço para a agricultura. Também não é tão recente a iniciativa dos programas espaciais de aterrissar em Marte e descobrir mais sobre o nosso planeta vizinho. Pois cientistas da Universidade de Sydney (Austrália) descobriram algo que pode fazer a humanidade matar esses dois coelhos com uma cajadada só: o ambiente marciano é perfeito para praticar a agricultura.
Para chegar a essas conclusões, os cientistas simularam um modelo de crescimento vegetal em marte para comparar. No caso, as plantas teriam que se desenvolver dentro de cápsulas hidropônicas, e não totalmente ao ar livre.
Os cientistas afirmam que o solo vermelho do planeta é ideal para o crescimento de espécies vegetais, e a gravidade reduzida de Marte irá exigir menos água e adubo do que aqui na Terra. É que o solo sob gravidade marciana é capaz de armazenar mais água, portanto perde menos com a evaporação. Este aumento de eficiência significa que nós poderíamos usar incríveis 90% menos de água para irrigação. O uso de fertilizantes também poderia ser facilmente reduzido, o que torna a plantação muito mais econômica.
Mas a gravidade, que pode ajudar nesse quesito, também seria capaz de atrapalhar. Como a gravidade é apenas um terço da nossa, o fluxo da circulação da água pelas plantas cai de velocidade na mesma proporção, o que poderia asfixiar microorganismos atuantes, além de matar as raízes que necessitam de oxigênio.
Além disso, uma lavoura em Marte poderia ser mais “poluente”. O solo marciano consome oxigênio mais rapidamente e demanda mais, o que resulta em um aumento de 10% nas emissões de CO2. Então, teríamos que arranjar providências para evitar um efeito estufa em Marte também. Isso tudo, claro, se é essa ideia for colocada em prática um dia. [PopSci]
18 comentários
Se eu fosse mais jovem gostaria muito de fazer agricultura em marte ,mas antes precisaria fazer uma estufa pressurizada ,pois a atmosfera de marte te apenas 1% da quantidades de gases da nossa.
A atmosfera no interior da estufa teria que ter pelo menos 70% da nossa e o solo poderia ser o solo marciano mesmo talvez com pequenas correções. No inicio deveria ser só um tanque de agua rico em fertilizantes algas para converte parte do co2 em o2 e um pouco de biomassa. e depois cultivar o solo na…
existe alguma planta que pode sobreviver em marte.
como vcs ainda dormem! O q vcs acham o q os Americanos estão nestes projetos interestelares;seriam de graça? Para meu! Eles estão vendo o lados deles e quando a coisa ficar preta aqui pela terra; eles catam a nave deles e se madam. E tem outra; não vai demorar muito pra coisa feder por aqui.Todos os paises ja tem a tecnologia nuclear; ja imaginou o é isto?.
Se marte irá ser habitado ou não, não sei!, só sei, só sei que se levarem os nosso deputador e parlamentares para lá não irá prestar!
Ia ser legal, talvez mandasse-mos as fábricas da gm, ford,etc para lá, ia ajudar a aquecer o planeta.
Pessoal, isso só foi uma experiência. Ninguém vai plantar nada em Marte. O povo viaja na maionese mesmo.
O problema seria a demora pra se chegar na roça de manhã. kkkkkkkkkkk
Efeito estufa em Marte seria bom para aquecer o planeta, pois a temperatura mais alta registrada lá é de menos 2 graus Celsius…
daniel.. voce fala como se as coisas fossem faceis.. poe a mao na massa pra saber…
o programa para pesquisas para chegar a marte foi dado Start.. inclusive simulações de viagem etc.. acompanha o hypescience que vc ficara por dentro
genivaldo.. se mata… vc nao sabe o que fala.. com seres humanos igual voce, estariamos vivendo em cavernas e acendendo fogueira com gravetos ¬¬
Amigos! Se estamos destruindo a própria casa nossa, imagine se os Ets como nos veem? Como uma raça de GAFANHOTOS terríveis, é bem melhor cuidarmos de nossa casa do que viajar na MAIONESE de ir até marte, acredito que estamos nos destruindo e não haverá tempo de ir até Marte pois já estaremos Mortos. Shalom para todos.
Não sei “pra que” alguém se interessaria em plantar no Planeta Marte. Temos que cuidar do nosso planeta, ele é muito valioso, e rico em espécimes vegetais e animais, solos ferteis até não querer mais.
Deveríamos sim, como alguns comentaram, procurar uma forma de viajar mais rápido pelo espaço, achar planetas habitáveis, procurar vida inteligente e não ficar perdendo tempo com coisas supérfluas. Já éramos para estar muito além do nosso Sistema Solar.
com a tecnologia da Nasa jamais conseguiremos chegar nem na metade do caminho, alias ja ta na hora de fazer naves mais rapidas do que as Apolos que foram a Lua…ou outro pais se interessar a ir pro espaço…
Da para mandar aquele povo do mst para lá.
Com a técnologia que nos temos hoje, jamais iremos à Marte!
“Quando tentarem esta e outras façanhas, vão mudar o nome de Marte para Morte.”
Não entendi…
O problema seria por o ser humano em Marte, devido as suas condições adversas. Mas depois disso, terraformar o planeta seria uma boa opção.
Não há vida em Marte, então não há o problema de modificá-lo conforme o nosso querer. Haverá sim, morte. Mas para haver morte, precisa ter vida; e o contrário também é verdade.
Quando tentarem esta e outras façanhas, vão mudar o nome de Marte para Morte.
Taí uma boa idéia para acabar com o desmatamento na Terra. Só não sugiro criar bois em Marte porque tenho dó dos animais que servem ao prazer e ganância dos humanos.
Isso tudo, claro, se é essa ideia for colocada em prática um dia. (E nós não estaremos vivos para ver)
O que aconteceria com esse texto se esa frase tivesse no começo?