Por que a comida queimada fica escura?

Por , em 2.06.2010

Você resolveu fazer um hambúrguer e deixou ele passar só um pouquinho do ponto. Quando o retirou da frigideira percebeu que ele estava escuro, duro e completamente seco. Mas por que isso acontece com a comida quando queima? Vamos resolver esse mistério!

Toda aquela casca escura que vira carvão acontece por causa do processo de combustão. É uma reação ao calor – os aminoácidos e os açúcares presentes no seu hambúrguer começam a esquentar e primeiro adquirem um tom marrom para depois, quando estiverem queimados, ficarem completamente pretos.

Os açúcares e as proteínas são formados, também, de carbono. Quando eles queimam, é o carbono que forma aquela crosta de carvão.

E se você gosta de sua carne bem passada, cuidado! Quando a carne passa um pouco do ponto, ela pode ter um sabor diferente que muitos consideram mais agradável, mas aquela crosta escura pode fazer muito mal à saúde. Pesquisas em ratos mostraram que comer o carvãozinho pode aumentar suas chances de desenvolver câncer de pâncreas e de próstata. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • Ulisses:

    Muito bom!
    Simples e direto!

    nota 10!

    [x]

  • miqueias charles:

    por que a comida queimada fica escura?_Porque está queimada,ora!!

  • Farofa:

    curti o comentario do hugo
    hsuahushuahs bife com tomate rules

    mas churrasco o melhor é quando você corta a carne e ainda faz múúúúú….
    brincadeira, mas carne de churrasco mal passada é o que há… e bife preto
    shaushu

  • Hugo:

    Ok, como meu bife bem passado com tomate então, pra neutralizar o aumento do risco de câncer de próstata, hehehehe
    Já quanto ao pâncreas, prefiro correr o risco.

  • Marcelo M.:

    Matéria interessante, porém muuuito superficial…

  • Richard Fontana:

    Julgo que tenho uma explicação melhor.
    Proteínas e enzimas são cadeias carbônicas moleculares muito extensas.
    Em sua condição natural, são dispersáveis em água. Como exemplo citamos a Albunina contida na clara do ovo: é uma proteina complexa e em sua condição natural, se misturada a um copo com água, irá dissolver-se completamente naquele meio hidrico. Enquanto que, após cosida ou frita, não apresenta mais esta condição, pois desnaturalizou-se e tornou-se completamente insolúvel em água.
    Ao aquecer, primeiro estas moléculas perdem sua condição natural e transformam-se em um retículo, juntando-se uns aos outros, mais parecido com um plástico e como o próprio nome diz, uma rede interligada é o processo de polimerização. E com isto perdem e então sua condição de dispersão, o que as tornam um alimento não ideal.
    Nosso corpo para absorver os alimentos, estes têm que possuir algumas condições ideais, serem solúveis ou dispersáveis em meio líquido, principalmente água, para que por processo de difusão e osmose possam ser absorvidos pelas paredes intestinais e em sequência sua metabólise. Se não possuem integralmente estas condições, podem até mesmo serem absorvidos, porém tão e s´´o parcialmente.
    Qualquer corpo orgânico ao queimar, apresenta também o processo de oxidação, motivo pelo qual se tornam com coloração acentuadamene mais escura, e no seu limite até negra.
    Espero ter melhor contribuido com o texto acima.
    Londrina, 03 de Junho de 2010 – 18:20 Horas.
    Richard Fontana
    fontana@austenbio.com.br.

  • JUMENTO:

    Coincidencias a parte… estava comentando sobre isso ontem com uma turma. Alguns anos atraz assisti a uma entrevista onde era falado sobre isso… na ocasião, o Bife que muitos gostam de come-lo bem passado na panela, com a tonalidade marrom que dá um sabor diferente pra não parecer sola-de-sapato era prejudicial a saúde por se tratar de “gorduras fundidas”… depois disso, nunca ouvi falar mais nada a não ser hoje que li esta noticia.
    Mas… e o churrasco que a carne chega a quase queimar por fora e ficar “Boi-Berrando” por dentro…????
    Hum, deu fome.

  • Pedro:

    nunca mais deixo meu hamburguer passar do ponto

  • Felipe:

    Matéria bem interessante!

Deixe seu comentário!