Por que adoramos música?

Por , em 17.02.2013

Não importa se você é uma pessoa “seletiva” ou “eclética”: praticamente todo mundo gosta de pelo menos um gênero musical. Curiosamente, mesmo que a música faça parte da história da humanidade há dezenas de milhares de anos, a ciência ainda não descobriu exatamente por que gostamos dela.

Além de evocar memórias e diminuir o estresse, uma boa música pode reduzir dores físicas e aumentar o ritmo cardíaco – mas isso depende, é claro, da relação que você tem com ela. “É o ouvinte que dá vida às emoções na música”, explica o biólogo e musicólogo Oliver Grewe. Assim, uma música que deixa você feliz pode deixar outra pessoa triste, e vice-versa.

Para descobrir o que estaria por trás do nosso apreço pela música, muitos pesquisadores focam nas reações desencadeadas no cérebro. Em 2001, um estudo feito por cientistas da Universidade McGill (Canadá) mostrou que as regiões cerebrais ativadas por músicas marcantes são as mesmas vinculadas a outros estímulos intensos, como comida, sexo e drogas. Além disso, elas também interferem em áreas relacionadas a recompensa e emoção.

Do ponto de vista evolutivo, faz sentido que sintamos prazer com alimentação e sexo. Mas e com a música? Teria ela alguma relação com nossa sobrevivência? Ainda é um mistério.[Life’s Little Mysteries, LiveScience, foto]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • homonimundo:

    Eu poderia escrever a respeito, mas achei algo mais completo e definitivo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Música

  • Jairo Júnior:

    Creio que gostemos de música porque elas atuam como um instrumento de interação social.

  • Genildo Siqueira:

    Tenho uma opinião pessoal quanto ao motivo do porque adoramos música, estive observando certa vez, um jovem com retardamento mental e outras limitações que o alienava do mundo a sua volta, de repente, começou a tocar uma música com uma batida agradável e aquele jovem acompanhava o ritmo com certa dificuldade mas era notório que a música mexia em algo no seu interior. O que quero dizer com isso? Volto a afirmar, essa e’ uma opinião pessoal. Deus, na minha crença, foi quem formou o homem segundo a sua imagem e semelhança, e dentre tantos meios de ser Adorado, um deles e’ através da música, então creio que a ciência por mais que teorize, nunca encontrara’ resposta fora de Deus, assim como no passado o homem acreditava que a Terra era redonda, no Antigo Testamento já dizia no inicio do Livro de Jo’ que a terra era redonda, quando Deus pergunta para Satanás de onde vens? A resposta foi: De “rodear” e passear pela Terra, aí já estava registrado que a Terra era redonda.
    Quanto a música, creio que Deus colocou no homem o gosto por ela para que a manifestassem em adoração (a Deus) e deleite pessoal do homem.

  • Daniel Dias:

    Quem reconhece de quem eh essa musica sem procurar no google: “one good thing about music is when it hits you fell no pain. So hit me with music..”?

  • Lucas Noetzold:

    Que temos audição para um propósito evolutivo é fato, então creio que a música imita sons que alertam nosso lado instintivo, e traz com ele as emoções agregadas. Mas não é apenas disso que música se trata, também tem todo o lado de memórias relacionadas (não só à música mas também a melodias que podem estar em mais de uma) e talvez outras coisas que não sei.

Deixe seu comentário!