Por que todos os objetos que brilham no escuro são verdes?

Por , em 9.06.2011

Já reparou na cor daqueles adesivos que brilham no escuro e que as crianças adoram grudar no teto do quarto? Se não, observe: eles são sempre verdes. Além deles, diversos outros objetos feitos com material fosforescente, desde máscaras assustadoras a prêmios de redes de fast food, apresentam a mesma coloração. Afinal, por que tudo que brilha no escuro é verde?

Embora existam muitas cores que podem potencialmente ser usadas nos objetos descritos acima, a coloração esverdeada é de longe a mais popular e mais comum. Parte da razão é psicológica: por algum motivo, as pessoas acham mais aterrorizante casas mal-assombradas repletas de objetos verdes do que, digamos, azul ou amarelo. Esse fator se estende aos brinquedos também.

Mas a razão mais científica é que os itens fosforescentes, que absorvem energia (nesse caso a luz) e lentamente re-emitem essa energia, têm como base a mesma substância química: o sulfeto de zinco. Esse produto químico é geralmente misturado com outras substâncias que o tornam mais estável e versátil para utilização em tintas, plásticos e outros aplicativos.

O sulfeto de zinco não é tóxico, é relativamente barato de produzir (tornando-o perfeito para brinquedos de baixo custo) e, ao brilhar, exibe naturalmente a característica cor verde. Os fabricantes de brinquedos poderiam adicionar (e às vezes efetivamente o fazem) outras cores à base de sulfeto de zinco fosforescente. No entanto, o resultado é muitas vezes menos brilhante e menos durável que o original esverdeado.[LifesLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

19 comentários

  • Dowglasz NRamachandra:

    Qual a diferença entre FLUORescente, FLORescente e FOSFORescente?

  • matheus:

    meu amigo, as pulserinhas de baladas nao sao fosforescentes e sim quimioluminiscentes … pois ela nao absorve energia para depois refletir … sao compostos quimicos que ao entrarem em reacao produzem diferentes cores

  • LuckyLucianoBM:

    Onde acho pra comprar, se souberem de um atacado que vende muitos, postem os links.

  • ShadowsAV:

    Errado. A luz vem de dois tipos de fontes, objetos luminosos e objetos iluminados. Os luminosos emitem luz própria e a cor da luz vai depender de fatores físicos e químicos internos, por exemplo, o Sol, seu tamanho e sua densidade influenciam sua cor.

    Objetos iluminados são os objetos que recebem luz, então, existe o fator externo de algum objeto luminoso mais o fator interno que são suas propriedades. No caso das plantas elas captam energia solar, mas, pelo menos na luz visível, ela absorve apenas as ondas de comprimento baixo e alto, as ondas de comprimento médio ela não absorvem tão bem, por acaso as ondas de comprimento médio são verdes que são refletidos. Se nosso Sol fosse mais fraco, elas provavelmente não sobreviveriam, ou teriam que se adaptar.
    Pessoalmente penso em um verde bem escuro e não em um preto (sim, cor preta seria a melhor possível…). Espero ter ajudado, se tiver algum erro e alguém puder corrigir.

  • jean Moraes:

    gostei interessante, sempre quis saber se era toxico e porque brilhava, 😀

  • Henrique:

    Tenho garrafinhas da coca cola, do atenas 2004 e a garrafinha do atenas brilha no escuro.

  • Cla:

    Coisas fosforescentes que não são verdes só consigo me lembrar dessas pulseirinhas que usam em festas (formaturas, normalmente)

    • nai:

      Em pulseirinhas usadas em festas o fenomeno não é a fosforescencia e sim quimiluminescencia. São processos diferentes. Repare que para que as pulseirinhas emitam luz é necessário que vc dobre elas, misturando os liquidos que tem dentro.

    • Cla:

      Mas a fosforescência não pode ser obtida através de reação química?

    • nai:

      Desconheço. Mas a principal diferença entre a fosforecencia da quimiluminescencia, biolominescencia, eletroluminescencia entre outros é o tempo que o elétron permanece excitado. Na fosforescencia esse tempo é maior do que nos outros e por isso ele fica mais tempo “aceso”.

    • Dowglasz NRamachandra:

      Essas pulseiras brilham no escuro, mas no claro também. #fail

  • SabrinaS:

    Bem Interessante, gostei, sempre quis saber o pq que era verde:D (meu quarto é cheio desses objetos hehe)

  • squish:

    Usando uma caneta led UV (daquelas canetas com lampada para detectar notas falsas) em alguma coisa com material fluorescente, você consegue um efeito bem interessante…

  • Natália Cristina:

    O teto do meu quarto é cheio desses trecos que brilham no escuro.
    Eu lembro dos geloucos, eu ainda tenho guardado g.g

    • Renê A.:

      eu tambem tenho geloucos guardados…rsrsrs

  • vinicius:

    Me lembrei agora dos Geloucos da Coca, eles eram coloridos mas brilhavam verde. Ô infancia. kkkk

  • lucas:

    tenho umas figuras coladas.

  • António Toscano:

    Tenho estrelinhas no meu quarto. Amo FLUORESCEEEENTEEEE!

  • jonheca:

    Os ponteiros do meu relógio de pulso analógico no centro são verdes e luminosos no escuro até perder a tal luminosidade. 😉

Deixe seu comentário!