Primeira turbina de energia das marés é ligada

Por melhor que soe a idéia de uma serpente marinha robótica gigante gerarando energia elétrica das ondas, uma alternativa real, pela primeira vez, colocou energia elétrica gerada pelas marés em uma rede nacional de alimentação.
A turbina de £10 milhões (de R$31,7 milhões), chamada de SeaGen está localizada no Norte da Irlanda e atualmente gera energia suficiente para abastecer 150 casas.
A turbina funciona como um gerador eólico subaquático e possui dois rotores que são propelidos por um dos fluxos de maré mais rápidos do mundo, com velocidade de até 8 nós, em Strangford Lough.

Ela está posicionada a cerca de 400m da costa e funcionará durante 20 horas por dia. Não há como produzir energia durante as mudanças de maré, pois a velocidade cai para apenas dois nós.
Quando estiver totalmente operacional a SeaGen irá gerar 1.2 megawatts de energia, fornecendo o suficiente para abastecer mil residências.
A energia das mares é criada pelo movimento relativo entre a Terra, o Sol e a Lua, que interage com forcas gravitacionais.
Apesar de ser uma forma mais cara de tecnologia para desenvolver, as marés são muito mais previsíveis do que energia solar ou eólica.
É um tipo importante de energia renovável que nunca havia assumido proporções e custos tão altos.
Se você está preocupado que as lâminas da turbina possam ‘liquidificar’ focas, e outros tipos de vida marinha comuns da região, não se preocupe; as lâminas gira a apenas 10 ou 15 revoluções por minuto, é difícil que sejam uma ameaça para os animais marinhos. [Daily Mail, Gizmodo]
Como funciona a força das marés:
5 comentários
ACHEI LEGAL,ESTAREI PARTICIPANDO DE UMA FEIRA E GOSTARIA DE UTILIZAR ESTE PROJETO.COMO POSSO FAZER FUNCIONAR?
pow essa forma de obter energia e muito interesante na minha escola vai ter uma fera de ciências e minha professora de física sugeriu que a nossa turma apresente essa forma de obter energia através das marés eu como sou um apaixonado pela a física fiquei muito interessado pois era una forma de obter energia que eu não sabia .
Video com um modelo desse tipo de gerador:
Youtube: s-FiCLc5-dI — Turbina Maremotriz (OpenHydro)
Giezi:
http://www.downloader9.com/
Sou Eng. Mecanico e tambem professor de fisica. sempre recebo noticias interessantes via email. Gostaria de saber como eu faço para gravar esse video sobre o funcionamento dessa turbina gerada pelas marés?