Primeiro cinturão de asteróides descoberto além do nosso sistema solar: nova descoberta revela aspectos surpreendentes

Por , em 9.05.2023

Fomalhaut, uma estrela localizada a aproximadamente 25 anos-luz da Terra, tem intrigado os astrônomos há anos, mas uma nova pesquisa mostra que o sistema é mais complexo do que se pensava anteriormente. Um grupo de cientistas da Universidade do Arizona e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA publicou um estudo na Nature Astronomy, que revelou a existência de três campos de detritos diferentes ao redor de Fomalhaut.

O cinturão de detritos mais interno é semelhante ao cinturão de asteróides do nosso sistema solar, mas é muito maior do que o previsto, estendendo-se de aproximadamente sete unidades astronômicas a cerca de 80 unidades astronômicas. O segundo cinturão de detritos, situado fora do cinturão mais interno, está inclinado a 23 graus e pode ser o resultado de planetas não descobertos na órbita de Fomalhaut. O terceiro cinturão de detritos é comparável ao cinturão de Kuiper do nosso sistema solar e inclui uma característica única chamada Grande Nuvem de Poeira. Os cientistas especulam que pode ter sido criado pela colisão de duas enormes rochas espaciais com mais de 644 km de largura.

O principal autor do estudo, András Gáspár, sugeriu que pode haver três ou mais planetas do tamanho de Urano e Netuno em órbita ao redor de Fomalhaut. Os astrônomos estão agora analisando as imagens do Telescópio Espacial James Webb (JWST) que podem revelar a presença desses planetóides. Espera-se que o JWST forneça uma compreensão mais aprofundada do sistema Fomalhaut, permitindo aos cientistas estudar a estrela e seus detritos circundantes com mais detalhes.

O sistema Fomalhaut provou ser um mistério para os astrônomos, com seus campos de detritos e planetas potencialmente não descobertos. George Rieke, um dos astrônomos do estudo, descreveu o sistema Fomalhaut como um “romance de mistério”, imaginando onde os planetas estão em relação aos campos de detritos. No entanto, com o uso de novas tecnologias e pesquisas, os cientistas estão avançando para desvendar os mistérios desse fascinante sistema. [Engadget]