Proteína na urina pode prever doenças nos rins

Por , em 1.08.2010

Uma nova pesquisa alerta que médicos podem ser capazes de prever lesão renal e proteger seus pacientes procurando proteínas na urina. Pacientes com níveis mais elevados de proteína, ou albuminúria, tem um aumento de quase cinco vezes no risco de desenvolver lesão renal aguda, relataram os pesquisadores.

Um teste barato e fácil pode fornecer uma maneira de prestar atenção nos danos nos rins e aperfeiçoar o método atual de identificá-los, chamado de taxa de filtração glomerular estimada.

A lesão renal aguda é comum quando as pessoas estão no hospital, sendo que é uma doença vista em 1,6% de todos os pacientes de hospital. Ela ocorre quando os rins perdem a capacidade de filtrar os resíduos do sangue.

A lesão renal aguda pode ser reversível se um paciente é saudável, mas muitas vezes resulta em doença renal crônica e insuficiência renal necessitando de diálise ou transplante renal. Ou seja, pode levar a coisas ruins no futuro e colocar as pessoas em risco muito maior de morte.

A pesquisa estudou 11.200 pacientes, olhando para os seus registros médicos. Todos fizeram o teste de albuminúria como parte de seus cuidados. Mesmo os baixos níveis de albuminúria indicaram que um paciente veio a desenvolver lesão renal aguda, segundo os investigadores.

Esse ferimento no rim pode ocorrer quando os pacientes recebem medicação ou corantes de contraste intravenoso para deixar os seus órgãos internos visíveis durante a tomografia computadorizada, ou procedimentos em artérias coronárias.

A lesão renal aguda pode ter uma ligação genética também. Cientistas encontraram uma ligação entre uma variação única letra no código genético e as concentrações de creatinina sérica, a proteína que indica doença renal crônica.

Segundo os pesquisadores, essas descobertas podem levar a melhores maneiras de tratar e prevenir doenças renais. [Reuters]