Psicólogos analisam a retórica de “conspiracionistas”

Por , em 29.07.2013

Quase 12 anos se passaram desde o ataque ao World Trade Center em 2001 e até hoje o tema inspira discussões fervorosas na internet, especialmente entre pessoas que acreditam na “versão oficial” da história e as que defendem “versões alternativas”.

Para retratar a retórica usada pelos defensores dos dois “fronts”, pesquisadores da Universidade de Kent (Reino Unido) analisaram as seções de comentários de mais de 2 mil notícias divulgadas online sobre o 11 de Setembro. Por um lado, quem defendia a versão oficial, de que teria sido um ataque externo, normalmente apresenta uma atitude mais hostil ao tentar convencer os outros. Já aqueles que defendiam explicações extra-oficiais (de que o ataque foi premeditado pelo governo dos Estados Unidos, por exemplo) tinham mais propensão a se referir a outras “teorias conspiratórias” não diretamente relacionadas com o tema – como aquelas a respeito das mortes de John F. Kennedy e da Lady Di.

“Teorias da conspiração normalmente dizem mais respeito a desacreditar a história oficial do que a acreditar em uma alternativa, e isso se reflete em como muitas dessas discussões online ocorrem”, explica o psicólogo Michael Wood, um dos responsáveis pela análise.

Os resultados da pesquisa foram publicadas no periódico Frontiers in Psychology.[Medical Xpress, Frontiers in Psychology]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Wander Garcia:

    assitam no youtube: Zeitgeist. Este vídeo está em inglês e explica de forma muito simples como e quem controla o poder mundial. Muito interessante!

  • Vitor Flores:

    ATENÇÃO, EXTRA! EXTRA! O PRÉDIO QUE FICAVA ATRÁS DAS TORRES FOI EVACUADO BEM ANTES DOS AVIÕES ATINGIREM AS WTC. ESTE PRÉDIO ERA DE ARQUIVOS E DE GRANDES INVESTIGAÇÕES SECRETAS. TUDO FOI DESTRUÍDO

  • Juliano Zennaro:

    Agora vão acusar o autor do texto de pertencer aos illuminatis e de ser financiado por uma megacorporação imperialista, com o objetivo de fazer com que as pessoas que leem o texto acima convença outras pessoas de que teoria da conspiração não é algo sério.

  • Leandro Tavares:

    Esses “conspiracionistas” estão por toda parte! Até aqui nos comentários…

  • MICHAEL FURINI:

    eu só gostaria de saber aonde foi parar o aviao que dizem que caiu no pentagono, pois as fotos diponiveis na net nao mostram nenhum destroço nada nem mesmo um pequeno fragmento que lembrace uma aeronave mesmo de pequeno porte, pra me convencerem do incidente grande tem que me explicar o pequeno.

  • Henrique Cardoso:

    Engraçado que as caixas pretas dos aviões que atingiram o WTC não foram encontradas, que é feita de uma material extremamente resistente.

    A temperatura passou dos mil graus, em algumas regiões chegou a dois mil graus e derreteu estrutura de aço que causou o desmoronamento das torres, segundo as autoridade.Talvez seja o único edifício que tenha desmoronado por incêndio na história da humanidade…Até o edifício Joelma que queimou durante horas está reformado intacto e hoje é conhecido como Edifício Praça da Bandeira localizado em São Paulo.

    Outros incêndios já haviam afetados edifícios americanos, que queimaram durante horas e não caíram e foram reformados…

    Já os passaportes dos “terroristas” que são de um material conhecido como papel foi encontrado quase intactos…

    Até hoje o FBI não tem provas concretas que foi Osama o arquiteto dos atentados… Na época na página da FBI constava Osama como procurado mas não era mencionado o fato dos ataques. Questionado o FBI assumiu que não haviam provas o suficiente para incriminar Osama.

    Em uma tentativa desesperada do governo de incriminar Osama lançou um vídeo falso, usando talvez um dos piores covers do Bin Laden onde ele aparece escrevendo com a mão direita, sendo que na página do FBI informava “Left Hand” ou canhoto em português e ainda usava relógio que é proibido pela religião de Osama.

    Ridicularizar esses fatos é o que eles fazem de melhor, é claro são cientistas da manipulação de massas.

    • Henrique Cardoso:

      As torres foram construídas para suportarem impactos por colisões aéreas, Inclusive a colisões de Boeings contra as torres…Isso quem disse foram os próprios engenheiros que construíram as torres.

Deixe seu comentário!