Sobre Psicopatas: trata-se de maldade ou doença?

Quando Brian Dugan alegou culpa no caso de estupro e assassinato de Jeanine Nicarico, uma garota de sete anos, ele parecia ser a imagem perfeita de um serial killer.

Ela foi assassinada em 1983, mas Dugan só se declarou culpado em 2009. No meio tempo, ele foi condenado a diversos estupros, além do assassinato de outras duas pessoas – uma menina também com 7 anos e uma enfermeira de 27. Se a pena de morte fosse permitida em Illinois, ele teria sido executado.

O mais chocante, entretanto, é que ele não demonstrou nenhum remorso pelos seus atos. Agora, cientistas acreditam que sua falta de sensibilidade talvez esteja ligada às razões de cometer os crimes.

Estudos sobre psicopatas

O neurocientista da Universidade do Novo México, Kent Kiehl, realizou ressonâncias magnéticas no cérebro de Dugan, buscando entender se o seu comportamento antissocial estava relacionado ao modo como seu cérebro funciona.

“Ele não consegue entender porque as pessoas se preocupam com o que ele fez”, afirma Kiehl, descrevendo as entrevistas com Dungan. “Clinicamente, é fascinante”.

O Dr. Kiehl é visto como um pioneiro em uma área delicada da neurociência: a tentativa de entender as funções cerebrais de um psicopata e usar isso para desenvolver soluções dessa condição.

Isso é delicado porque, há muitos anos, homens como Dugan são definidos como maus, e não doentes.

Na literatura e no cinema, o termo “psicopata” não é usado como alguém a se ter “pena”, ou empatia, mas sim como algo a se temer. Kiehl possui outra visão: “Eu enxergo os psicopatas como pessoas que estão sofrendo de uma desordem, então não uso a palavra mau para descrevê-los”.

Mas então o que é um psicopata?

“Clinicamente, definimos psicopata como alguém com altos índices de falta de empatia, culpa e remorso”, define o especialista. “Eles são muito impulsivos, e tendem a não fazer planos ou pensar antes de agir. Isso costuma acontecer em uma idade jovem”.

Nós sabemos que muitos presidiários mostram sintomas de psicopatia, mas até agora foi apresentado pouco estudo sobre suas condições.

Para analisar o caso, o laboratório de Kiehl construiu uma máquina de ressonância magnética móvel. Ele usou o equipamento para duas formas de análise do cérebro de Dugan: sua densidade e funcionamento.

“O cérebro dele possui níveis pequenos de densidade no sistema límbico”, comenta o especialista. Esse sistema é formado por várias partes, entre elas a amígdala e o hipotálamo, e é responsável pelo processamento das emoções.

No último século, pessoas com danos nessa área cerebral têm sido estudadas porque seu comportamento subitamente mudava, tornando-as antissociais.

“Acreditamos que esses sistemas não se desenvolveram normalmente no cérebro de Brian”, afirma Kiehl. E isso talvez esteja determinado geneticamente.

Ele também monitorou as reações do cérebro de Dugan a diversas imagens angustiantes, como pessoas sofrendo.

As imagens revelaram que há pouca atividade no sistema límbico de Dugan. “Ele saía das sessões e dizia ‘nossa, tive problemas em processar o que você me pediu'”, conta Kiehl. “Ele fez mais erros do que outros fariam”.

De acordo com o especialista, isso prova que psicopatas têm falta de habilidade emocional, assim como outros não têm muita habilidade intelectual.

Ele encontrou outros resultados similares em prisões americanas. Isso demonstra que Dugan simplesmente não tem ideia do problema causado. “Conversar sobre os crimes é como perguntar o que ele comeu no café da manhã”, comenta.

E não espanta, em certo sentido, que pessoas com comportamentos sociais tão diferentes tenham cérebros distintos. “Mas é só agora, com as imagens cerebrais, que as pessoas estão repensando isso”, afirma Kiehl. “Isso tem um grande poder de influência no sistema legal”.

E o que o sistema judiciário deveria fazer com esse conhecimento?

Pesquisas como essa têm dado corda ao debate de como o sistema legal deveria mudar, conforme descobrimos os motivos por trás do mau comportamento. Há uma visão de um futuro onde o julgamento moral de um crime seja substituído pela visão de que alguns comportamentos são culpa de doenças não tratadas.

Kiehl não enxerga nenhuma mudança no sistema de julgamento de psicopatas violentos. Mas isso pode levar a tipos diferentes de sentença – em particular o fim da pena de morte nos EUA para criminosos desse tipo.

“Minha esperança é que a neurociência ajude o sistema legal a entender que esses indivíduos possuem uma desordem cerebral, e ela pode ser tratada”, comenta o doutor.

Ele ainda complementa que o tratamento não deveria começar após um ato terrível, mas com crianças que apresentam os sintomas do problema.

Kiehl afirma que a vida de Dugan tem momentos chave onde intervenções poderiam ter sido feitas. “Brian sofreu quando era muito pequeno. Ele fez as coisas clássicas: colocar fogo em coisas, machucar animais, irmãos e irmãs”.

Apesar de ele ter se consultado com especialistas em crianças, eles não possuíam o entendimento necessário da sua condição. Crianças com sintomas de psicopatia geralmente respondem mal às técnicas usadas com crianças de comportamento apenas inadequado.

Devido à falta de capacidade emocional, quando professores tentam fazer com que eles sintam remorso, isso os deixa confusos, gerando ainda mais vontade de machucar os outros.

A esperança agora é desenvolver um diagnóstico específico para esse tipo de criança, e a partir daí programas e tratamentos. Na essência, as reações que temos naturalmente devem ser ensinadas para essas crianças de modo intensivo e constante. “Podemos prevenir que individuos como Brian se tornem o que são hoje”, afirma Kiehl.[BBC]

Por: Bernardo StautEm: 16.11.2011 | Em Comportamento, Principal  | Tags: , , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

77 respostas para “Sobre Psicopatas: trata-se de maldade ou doença?”

  1. Não sei ou pelo menos não me lembro de ter contacto com um psicopata. Tenho assistido em filmes de terror vários casos de indivíduos com uma obsessão extrema pelo crime de homicídio.

    Tenho dúvidas em relação à definição científica do psicopata segundo a qual é um indivíduo muito impulsivo e tende a não fazer planos ou pensar antes de agir. Normalmente e pelo que tenhoa assistido, aparentemete os psicopatas tendem a parecer muito inteligentes. Todo o cenário de crime em que estão envolvidos é feito coberto de uma astúcia e “fraude” à inteligência dos outros. Parece até que conseguem ludibriar mais a polícia do que os outros criminosos que planificam com antecedência os seus actos.

    Pelas imagens que se apresentam lá em cima, parece-me de acolher a teoria do criminalista Lembroso, segundo a qual, pela cara é possível saber que o indivíduo tem natureza assassina.
    Aniano Tamele

  2. Pessoas boas e más…. opinião diferente só.
    Não vejo problema nenhum em ser manipulador, idiota é quem se deixa manipular. Mentir é algo normal e para a sobrevivência, é necessário.
    Todos possuem um “monstro” dentro de si. Tisc, tisc, hipocrisia.
    Não dizendo aqui que sou a favor de matar os outros, e torturar, sem um motivo aparente, mas do jeito que as pessoas falam, nossa são “santos”. Bem, continuem na sua eterna bondade, e eu continuarei com minha máscara fingindo engolir pessoas como vocês.

  3. Psicopatas não tem e nunca terão problemas mentais! Por que é tão dificil aceitar que as pessoas podem ser simplesmente más? E quer saber mais? psicopatas não são se quer seres humanos! E não falo apenas desse tipo aí que mata. Seres dissimulados, falsos, que enganam até os melhores especialistas. Não fazem nada que não seja por algum interesse malévolo por trás. Por puro prazer. Sabe o que faz um psicopata ter um dia ruim? Não destruir,não enganar, e não prejudicar ninguem. E isso não é doença não!Eles podem fazer isso de uma forma tão perfeita que ninguem percebe. Pouquissimas são as pessoas que conseguem perceber.E não achem que vivem mal não, pelo contrário. Um monstro desse aí com objetivos de ser um diretor de uma empresa por ex: derruba quem precisar derrubar, cria intrigas, mente,e por incrivel que pareça,dependendo dos ingênuos que estejam ao seu redor eles conseguem. Já nascem assim se esse tipo aí tiver a chance de ser criado no melhor lar,com todas as possibilidades de se desenvolver bem. ainda assim vai se tornar sem carater, vai pro lado mal da vida. Por que a única forma do cerebro desses monstros sentirem prazer é a maldade.O único tratamento para a um psicopata é a morte. O que esse médico fala aí contraria o que todos os outros falam. Se hoje esse monstro fosse liberado, a primeira coisa que faria seria destruir esse médico e a familia dele, não existiria nada mais prazerozo do que isso. Para um psicopata lógico

    • Que pensamento infeliz, hein? Você foi totalmente levado por uma observação pessoal, notavelmente guiada pela emoção. Olha, vamos pensar melhor e com calma: se há pessoas que sentem prazer na dor alheia, algo de errado existe aí, concorda? Bom, se algo de errado existe, isso é ocasionado por uma doença, concorda?

      Nenhum ser humano mataria um ser indefeso como uma criança apenas “por diversão”, estando na ausência de drogas/bebidas/problemas emocionais. Maldade, nesse sentido, não se aplica. Sabe o que é ser mau? É pensar no próprio bem sem se importar como bem alheio. Sabe o que é ser bom? Se importar com o próprio bem e com o bem alheio. E ambas atitudes estão dentro de um limite.

      Como já percebeu, na vida todos nós temos nossos momentos de bondade e de maldade. A doença é observada quando o limite é excedido. E não é só na maldade excessiva. Também existe bondade excessiva, e por que não classificá-la como desordem mental? Exemplo: um milionário resolve doar toda a sua fortuna para os mais necessitados de um dia para a noite, no entanto não dá a mínima para o que ocorrerá com ele mesmo. Nesse caso poderíamos chutar alguém que sofre de algum tipo de problema onde esta crê que “poderá salvar o mundo”, o que é um plano inútil, a não ser que a humanidade majoritariamente um dia passe a trabalhar em função de uma realidade melhor.

      Claro, existem pessoas que manipulam outras para chegar aonde querem ou terem momentos de atenção. Isso também pode ser doença. Pesquise melhor e observe que há desde gente com complexo de superioridade a boderlines que se encaixam aí, só para começo de conversa.

    • Pelas leituras que acompanho e fatos verdadeiros e fictícios, concordo com a opinião acima de que o psicopata não é um doente e é inteligen

  4. errado, psicopatas tem total compreensão do q acontece e de pq são julgados. só nao se importam. e nao é todo psicopata q é impulsivo, alguns conseguem planejar e calcular friamente o q vao fazer, esses sao os mais dificeis de serem presos.

  5. eu entendo sobre o que está escrito.
    ja fui em muitas clinicas psiquiatricas, minha mae é bipolar e alcolatra, o bixo pega bunito, é feio!
    sei onde a loucura chega, minha mae e uma otima pessoa,
    mas qnd pira nao mede muito nao.
    sei que é doenca, e tenho pena dela por pirar e nao ser a pessoa boa e sensivel que de fato é!
    mas eu tenho um filho, e se um dia alguem doente ou nao,
    estruprasse e matasse ele, ou eu ia querer justiça ou o
    proximo psicopata iria ser eu.
    eu seria preso?
    obs: eu sou a pessoa que mais a ajudo, corro atras, converso, do suporte, o carvalho a 4!

  6. em vez de todo mundo ter mais atencao ao que fala , mas nao … , preferem meter bala a discutir pacificamemte , que triste isso em pleno seculo 21 e a ignorancia reina absoluta e inabalada. prefiro curtir a vida um pouco , a gastar o tempo lendo estes miseros comentarios.

  7. Na minha opinião “Psicopata” é uma mente doentia que o cara tem, e recebe pensamentos de vários espíritos malígnos o que o estimula a ter praticas homicidas.
    Para mim isso não se rsolve com remédio e sim com terapia e seções de desobeceção.

  8. Acho que esse médico apresenta proposições que contrariam tudo que outros psiquiatras dizem, quando ele fala que psicopatia pode ser tratada. Me parece que ainda não. Também discordo quando ele diz que não gosta de chamar os psicopatas de maus. Ora, eu entendo eles não sentirem empatia, por causa da constituição cerebral, etc. MAS NÃO POSSO ENTENDER O PRAZER QUE SENTEM EM CAUSAR DOR NOS OUTROS, isso o doutor não comentou!! Quem sente prazer na dor alheia é mau sim!

  9. concordo plenamente com vc jonatas ?este safado desgraçado, ,maluco, pedofolo , nao tinha que ser so fuzilado, so nao pra ele e pouco.de doido nao tem nada.ele tem que pg porq fez, jogar ele na fornalha

    • é isso mesmo, olha que beleza olho por olho dente por dente, vamo continua com esse sentimento de vingança galera, muito lindo se rebaixar e matar o cara que mata. (y) Ao invés de criar uma cultura de paz continuamos com essa mania de aaaah vamo mata memo! Melhor um psicopata morto do que um alguem tratando dele vivo! Desculpe mas eu sou contra esse tiipo de linha de raciocinio de vingança e pena de morte, assim como ele não tem o direito de matar outro ser também não tem ou o carrasco que puxa o gatilho e que afia a lâmina da foice é inato? Entende o que quero dizer?

    • Ta com pena do psicopata??? Leve ele para a sua casa.
      estrupou?? e ainda matou??? deve morrer tambem!

    • To com pena de você por ter um pensamento baseado em vingança. Veja só o psicopata logo acima e você desejando a morte de quem está argumentando e só ele é psicopata? Não sinto pena, só sinto dó assim como de você que infelizmente acha que a unica solução para esses casos é morrer.

    • Facil falar quando vc esta de fora da situacao…A realidade eh bem diferente!

    • Diga por sí própria, você está nessa realidade?! Digamos que sua mãe é uma psicopata e mata minha irmã de 12 anos você gostaria que sua mãe fosse julgada dessa forma? você acha certo ela tirar a vida de outra pessoa? Tenho certeza que não acha, então porque alguem que não é deve? o que é pior do que um pensamento psicótico de um doente mental do que um pensamento baseado em vingança e na forma de justiça que tem como fundamento a tortura, a morte! Qualé p****, fica falando de “ai como é errado ser psicopata” ou “ai como é horrivel a situação e como você não sabe porque não tá nesse mundo”. Tenho uma coisa pra dizer eu realmente não sei como é estar nesse meio e Agradeço à Deus por não ter que lidar com essa situação mas de uma coisa eu sei, que o errado é desejar à alguem uma pena de morte! O que você não deseja pra você não se deseja para os outros! Disso eu tenh0o certeza porque não existe pensamento mais cabal do que um alguem desejar a morte a alguem e o criticar por fazer o mesmo! Depois vão falar que o carrasco que tem culpa de matar mas esquecem de quem mandou alguem para lá! Imagino o que aconteceria com o Mundo se pessoas como vocÊs tivessem poder pra decidir algo. Não querendo falar mal mas já falando, o mundo estaria pior com esse tipo de ideologia :S

  10. Não concordo em tratar psicopatas somente como doentes mentais.

    Sim, eles têm um problema mental. Mas, não é só isso: também têm um problema social vinculado à doença.

    Se quer se criarem leis específicas para esse tipo de louco, também se deveriam criar leis específicas para quem fosse trucidado por eles.

    O Direito não deve viver em função de quem o viola, mas de quem o respeita. Atribuir “coitadismo” só faz impedir que a Justiça seja feita.

    • E por que diabos a família dele tem culpa em ele ter nascido um psicopata?
      Você gostaria de pagar pelo fato de um irmão seu ter nascido com psicopatia?

      Parece que não vale nada ler um artigo desses para as pessoas! Será que é tão difícil assim de entender que ele tem uma doença?

      Ele pode ATÉ saber que é errado fazer isso, mas ele fez, porque ele não sabe POR QUÊ é errado fazê-lo, ele não entende o motivo.

      Usarei um exemplo bem simples e incomum:
      Como se você bebesse Coca Cola, e soubesse que é supostamente errado beber Coca Cola, mas você é INCAPAZ de entender porque é errado beber Coca, e nem sequer se sente culpado por fazer isso. Logo, você não vai parar com esse hábito.

    • E não de uma de moralista pro meu lado. Se um monstro desses colocasse as mãos em uma pessoa de tua família ia querer arrancar a cabeça dele.

    • Meu irmão é psicopata, eu posso jurar isso, ele é médico, passa por cima de tudo e de todos para conseguir o que quer, extorque os pais… e simplesmente é normal para ele, brigar e humilhar todos e ser o centro das atençoes. ele não mata ninguem mas é muito dificil conviver com gente assim…

  11. Maravilhosa reportagem!
    Cuidar de nossas crianças hoje para que possam se tornar bons adultos amanhã.
    Torço para que a ciência continue tendo sucesso em suas pesquisas e que consigamos julgar menos e procurar entender mais o próximo.
    Paz em nossas vidas!

  12. essas imagens cerebrais sao superficiais e nao levam e conta a forma como o cerebro se conecta como um todo. Algumas pessoas com doenças cerebrais conseguem controlar seus impulsos. o cerebro esta longe de ser completamente compreendido e deveriam fazer mais pesquisas antes de tirar conclusoes preciptadas.

    hj em dia qq comportamento ruim é um problema cerebral. daqui uns dias roubar milhoes do governo sera considerado um problema cerebral tb. pobre paulo maluf… nao sabe oq faz.

    se continuar assim pode chegar a era em que a neurociencia vai decidir se vc é bom o suficiente pra viver na sociedade. ao nascer voce sera batizado por um coquetel para “normalizar a sua bondade”. se isso nao resolver voce sera examinado a luz da toda poderosa ciencia e julgado por seus pecados, e mais um coquetel na veia pra te trazer de volta a luz, e se no fim ainda nao resolver voce sera banido para as profundezas de um hospital psquiatrico. hummmmm.. acabei de ter um dejavu…..

  13. Eles têm que ser punidos sim, pois por mais que não signifique nada pra eles, eles sabem que aquilo é socialmente inaceitável, mesmo não ligando para as regras da sociedade ele é racional e sabe que matar e outras coisa é errado.

  14. Quem se importa com a causa? Maldade ou doença, não faz diferença. Mas se quisermos que a raça humana não se auto-extermine, cada ser humano deve assumir seu papel na sociedade. Por bem ou por mal, por vontade própria ou por força. Matá-los só se for por uma questão de poupar recursos que poderiam ser gastos com alguém que produza. Mas insisto que melhor que não gastar com eles, é lucrar com eles. Força os caras a serem úteis. A construir escola, fazer ferrovia, o que for.

    • é a primeira vez que vejo uma pessoa, no século XXI, apoiar trabalho escravo!

    • Trabalho escravo?? Trabalho escravo eh o nosso, trabalhador da classe media que soh se f*…e ainda paga os trilhoes de impostos que os corruptos levam pros seus bolsos, enquanto os presidiarios sao “sustentados” pelo nosso suor, sem fazer uma minima atividade pra melhorar a sua condicao…Bacana mesmo eh a tal prisao da cueca cor de rosa!!!
      Inventa um lugar assim pra esses psicopatas, pedofilos e outros humanos bizarros, pra que eles se sustentem a si mesmos. Quero ver ter tempo pra pensar em fazer merda por ai…

  15. Jonatas voce falou dos corrupitos ?? e um cidadao se sentiu ofendido, O SR Fernando,veja bem Fernando estes politicos corrupitos que desfilam de avioes ,carroes, tdo pago pelo povo,eles nao tem dó de um morador de rua, ou de um q vive de 545 reais ou um q vive do bolsa familia, eles roubam bilhoes, e q se dane ,quem esta com fome ,sem emprego,sem medicos ou sem segurança é o caso de muitas favelas ou mesmo bairros nobres, se voce viver um dia um drama destes voce vai pensar diferente tem de falar destes corrupitos em tdos momentos .destes pisicopatas,jonatas concordo contigo……..

    • Em primeiro lugar não me senti onfendido, simplesmente mostrei minha idéia, pareçe que quem se doeu foi você. Em segundo lugar, politicos corruptos não são doentes, não estou dizendo que são certos, muitos carroões, aviões e viagens são pagas por nós, pagas por mim pagas pelo Jonatas, por você e por qualquer um aqui. Da mesma forma que pagamos projetos sociais em favelas, construções de quadras, projetos como aula de arte / esporte / musica. Pra sua informação e sentir dó? nenhum morador de favela é necessitado todos lá tem força para trabalhar muitos não fazem porque não querem, porque tem um tipo de comodidade, vcê diz que quando fizer parte desse drama eu entenderei, você não faz parte desse drama, nunca fez parte desse drama. Pra você ter uma idéia na cidade onde moro o prefeito de Guarulhos Sr, Sebastião Almeida é o cara mais fdp que se tem que rouba dinheiro e o quarto caramba da cidade inteira tanto que ta ai quase, quase, sendo preso e por outro lado em um bairro de Guarulhos ao qual se tema favela ao lado que é onde moro se existem três quadras poli-esportivas, dois projetos sociais, e um onde o morador de favela ganha curso de informatica e um emprego com salario minimo – vale alimentação e transporte, sabe quantos vão procurar esse lugar? NENHUM! é isso mesmo NENHUM MORADOR DE FAVELA que tenho que sentir dó, porque é morador de favela, sabe de onde sai esse dinheiro? de você! de qualquer um aqui assim como vai para os politicos, e adivinha só, você quer fazer aula d musica, vcê tem que pagar, quer fazer capoeira, tem que pagar. quer fazer teatro, dança pintura, TEM QUE PAGAR, porque um raio eu teria dó de alguem que tem tudo isso de mão beijada e não usa? Uma professora minha trabalha hoje em um ministério da educação e a alguns meses atrás eles estavam com um projeto para emprego na Aché, para os moradores que tinham renda baixa, adivinha quantos foram? Nenhum rapaz e foi incentivado pela prefeitura, ai sabe o que aconteceu, algo que pessoas como o Sr. comentam, mudam o mundo com sua paalavra e critica via internet tentam impedir mas acabam não conseguindo, um alguém foi lá e pegou toda essa verba! INTEIRINHA RAPAZ, e você realmente quer que eu tenha pena? dó? quer que eu discuta o assunto? que estude porque são corruptos? não e em terceiro e ultimo lugar, ele falou de pesquisadores dizerem que politicos não se sentem safados e sim que tem problema mental, contenha-se a entender o contexto, ele não falou que os pesquisadores, fariam uma critica generalizada aos politicos. Torno a dizer, quem muito fala pouco faz, da mesma forma que muito to falando pouco faço, nunca fui em nenhuma passeata contra corruptos, nunca fiz nenhuma panelada em São Paulo ou em Brasilia ou coisa parecida, mas duvido que você também tenha feito!

    • Exatamente.O povo tá mais interessado é em futebol e novelinha da Globo.

    • O povo vírgula pois eu detesto a globo record SBT… e futebol antes de dizer O povo diga a maior parte da população vai estudar SOB

    • Mas são os pobres que votam neles e adoram suas figuras paternalistas e corruptas.

  16. Simplesmente existem bons humanos e maus humanos. Os maus tem de ser separados, para que não aflijam os bons. Se der para aproveitá-los em algo, ótimo, como hackers que acabam trabalhando pro governo, ou mesmo trabalho braçal, vão assentar dormente de trilho de trem que já estão servindo para algo construtivo. Torturá-los, matá-los, isso não faz sentido. Torná-los úteis, mesmo que escravizando-os, isso sim serve à coletividade. Não quer ser útili por bem, vai por mal. E se morrer de fome, foi por opção. Razão nua e crua. Sem sentimentalismo barato.

  17. talvez muitas pessoas aqui com razão achem anti-ético uma pesquisa com uma classificação de “doença” a psicopatia. Mas temos que relevar os fatos é que muitos desses neurocientistas tentam entender o porque do comportamento violento dessas pessoas, muitas vezes criminosos classificados como “psicopatas” são aqueles tipos que quando vão para uma prisão, não recebem o devido tratamento psicologico para seus problemas, tanto neurais quanto psicologicos. Tornando assim, a justiça falha, pois concerteza quando ele sair de lá ele irá tornar a matar. Acredito que a realização de pesquisas desse porte irá conceder uma justiça com melhores argumentos e mecanismos para reintegração e cura de pessoas com problemas deste tipo.

  18. Não sentir remorço ou arrependimento tudo bem, pode ser mantal mesmo. Mas saber o que é certo ou errado, o que significa tirar a vida de alguém, qualquer criança sabe. Esse cara é um monstro e escolheu ser isso, não sentir arrependimento é uma vantagem pra ele fazer o que fez. Lugar de monstros é na jaula, não em sanatórios.

    • Pois o texto deixa claro que ele não entende esse conceito de certo ou errado e suas consequencias.Sua critica não faria o menor sentido na mente dele.

    • Como diria Rorschach: “Pessoas vão para a cadeia, animais são sacrificados.” E em seguida, cutelo na testa.

    • Estou seriamente desconfiando que você não leu o artigo inteiro, não prestou atenção ou simplesmente é incapaz de entender o que está escrito.

      De acordo com o que está escrito no artigo, o cérebro dele possui níveis pequenos de densidade no sistema límbico. Esse sistema é formado por várias partes, entre elas a amígdala e o hipotálamo, e é responsável pelo processamento das emoções.

      E a psicopatia, pode até ser determinada GENETICAMENTE.
      Ou seja, ele NÃO escolheu nascer com essa doença.

      Assim como você não escolheu nascer com o cabelo e os olhos castanhos, é uma questão de genética.

      É óbvio que ele sabe o significado de tirar a vida de uma pessoa, mas ele é simplesmente incapaz de ver isso como um problema, devido ao fato que o cérebro dele possui “níveis pequenos de densidade no sistema límbico”.

      Pessoas sem a psicopatia possuem níveis maiores “de densidade no sistema límbico”, o que as possibilita de sentir pena de outras pessoas e empatia por outras pessoas.

      Será que é muito difícil de compreender isso?

    • Li o artigo, e compreendo perfeitamente. A minha opinião permanece a mesma.

  19. ah, entao o psicopata não sente remorso por matar… provavelmente porque só pensa em CHAMAR A ATENÇÃO para si proprio, custe o que custar… dane-se a quem tenha que doer. DAI A AUSENCIA DE CULPA- AUSENCIA DE AMOR. Sao pessoa MÁS sim, conheço uma e posso afirmar. conheço uma pessoa que não se importa com os sentimentos de ninguém, por mais que sejamos bondosas com ela, ela só quer se aproveitar e usar… e quer se sentir no controle , fazendo acreditar que os outros são loucos.

  20. Rapaz doença mental é um problema sério :/ infelizmente não tem como se saber ao certo né, depende muito da indole da pessoa talvez, mas essa é minha opnião, ou as vezes a pessoa se transformou em psicopata, tipo jigsaw. Acho que se essa teoria é pra livrar da pena de morte eu seria a favor, ninguém tem o direito de matar ninguém, tá o cara matou mas se for olho por olho todo mundo fica cego né? ;/ melhor do que morrer é ficar com a culpa e ser trancafiado por isso, ligando ou não igual o careca ali! Mas sei lá, pode ser que eu esteja errado também kkk

  21. Eles criam uma teoria científica pra livrar da pena de morte justamente aqueles que mais merecem.
    O mais adequado seria: Nasceu com defeito no cérebro e mata por causa disso? Que pena, vai pro saco.

  22. Não dou dois anos pra aparecer pesquisadores para afirmar que os políticos corrúptos não são safados, mas coitados com problemas em uma área de processamento mental de ética ou coisa parecida. Se já não tem estudos para isso também.

    • Muitos comentarios aqui sobre os politicos safados e corruptos, ficar com a bunda na frente do Pc reclamando não muda nada, e não dou nem cinco anos porque ninguém faria uma pesquisa inutil assim, corrupção não é doença mental é falta de carater. Mas um que deveria ter era porque algumas pessoas reclamam sempre da mesma coisa na sua comodidade mas nunca fazem nada de verdade, isso sim seia uma boa pesquisa, pra entender a cabeça de gente assim.

    • É mas explicar crimes ediondos é trabalho válido pra ti então? Outra, tem gente que só reclama, mas tem gente passiva que fica sem fazer nada, nem questionar. Esse é o pior tipo, que aceita do jeito que tá e não faz nada, e ainda critica quem faz. E sim, se a psicopatia está em áreas do cérebro a falta de ética também está.

    • Não expliquei nenhum crime ediondo rapaz, falta de ética não é doença, ou é? Questionar por questionar até um macaco questiona, o dia em que alguém quer fazer algo diferente de verdade vai lá e faz, tanto é que seu comentário não vai induzir ninguém a pensar depois sobre como combater ou sobre como realmente poderia ter um estudo sobre a cabeça de um corrupto, tá agora eu vou ficar pensando nisso, mas não vem ao caso rsrs

      aquele ditado entra nessa questão porque politicos fazem isso toda hora, “Quem muito fala pouco faz”, mas ta ai pelo menos é melhor criticar, o que seria das pessoas se não houvesse esse super senso critico + a internet fazendo essa evolução global né?

    • Bom por esse lado sabemos que tudo está no cérebro, seja você ser corrupto, ter raiva dos politicos ou ter medo de aranhas. eu só quis dizer que se existe explicação mental a psicopatia, cleptomania, também tem que existir alguma pra corruptomania. Não vão ir é claro em Brasília estudar os espécimes, mas o senso de ética também deve estar em áreas do cérebro…

    • com certeza, falou tudo. não existe doença que explique falta de caráter. Se o homem tem a capacidade de matar, tambem tem de a capacidade de construir.

    • os que ficam reclamando dos políticos corruptos de maneira obsesssiva e os que ficam gritando “mata, esfola, manda pro saco” o fazem não porque são indignados mas porque têm deficiências em certas áreas do cérebro que os fazem se comportar assim! 😐

  23. Assim como o Dr. Kiehl acho fascinante a forma como os psicopatas pensam. Mas nem de longe apoio os atos que os mesmos praticam. Digo isso pois o cérebro é um lugar tão íntimo de todos nós e ao mesmo tempo tão distante e indiferente de nossa consciência. Infelizmente não tenho a mínima capacidade de afirmar nada de como o cérebro funciona (ainda me lembro de estudar aquelas regiões do cérebro responsáveis pelas emoções), mas gosto de pensar que com essas informações das pesquisas, posso melhorar a maneira de como uso meu cérebro (na medida do possível é óbvio).

  24. Para mim no universo não ha etica,igualdade etc…. isso sim é uma parte do celebro que impede que as pessoas fazerem isto seria mesma coisa que um robo progamado com as leis da robotica se robo não tiver isso na cabeça(ou chip,processador etc…) nada o impedira que mate os outros porque não ha importancia no outro ser logo se houver obstaculo ou algo que vc queira fazer com ele vc faz logo se vc quiser fazer sexo vc faz com quem quizer.O celebro que nos diferencia de objetos.(não quero ser anti-ético mais acho que essa é verdade)

    • deprimete … alem de um erros de portugues não entendi o resto da critica…

    • ate os animais tem consciencia e não matam uns aos outros, a nao ser para se proteger ou para acasalar. Existem leis na natureza e leis de sobrevivencia, ninguem pode atentar contra a existencia que é pura idiotice.

Deixe uma resposta