Qual é o formato do universo?

Por , em 22.12.2016
Essa impressão artística mostra como fótons do universo primitivo são desviados pelo efeito de lente gravitacional de estruturas cósmicas maciças enquanto viajam pelo universo

Segundo os cientistas, o universo é plano. Mas como eles chegaram a tal conclusão?

O telescópio do projeto BOSS (Baryon Oscillation Spectroscopic Survey) deu aos astrofísicos uma nova visão do universo, bastante precisa.

Ele mapeou 1,2 milhão de galáxias, traçando seus locais com uma precisão de 1%. Este mapa representa uma pequena fatia do universo, mas é capaz de nos dizer muito sobre como ele funciona em grande escala.

Com esta medida exata, os cosmólogos conseguiram determinar que o universo é “extraordinariamente plano” e infinito, estendendo-se para sempre ao longo do espaço e do tempo.

O que significa um universo plano?

Quando os cientistas dizem que o universo é plano, eles estão falando em termos geométricos. Os cosmólogo podem descartar que o universo é redondo se perguntando como sabemos que a Terra não é plana.

Uma maneira seria desenhar duas linhas no equador, indo diretamente para o norte. Essas linhas podem começar em paralelo, mas eventualmente irão se cruzar. A distância entre elas não permanece constante.

Usando isso como base para o nosso conhecimento, podemos observar como a luz de algumas dessas 1,2 milhões de galáxias se comporta. Os cientistas notaram que as linhas de luz de várias galáxias do universo observável permanecem paralelas, e ficarão assim para sempre.

“Isso significa que – embora não possamos dizer com certeza que isso nunca chegará ao fim, é provável que o universo se estenda para sempre no espaço e vá para sempre no tempo. Nossos resultados são consistentes com um universo infinito”, explica David Schlegel, membro da Divisão de Física do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Geometria vs. topologia

Geometricamente, o universo é plano. Linhas paralelas permanecem paralelas, ponto final.

No entanto, isso não nos diz nada sobre a topologia do universo. Os cientistas acreditam que o universo poderia ter uma de 18 formas diferentes. Dizer que ele é plano não significa que é reto – poderia ser como uma fita de Möbius, por exemplo, uma forma que dobra e se distorce, mas as linhas permanecem paralelas, conectando em última instância uma extremidade do espaço a outra.

Ou seja, você poderia começar de um ponto no universo e dirigir em uma linha reta, e mesmo assim acabar de volta ao mesmo local de onde veio.

Infelizmente, ainda não podemos determinar qual a forma do universo, por causa de nossa visão pequena. [BigThink]

• Andrey Luiz:

então como explica o cometa Haley ?se fosse plano ele só passaria perto da terra uma vez.e nunca mas….acredito que seja uma imensa esfera

Andrey, o cometa Haley fica o tempo todo dentro do Sistema Solar, ele não é afetado pela geometria do Universo, um troço tão grande que a nossa galáxia inteira nem aparece no mapa.

• Antonioni de Araujo Rocha:

Como ele seria infinito se surgiu de um ponto (Big Bang)?

• Jean Gabriel De Castro Álamo:

Infinito em direção.
      Você começa num ponto A e prossegue infinitamente em abstração matemática.

• Paulo Ricardo Medeiros:

A dúvida de Carlos Eduardo é coerente, pois pelo que eu sei o teste das linhas paralelas deve ser aplicado sobre a superfície dos objetos.

Você está confundindo a metáfora com a coisa em si. Os artigos mostram superfícies e linhas paralelas desenhadas sobre as superfícies, mas são metáforas, abstrações.

• Jóquei de Pégasus:

Podemos vê-lo como plano, mas a distorção gravitacional pela sua massa o fará esférico, projetando seus extremos com a carne de um coco.

• Carlos Eduardo:

Como o universo pode ser plano, se o Big Bang jogou matéria, energia e antimatéria para todas as direções? Não teria que ser esférico?

É plano no sentido que duas linhas paralelas nunca se encontram. “Plano” é um termo de topologia matemática, não quer dizer que o Universo seja bidimensional.