Qual é o limite de barulho que podemos ouvir sem prejudicar a audição?

Por , em 25.08.2010

Se você está com fone de ouvido e tem que levantar sua voz para ser ouvido sobre a música, é hora de abaixar o volume. Ouvir música com volume alto por muito tempo pode danificar estruturas sensíveis internas da orelha e levar à perda permanente da audição.

Hoje, um em cada cinco adolescentes norte-americanos já tem alguma perda auditiva, um aumento de 30% em 15 anos. Cerca de 26 milhões de americanos com idades entre 20 e 69 anos perderam a capacidade de ouvir altas frequências por causa de exposição excessiva a ruídos altos no trabalho ou durante atividades de lazer, como ouvir música muito alto.

A prevenção é o melhor remédio. Segundo especialistas, você não deve escutar música, ou ser exposto a qualquer ruído, de 85 decibéis ou mais por mais de oito horas por dia. Se escutar em um volume de 88 decibéis, corte seu tempo até 4 horas.

No seu volume mais alto, um MP3 player pode chegar a 105 decibéis – isso é 100 vezes mais intenso do que 85 decibéis. O problema é que você pode não sentir quaisquer sintomas ou saber que está colocando seus ouvidos em risco.

Além disso, orelhas jovens são mais resistentes que as dos mais velhos. É mais difícil para as crianças perceberem o efeito nocivo da poluição sonora, por exemplo.

Os médicos dizem que uma maneira de saber se o som está muito alto é se você tiver que falar mais alto para ser ouvido por cima da música. Uma conversa normal gira em torno de 60 decibéis.

Eles recomendam que as pessoas façam pesquisas on-line sobre os MP3 players para descobrir marcas de até 85 decibéis, e manter o seu volume abaixo disso. Em shows de música, mantenha distância dos alto-falantes e use algum tipo de proteção nos ouvidos, como inserções feitas de espuma.

Um protetor de ouvido também vai oferecer algum sossego. Mas a melhor opção é usar um molde auricular personalizado que se encaixa no canal do ouvido e que pode reduzir cerca de 60 decibéis.

Para descobrir se você está perdendo audição, procure perceber se está ouvindo os sons abafados ou se está mais difícil de ouvir. Você também pode sentir uma sensação de pressão ou bloqueio, e zumbidos nos ouvidos. Essas são características de lesão auditiva temporária.

Agora, quando você adquire uma deficiência auditiva de ruído, a única coisa que você pode fazer é considerar um aparelho auditivo. [LifesLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,75 de 5)

4 comentários

  • JOANINHA:

    Está certo que precisamos ter cuidados com a audição,mas também não podemos exagerar,se não podemos até nos isolar e isso não é bom.Essa dica não esta errada mas tem que concerta algumas coisas ok.

  • Douglas Miranda:

    Um show de vez em quando não deixa ninguém surdo. Ouvir música com fones todo dia pode até conseguir a façanha.

    Eita minha época de exército… quem já atirou de fuzil sabe o que é pressão no ouvido. Talvez não consiga ouvir o que eu digo, tomara que consiga ler. rs..

  • Catarina:

    Então perca sua audição, simples

  • Farofa:

    Eu não levaria um protetor de ouvido em um show

Deixe seu comentário!