Quantas civilizações inteligentes podem existir na galáxia?

Por , em 18.06.2008
Sol - Revista HypeScience

Biologia

Encontrar valores para V (fração daqueles planetas que de fato desenvolvem vida) e I (dentre os planetas que desenvolvem vida a fração destes que desenvolve vida inteligente) é tarefa da Biologia. Principalmente pela falta de outra amostra para a observação da vida, que não a Terra, há grande incerteza na atribuição de valores para essas duas parcelas. Vamos considerar que de dez planetas com possibilidades de desenvolvimento de vida, essa só se desenvolva efetivamente em um deles (V = 0,1). Da mesma forma, vamos considerar que de dez planetas que desenvolvam vida, um chegue a vida inteligente (I = 0,1). » Três super-Terras são encontradas orbitando estrela

Ciências Sociais

T (dentre os planetas que desenvolvem vida inteligente, a fração que chega a desenvolver tecnologia) e C (duração média de uma civilização inteligente) estão na área político-sócio-econômica. A incerteza na atribuição de valores para essas duas parcelas é imensa. Também aqui vamos considerar que de dez planetas que alcancem vida inteligente, um desenvolva tecnologia (T = 0,1). Por fim, qual a duração média de uma civilização comunicante? A resposta a essa pergunta também envolve algum conhecimento de Astronomia. Note que essa pergunta está intimamente ligada ao futuro da espécie humana. Há apenas cerca de 60 anos podemos nos intitular “civilização comunicante” e a Terra ainda poderá existir por uns 4,5 bilhões de anos, tempo de existência que ainda resta ao sistema solar. Alguns mais pessimistas acreditam que já estamos prestes a nos destruir. Alguns mais otimistas acreditam que o único limite para a nossa civilização é a destruição do sistema solar. Existe também a possibilidade de destruição de nosso planeta em uma colisão com um cometa ou meteoro. Mesmo sabendo que estamos sujeitos a um grande erro, vamos considerar C = 10 milhões.

Visão Otimista

A atribuição dos valores para as parcelas acima foi feita norteada pela ciência atual, porém, com visões bastante otimistas acerca da vulgaridade da vida no universo, de tal forma que podemos falar que estamos obtendo o número máximo possível de civilizações comunicantes em nossa galáxia. Após multiplicarmos as parcelas acima, chegamos a um milhão. Isso quer dizer que é possível que tenhamos um milhão de civilizações, só em nossa galáxia, que mais do que inteligentes, desenvolveram tecnologia e são capazes de se comunicar conosco. » Gigantesco buraco negro é catapultado para o espaço

Visão Diferente

Os méritos destas reflexões que levaram à criação desta equação são sem precedentes. Porém às vezes é triste observar tanto interesse pela busca por vida fora do planeta e esquecermos de nós mesmos. É só voltarmos os olhos para a humanidade atual para constatar que o próprio homem sofreu o mais cruel abandono de si mesmo.

“O investigador mede a trajetória dos astros e desconhece a de sua própria vida; segue as perturbações do átomo e descuida das de seu pensamento; estuda e analisa tudo, menos o que está relacionado ao conhecimento da própria mente, que é a que lhe faculta para discernir e pensar, enquanto se capacita para conhecer a origem e evolução de seu próprio pensamento; lê e comenta mil biografias e estremece pensando como terminará a sua; conta maravilhas sobre a organização das formigas e das abelhas, e quando se dedica a organização de seus valores pessoais, vacila ante cem conselhos antagônicos.” [www.logosofia.ORG.br]

• Jamal Souza:

será que pode existir vida inteligente na nossa galáxia

• Luis Carlos Santana:

O HypeScience é simplesmente o melhor site que conheço! Meus mais sinceros parabéns aos diretores.

• Em 20 anos provar-se-á a existência de vida extraterrestre « ATAH.TIAMAT:

[…] o debate sobre a equação de Drake, paradoxo de Fermi e outros aspectos da possibilidade de civilizações extraterrestres […]

• rafael gauer:

eu acho que a terra ficará sem aguá e todos nos morreremos a terra ficará como os outros planetas de nossa galaxia.

• Eraclides:

Quanto ao artigo… penso que o ser humano deveria se preocupar mais em descobrir quantas pessoas necessitam de sua ajuda para poder ter acesso a este texto, por falta de saúde, trabalho, moradia, dignidade que é direito de todos. Tudo isso que o universo tem faz parte do mistério que nos será revelado quando estivermos na presença de Cristo nosso Salvador. Para que se preocupar quantas estrelas tem no firmamento se nem ao menos nos preocupamos em contar as pedras que colocamos no caminho do nosso próximo. Nós estamos neste planeta para cuidá-lo e fazer com que as pessoas o cuidem e não tentar encontrar outros com alguma forma de vida para poder fugir de algo que é inevitável da forma que vivemos!

• sersupremo:

Vc já ajudou alguém? Vc acredita em seres inteligentes de outros planeta?

• Portal Ufo-Gênesis – ONG Ufogenesis » Satélites de TV deixam os humanos invisíveis para os aliens:

[…] Segundo Frank Drake, criador do famoso Seti (Search for Extraterrestrial Inteligence), o órgão que busca formas de inteligência alienígena, disse que a “revolução digital” está diminuindo as chances de que os aliens nos encontrem nesse enorme universo. […]

• Alexandre Henrique:

meus queridos professores,não pode haver uma possibilidade de nesses 1 milhão de planetas com supostas vidas inteligentes ou sei la o numero qual e de planetas que: EXISTA UM SER INFINITAMENTE SUPERIOR A inteligencia terrena. tendo como exemplo a inteligencia do homem , com a capacidade de descobrir e transformar ok

Eu pessoalmente não acredito em Deus, mas eu também não gosto que os outros fiquem insultando a religião dos outros. Mesmo assim, ninguém pode provar se Deus existe ou não, isso é mais uma questão de acreditar(meu professor de Filosofia disse). E uma coisa, eu não acredito como ainda 30% da população acredita que não há vida.
    Eu acho que devem existir no mínimo 2 trilhões de planetas com vida inteligente, e sei lá quantos com vida, nem que seja microbiana. Mesmo assim, não podemos provar se o número é esse, 1 milhão. E pode ser até mais que isso.
    E algumas pessoas estão tentando fazer os outros acreditarem na religião a força, e isso é errado. Se a pessoa não acredita, que problema tem? Eu acho que muita gente faz isso e não percebe, não é melhor deixar os outros serem livres? E pense bem, o Cristianismo não foi a primeira religião do mundo, existiram até dezenas antes dela.

Amigos, é maravilhoso não só acreditar, mas ter a certeza vivendo experiências fantásrticas da existência de DEUS, não sejam cegos, DEUS está a cada momento à nossa frente, juntinho de nós, mas infeliz aquele que não quer ver, nem ouvir, sentir sua presença através dos sons etc… Aquele que diz não acreditar, pare e olhe ao seu redor, cada movimento, cada flor que se abre, ecomo é sua transformação através de Deus, NATUREZA… Assim dizemos, tudo isso é manifestação de DEUS, Ele está presente em nós e em tudo à todo momento, pare e convers com ELE em local só teu, fale com Vc mesmo, mas falando com DEUS que está em Vc, dentro de pouco tempo Vc está como que ligado à Ele, e Ele te falará abertamente. Com doçura, sabedoria e um Amor que Vc jamais pode imaginar. Tive várias experiências maravilhosas, senti a presença dessa bondade infinita em momento de angústia que estava passando. Estava falecido com hepatite, por fome e sede, e pude falar com ele, meus filhos ainda peuqenos, implorei que me deixasse viver por mais tempo, pois seria difícil para minha família a minha partida naquele momento, e sorrindo me disse, volte, você está bem,… Por incrível que pareça, quatro dias após fiz todos os exames e deram tudo normal. A médica ficou estasiada, pois me disse que tinha certeza de que meu caso éra de falecimento, e só poderia ser milagre o que ocorrera.. Entõa Amigos, todos Vcs que não crêm em uma eternidade irão ter grande surpresa ao deparar com esse SER Maravilhoso que é nosso Criador e que nos tem como filhos amados.. Mas tenho certeza de uma coisa, Não sabemos nada, mas nada mesmo a respito da vida, pois nem imaginamos o porquê de estar-mos aqui.. Feliz daquele que tem este privilégio. Mas tenham certeza… DEUS E X I S T E sem dúvida alguma. Abra seus olhos e ouvidos, olhe e veja ouça e traduza os sons em vózes que tudo diz a respeito de nosso CRIADOR E PAI>> Abraços..

• Matheus1013:

Não aguentei ler esse seu texto… Tanta abobrinha em um só depoimento!

• emanoelle:

nossa e magico maravilhoso e td de bom

• CHARLES RESENDE:

É óbvio que existem civilizações em outras galáxias,pois o universo possui ,atualmente,cerca de treze bilhões de anos luz e continua a expandir-se,ou seja,há variantes infinitas tanto favoráveis quanto desfavorávais em determinadas galáxias,dimensões pra o surgimento ou não de vida inteligente…há condições irrefutáveis ,assim ,como as que ocorreram em nosso planeta para a formação de vida em todos os seus níveis ,desde a mais miscroscópica a mais evoluída!!! Assim como nós pensamos que seja possível haver vida extraterrestre ,outras civilizações mais e menos evoluídas pensem também COMO NÓS,pois o universo é infinito !!!! Somos apenas um ínfima parcela deste universo,é fato !!! há seres muito mais evoluídos que a gente !!!

bom eu acho que é o seguinte….o universo é tao grande…que tem coisas que nem podemos imaginar.Isso é fato,e estamos sempre descobrindo coisas.Agora voce acha que a nasa ou qualquer pais(pessoas que estudam essas coisas no espaço,com um alto sigilo. ate mesmo a força aerea brasileira,já nao podem ter visto coisas por ai? conserteza escondem mta coisa de nos(pessoas comuns,que somos mero trabalhadores e que a midia so mostra o que interessa.
    Acho que a verdade mesmo sempre escondem, ou tentam, mais claro que tem vestigios de toda essa ocultalidade,hj em dia é dificil acreditar em tudo oque falam oue ve.NOS SO PODEMOS IMAGINAR, OU SE TIVER SORTE Q CLARO QUE PARA ALGUMAS PESSOAS REALMENTE APARECEM QUE SEJA VIDA DE OUTRO PLANETA, OU TB UMA SIMPLES IDEIA, QUALQUER COISA, ND É POR ACASO MEUS AMIGOS, ESTAMOS HJ AQUI COM UM OBJETIVO, CADA UM TEM O SEU, CADA UM TEM SEU JEITO DE VIVER E CADA UM CRE OU VE OQUE QUISER VER,ISSO É A VIDA NG SABE DE ND NESSA VIDA ESSA É A GRANDE REALIDADE, SOMOS COMUNS E NEM TAO INTELIGENTES ASSIM, COMEÇAR PELAS GUERRAS E DESENTENDIMENTOS ENTRE SERES DE MESMA ESPECIES.ENTAO NAO VENHAM COM ESSE PAPO SO PQ ESTAO ESTUDANDO ESTUDANDO NUNCA NG SABERÁ ND ATE QUANDO VEREM PRA CRER E SE GAGAR DE MEDO!

• Adeildo:

balela, vcs ja pensaram na complequicidade de é para vida na terra, acho que vcs estão apenas falando de água, precisamos do vento, do sol. da lua, do ar, das arvores, dos animais, das florestas, dos reptes, do mar, da atmosfera, da camada de ozonios, das bacterias efim de tantas outra coisa que so existe aqui na terra…………….. sem esquece dos polos, enfim sei que existe mais de 1 milhão de galaxias, e sei que tem outros ser vivo lar. os anjos, os arcanjos, os querubis, enfim tambem os demonios. pensei nisso.

• Kairo César:

Alberto Carvalhal Campos,
    isto que você disse é verdade sim, mas somente a partir do momento em que você acredita que o homem é um ser uno, e não triuno: (três em um; Corpo, qe abrange a nossa carne e inteligência; alma, que engloba os sentimentos e as sensações; e espírito, que abrange a imortalidade e uma característica inorgânica).
    Com certeza seria fácil concordar com o que você disse se eu acreditasse apenas no que meus olhos veêm. Atitude muito conhecida como ceticismo, ou seja, aqueles que não acreditam ou até mesmo que só acreditam porque veêm.
    Nunca dei dízimo à igreja alguma, nunca deixei que me persuadissem dos meus próprios pensamentos, mas apenas um dia me deixei levar pela sensação de que alguém queria conversar comigo e estar comigo durante um ínfimo momento. Eles me deram as dicas do que eu deveria fazer pra isso acontecer, eu apenas segui, mas com meus pensamentos em ordem… me deixei levar pela sensação, que nao demorou muito pra eu concluir que não era corpórea nem proveniente da alma, mas de algo mais íntimo que me disseram ser meu espírito. Você me pergunta como eu tenho certeza de que era o meu espírito, e eu te digo, meu caro: Corpo é fácil de identificar, pois você toca. Alma também é fácil, pois você sente dor, raiva, ódio, amor, você pensa, raciocína, conclui. Agora o espírito é algo mais intrínseco, quieto, tímido. Você tem que se mostrar inofensivo para conhecê-lo e querer interagi-lo com outro espírito, o de um Deus que me disseram existir e que eu duvidei mas cedi uma única vez só para ver se era verdade.
    Descobri. Descobri que na minha plena ignorância eu me desfiz de alguém que sempre me observava e me amava. Como eu sei que ele sempre me amou? Não é pelo que está escrito, isso fez efeito depois. Mas sim pelo que ele me fez sentir quando o coloquei a prova dizendo dentro de mim com todo o meu ser: Se você existe como estes dizem, me mostre. Eu me entrego pra você se mostrar a mim, caso o contrário, me tornarei descrente!
    Ele veio e se apresentou, me abraçou, me beijou e disse que me amava muito. Eu me senti amado como nunca e por ninguém antes. E o mais curioso, enquanto ele fazia isto ninguém o via me abraçando e dizendo essas coisas, só eu. Sabe por que? Por que naquele momento eu tinha conhecido a mim mesmo por completo, sabia da existência de mais um “eu”, um “eu” espiritual que só se manifesta com outras coisas espirituais. Por isso ninguém o via, pelo fato de ele se manifestar apenas no meu interior, apenas no nosso espírito. É tão bom se conhecer por completo!
    Pela minha experiência, acho que o espírito não morre mesmo não, caro amigo, pois nunca me senti tão vivo, tão disposto, parece que ele tinha uma verve infinita, que se expandia dentro de mim e me “contaminava”. Mas mesmo assim, foi a melhor contaminação que eu já senti!!!
    Então, hoje, só hoje. Eu não acredito no que dizem e ja disseram a mim. Mas no que ele deixou pra mim, no que ele me disse um dia no ouvido, no que ele me fez refletir e pensar, no que ele me deu de herança pra seguir. Eu acredito Nele e em mais ninguém! E pra me ajudar ele ainda deixou escrito pra mim: “Bobo o homem que confia no homem.” “Pois o coração do homem é enganoso.” E por isso eu confio somente Nele…
    Ao dizer isso, faz você não querer acreditar em mim, por que sou um ser-humano. E eu te entenderia. Mas não precisa acreditar em mim ou no que disse, mas acredite Nele pelo menos uma vez na sua vida. Nao passe a vida sem acreditar Nele em um momento, sabe por que te digo isso? Por que Ele ACREDITA EM VOCÊ! E só basta você ceder UM momento mínimo da sua vida pra ele transformar toda ela. Isso não é uma venda persuasiva de sensações, é uma PROMESSA de um único alguém que eu confio!!!
    Abraço!

• Alan:

Vejamos por exemplo, essa bactéria que usa arsênio para se desenvolver isso quebra nossos conceitos de que apenas com carbono hidrogênio fósforo oxigênio a vida seja possível, seria muito egoísmo achar que apenas aqui existiria vida inteligente. Num universo infinito repetir a beleza da vida não seria impossível

Ademir Gerber. É muito fácil jogar tudo para Deus. Se Deus existisse e se tudo isto fosse possível, voce já imaginou a carga de trabalho que ele teria? Já imaginou quantas pessoas nasceram e morreram até agora no mundo? O espaço reservado para abrigar estes mortos seria maior que o universo. Não se iluda. Morreu desaparece. Voce passa a ser o que era antes de nascer. Simplesmente nada. Seu cérebro vira pó e pó não pensa. Você some, só fica as lembranças nas cabeças do vivos, até que eles morram. O que voce pensa para os humanos também é válido para animais, insetos, etc. Tudo é vida e tudo some. Viver na ilusão é coisa de igreja. Contribua com um dísimo para ser enganado. Abraço.

• ademir gerber:

DE ONDE VIEMOS PARA ONDE VAMOS? NUM PISCAR DE OLHOS DEIXAMOS ESTA VIDA E ALMEJAMOS ESTAR COM DEUS ETERNAMENTE. É NOSSA FÉ QUE NOS CONDUZ AO CRIADOR, O QUAL NAO VEMOS, SABEMOS QUE DO NADA NAO SOMOS CRIADOS QUE TODAS AS VIDAS AQUI NESTE PLENETA LINDO NAO SAO POR ACASO, SOMOS GUIADOS PELO ESPIRITO DIVINO, TODAS AS DUVIDAS SAO PASSAGEIRAS E LOGO SABEREMOS TUDO SOBRE ESTES TEMAS QUE NOS DEIXAM SEM RESPOSTAS. ~E SO TER FÉ E TUDO PASSARA, JESUS VEIO A ESTA TERRA E NOS DEXOU UMA LINDA PROMESSA E TAMBEM DITOU AS REGRAS QUE DEVEMOS SEGUIR. SABEMOS QUE ELE É FILHO DE DEUS E É DEUS AO MESMO TEMPO E NOS SOMOS SEMELHANÇA DO PAI… QUE LINDO É SABER QUE NAO ESTAMOS SÓS, OS SOFRIMENTOS E LAMENTAÇOES IRAO PASSAR E TUDO QUE AFLIGE A HUMANIDADE EM BREVE TERMINA… BASTA ENTENDER O QUE ELE NOS DEIXOU ESCRITO E QUEM SEGUE SEUS PRECEITOS SABE QUE É MARAVILHOSO SER OBEDIENTE, CARIDOSO, AJUDAR SEU PROXIMO, AMAR A VIDA E TODAS AS COISAS QUE FORAM CRIADAS PARA NÓS. SEJAM FELIZES E QUE NOSSO CRIADOR DOS CEUS VOS ABENÇOE E DE MUITA VIDA E ALEGRIA ETERNAMENTE.

• Jose:

Se existe mesmo seres com grau maior ou menor de intelecto do que o nosso não sei,acho que se existir não devem ser tão avançados como a ficxão científica as descreve,porque se fosem assim sertamente ja teriam se comunicado conosco,para saber das nossas pretenções para com o univerço.

• Danilo:

Cara, olha pra cima!!! isso acima de nós não tem fim.. 200 milhões de galáxias(isso é o que nossa tecnologia nos permite hoje) e achar que só existe vida aqui, seria subestimar demais o resto de tudo isso.. somos apenas uma fração de grão de areia em todas as praias do mundo(sendo modesto). Da mesma forma que evoluimos e passamos por “eras” e “eras”, outros planetas tbm podem ter passado, não é pq somos inteligentes, que não possa existir algo mais inteligente ou mais avançado que nós.. Talvez antes de surgir o primeiro vestigio de vida na terra, outros planetas já estavam em outros níveis de evolução.. não podemos afirmar nada, o foguete mais rápido da NASA viaga a 28.000 km/h e levaria cerca de 128.000 anos para chegar a estrela mais perdo da terra.. comunicação, interação ou qualquer outra forma de contato eu acho bem difícil, más podemos sonhar.. ou quem sabe um dia presenciar.

• José Rodolfo Garcia Leal:

Na nossa galáxia pode ser, mas e no resto? Sermos os únicos é muita pretensão. A vida pulula em todo o universo. Não é uma maravilha?Acho lógico ainda não depararmos com outras civilizações pois ainda estamos no caminho, mal descemos das árvores, mas vamos chegar lá.

• Mike Castro:

Bem, eu acredito que posso sim ter vida inteligente e não inteligente no nosso universo.pensa bem um universo com bilhoes de galaxia…varias estrelas(sol)…com agua em saturno…com imagens que num tem esplicasões…possivel de usarem uma teclogia bem superior do que a nossa para poder passa impreceptivel por exemplo invadindo e criando uma certa simulaçao de como se fosse eles que estivessem no comando…são varios fatores que podem sim provar que não estamos só no universo… e pra que Deus ia criar um universo tão grande pra ter vida em um só planeta?

• Willian:

Fica a dica.
    Somos obra do próprio Ser Humano.

É facil você contar o nº de estrelas e calcular o nº de civilizações. O difícil é você ver quem tem condições de abrigar vida.
    Estas condições são tão exigentes que é praticamente impossível se achar outra situaçao como a da terra, no espaço.
    Vida microbiana ou não inteligente é até possível, mas de que nos interessa isto? Lembre-se dos três enigmas da natureza: a criação do universo, da vida e da inteligência. É uma série de coincidências de difícil obtenção, que pode ser considerado um verdadeiro milagre que a terra seja habitada. Sabe que até a nossa lua é responsável pela vida na terra? assim como a distância da via láctea em relação a outras galáxias? A posição do nosso sitema solar? A sorte tremenda de não sermos destruídos por fenômenos cosmicos? enfim, há uma coleção enorme de fenômenos que possibilitaram a vida na terra. Alem do nascimento do universo, a vida teve muitos golpes para ser destruída. A vida inteligente foi pior ainda. Só por um milagre não foi extinta antes do tempo. Não estamos livres disto e se acontecer desaparece tudo. O que seria o universo sem a raça humana? absolutamente nada, como aconteceu por bilhões e bilhões de anos. Sonhar é até possível. Continuemos sonhando.

• emanuelle:

foi muito legal essa materia!
    parabens,gostei muito

• luiz:

CONCORDO COM OUTRAS OPINIÕES QUE EM UM UNIVERSO TÃO IMENSO, HÁ VIDA E CIVILIZAÇÕES MAIS EVOLUIDAS. A MINHA TEORIA É QUE EXISTA OUTRAS DIMENSÕES QUE NÃO PODEMOS TER ACESSO, MAIS OS HABITANTES DESSAS DIMENSÕES PODEM NOS OBSERVAR E NOS UINDUZIR TANTO PARA O BEM COMO PARA O MAL

• alberto oliveira:

Eu fiz as multiplicaçoes da equaçao e o resultado nao é 1 milhao e sim 100 mil. Outra: acho isto apenas especulaçao de um cientista. Como ele pode atribuir valores às variantes dessa equaçao…ninguém tem base alguma para isto. O óbvio porém é que seria ingenuidade nossa acreditar que neste universo monstuoso de mais de 200 bilhoes de galaxias,só exista vida inteligente aqui neste graozinho de areia que é nosso lindo planetinha…

• GABRIEL:

• Orlandão:

Bem pessoal, na minha forma filosófica de interpretar estas questões digo-lhes que o ser humano brotou da terra ou da água de uma forma natural a partir de um processo evolutivo através de milhões de anos, encontramos aqui características ideais para a nossa forma de vida, porem isso não quer dizer que para se haver vida em outros planetas tenha que se ter a nossa forma atmosférica, provavelmente através de outros processos evolutivos com atmosferas iguais ou diferente haja diversos tipos de vidas inteligentes e não inteligentes, e visto a dimensão do universo, provavelmente haja bilhões de vida inteligentes e não inteligentes o que Deus fez foi só colocar essas formas de vida a alguns anos luz da terra, se colocarmos em conta que certos telescópios já descobriram cerca de 200 Bilhões de galáxia, e se pensarmos que em cada galáxia haja apenas um planeta com vida inteligente, certamente haveria 200 Bilhões de civilizações no universo.

• cassio:

quando a humanidade ter ciência que o espirito é uma força animadora da matéria ,entenderá que existem varios mundos habitaveis com está força em constante evolução .
    me entendam não sou religioso acredito mais na ciencia que na biblia ou qualquer outro livrinho que a humanidade seque ,somente a fisica quantica irá desvendar este misterio para a humanidade .

• Mauricio:

Creio que existe vida que nós não somos capazes de identicar .
    Deve existir algum elemento que não conhecemos .
    Nos restringimos muito à nossa ciência .
    Há muita coisa la fora que não conhecemos .
    Vida imperceptível a nossa tecnologia deve ser uma delas .

Cacilda é muita coisa!
    mas olha minha opinião:
    -Acho extremamente dificil o homen ter contato com outra civilização…acho que não tem tecnologia ”/

• Piter:

Bom, Deus na sua forma ifinita, certamente deve ter povoado o universo, só não sei se a forma de vida é igual a nossa, e forma de governo, porque se fosse seria muito doloroso, para tudo o universo, acho que desse jeito a terra já é demais, ninguem aguentaria, duas terra assim.

• pedro lacerda:

olha que tem vid tem já encontraram bactérias fossilizadas em marte q é muito frio…possivelmente la ia ter por pouco tambem uma obra do acaso,mas o clima mudou no passar dos anos…mas acredito q daqui a uns 500 anos encontrem,mas somos nós q os vamos encontrar porém se o homem conseguir dominar as três velocidades:(em sequencia) som/luz/dobra/….mas naum conseguiunem a do som direito*….

• lindoilson:

Eu ñ acredito muito nisto, pois a muitas controvéciais quanto a isso! Talvez seja até verdade más, ainda ñ ha provas.

• Alberto:

Encontrar civilisações iteligentes na nossa galáxia é certamente impossível. Já estamos a mais de meio céculo tentando esta comunicação e nada. Fóra da galáxia é impossível. Se for encontrada, não será mais percebida. O ser humano é muito destrutivo e não coneguiremos receber respostas de fóra porque já teremos desaparecidos até lá.

• Joseh:

José Lopes se você não atentou…nós somos vida inteligente microscópica…
    Vírus e Bactérias são bastantes complexos e inteligentes e existem antes de nós, tanto que desde que surgimos perdemos a guerra contra eles e, somente agora quando passamos a desenvolver tecnologia (+ ou – 60 anos atrás) é que passamos a ganhar algumas batalhas mais ainda estamos perdendo feio.(Dengue, malária, febre amarela, Aids, etc, sem falar das doenças causada por bactérias).

A coisa é complexa… além de vida física pode existir vida inteligente espiritual…(anjos, etc.) Do mesmo jeito que existem escritos com experiências de pessoas com vidas espirituais(Bíblia, Torah, Veda, etc.) existem escritos de experiências de pessoas com vidas físicas extra-terrestres(Livros de ufologia). Resumindo, vamos deixar de nos preocupar com isso e cuidar de trabalhar muito, estudar muito e fazer o bem, enquanto é tempo porque daqui a pouco você vai morrer (ou nós vamos).

• marco antonio:

Acredito que ,na prática,essa teoria é mera especulação.Em nosso planeta existem milhões de espécies diferentes entre si,entretanto,
    apenas uma(nós,claro)adquiriu consciência,capacidade de raciocínio(na maioria das vezes voltada para o mal)e conformidade física que permite estruturar uma sociedade formada de bailarinos,garimpeiros,astronautas,etc.Tanto podem existir milhões quanto apenas uma.

E ENCRIVEL NÉ
    existe varias galaxias no universo cada uma possuem formas jeitos e coisas diferentes mais nenhuma e igual a outra.
    Deus e maravilhoso ele criou o universo enorme sem limites,mais para que ele ia criar o universo enorme para colocar vida so aqui na terra.
    pois eu acho que existe sim vida estraterrestre não acho tenhos certeza DEUS deve ter colocado um bem loge do outro espalhados nos quatro cantos do universo

• eh mto dificil chegar ateh aqui:

olha:
    na galaxia existem bilhoes de sistemas solares, no universo existem bilhoes e bilhoes de galaxias.
    soh que:
    1) o planeta tem que ser habitavel, e hoje, com nossas tecnologias atuais, encontramos uns 2 ou 3 planetas que suportam vida (nao tanto quanto o nosso)
    2) no planeta, pelo menos um animal tem que se desenvolver (descobrir o fogo, descobrir como fazer comida (colheita), sobreviver a mudancas climaticas(por exemplo a era do gelo))
    3)depois, esta forma de vida, tem que se desenvolver, ela tem que criar tecnologias boas
    4)sobreviver a varias outras catastrofes(o que vamos tentar fazer agora)
    5)dai so…
    a parte mais dificil e a 2 o resto eh sussa xD

• José Lopes:

Acho que a possibilidade de vida inteligente em nossa galáxia é real!

Podemos discordar da equação proposta, mas matematicamente não posso duvidar que exista vida e vida inteligente. Se são contemporâneas a nós, esta sim é uma questão intrigante.

Acredito que exista vida e também possa haver em outras dimensões…

Fica uma pergunta: É possivel haver vida inteligente microscópica??

Obrigado pela atenção, e abraços a todos os buscadores!

• Paulo C Gonçalves:

Seria dar um atestado de imbecil ao Criador supor que há vida apenas aqui neste planetinha que chamamos de Terra. Claro que há vida em outros planetas, mas vida como só pode existir nestes planetas. Não sejamos tão infantis de achar que há a imagem do homem em outros planetas. Somente se fôssemos descendentes de extra-terrenos, mas não o somos.
    Fica meu abraço, e continuem com tópicos interessantes, que aguce a curiosidade da juventude.

PCGonçalves

• luizamr:

Muito me intriga essa matéria, será que o todo poderoso (DEUS) construiu este universo, apenas para nós, para vivermos uma média de 80anos e abandona-lo, contruiu o animal (Racional ou não), o mineral e o vegetal, tudo funcionando perfeitamente apenas para nós, é possivel que haja milhares de civilizações, possivelmente até em outras dimensões aqui mesmo.
    Mais isso nunca iremos saber, a nossa cabeça é pequena demais para entender, pelo menos até aqui.

• Haroldo Gertners:

Boa matéria……mas estou lendo um livro com os últimos escritos de Carl Sagan: Variedades da Experiência Científica…..no qual ele tem opiniões bem diferentes…A começar a vida como conhecemos que é baseada no DNA pode ser diferente em outros lugares. Nós somos obras do acaso, temos cinco dedos pois evoluímos de um peixe que tinha cinco ossos na nadadeira, como poderiamos ter evoluído de um com seis, os dinossauros dominaram a terra por milhões de anos e apenas a sua extinção possibilitou uma chance aos mamífero que eram seres insignificantes até então. O que sabemos com certeza é que a vida no universo é uma raridade, e nós mamiferos bípedes
    com racioconío uma raridade maior ainda………por isso temos que lutar pela preservação de um ambiente saudável para os nossos descendentes.

• ideraldo luis:

Ótima matéria.Mas convenhamos:a chance de encontrarmos vida inteligente e principalmente com capacidade de se comunicar com outros mundos, ou seja, com nós humanos, é um evento muito mas muito raro mesmo, talvez (e provavelmente) o numero de civilizações com vida inteligente seja bem menor do que o proposto pelo estudo. É um trabalho imaginativo muito grande supor como seriam esses seres;será que seriam mais ou menos do nosso tamanho?Será que teriam 5 metros ou cinquenta centimetros de altura?Será que seriam verdes como os marcianos dos desenhos? Eu gostaria muito de ver um, mas como provavelmente isso só acontecerá (se tivermos sorte!) daqui a uns 700 anos ou mais é melhor não esperar não é mesmo? Um abraço, o site está ótimo.

• Clement Hajian:

Considerar que: “de dez planetas que desenvolvam vida, um chegue a vida inteligente (I = 0,1). “, não é real, é um evento muito mais raro do que o raro evento tb. mal considerado de:”considerar que de cada dez planetas um tenha condições de vida”.
    Considero a 2º possibilidade como sendo de 1/1.000 e a primeira possibilidade como sendo de 1/1.000.000.
    Assim sendo continua a haver chances de vida em outros planetas , mas em locais muito longínquos…

• Clement:

Dizer que: “dentre os planetas que desenvolvem vida, a fração destes que desenvolve vida inteligente é tarefa da Biologia.” é uma frase não verídica na medida que a própria biologia ainda não encontrou o elo entre os primatas e o homem.
    Ao que tudo indica somos descendentes de ETs., mas a vida inteligente em nossa galáxia, se existir, deve estar reduzida a pouquíssimos planetas, diria que em menos de dez planetas para toda a Via Láctea…