Como ele fez isso? Homem pula no lago e faz bola voar MUITO alto

Por , em 1.02.2016

Um vídeo compartilhado no Facebook tem feito enorme sucesso, e todos querem saber como a física explica o resultado. Um cientista analisou as imagens e explicou o fenômeno.

As imagens mostram um homem segurando uma bola de rugby em um píer, se preparando para pular na água. Depois de alguns segundos de cálculos e preparação, ele pula no lago com a bola na mão, ao lado do corpo. Ela é expulsa da água com uma força incrível e voa dezenas de metros antes da gravidade entrar em ação e fazer com que ela retorne para baixo.

Ao ver o vídeo, alguns não acreditam que ele é real, e dizem que a imagem foi manipulada. Já o cientista Andrei Schliwa, da Universidade Técnica de Berlim (Alemanha), diz é possível que a filmagem seja verdadeira. Ele mostrou duas possíveis explicações para o efeito catapulta:

1. Energia cinética

A energia não pode simplesmente desaparecer; ela se transforma ou muda de direção. Neste caso, o homem e a bola começam no píer acima da água, com energia potencial. Toda essa energia (o homem não é nada pequeno) se transforma em energia cinética durante o pulo. Assim que atinge a água, essa energia se transfere para a bola.

Schliwa calculou que nesse caso a energia se transfere de forma eficiente em cerca de 4%. Se fosse completamente eficiente, um homem de 100kg poderia fazer uma bola de 100g pular 2 mil metros no ar.

2. Catapulta de água

A segunda explicação tem a ver com a forma que o corpo dele cai na água. Assim que o homem cai de costas, ele “afunda” a água, mas assim que seu corpo mergulha mais fundo, a água volta a preencher esse espaço.

Como ele solta a bola no momento exato em que a água bate na altura do seu umbigo, a água faz com que a bola acelere em sentido contrário, saltando vários metros no ar.

É provável que o formato da bola também ajude, já que ela é oval e permite que seja agarrada apenas com uma mão, com firmeza.

Que tal tentar isso na piscina neste verão para comparar os resultados? Tenha sempre cuidado para não bater a cabeça na borda da piscina. Divirta-se! [ScienceDump]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Daniel Grabert:

    “voa dezenas de metros antes da gravidade entrar em ação”

    AHAHAHA, bola mágica? Como você acha que a bola perdeu velocidade no ar?

    • Cesar Grossmann:

      Força de expressão. Os efeitos da gravidade só se sobrepõem aos outros após as dezenas de metros de vôo.

Deixe seu comentário!