Vídeo: raio atinge avião de PASSAGEIROS

Por , em 24.08.2015

Se você já tinha medo de viajar de avião, essa notícia certamente não vai te ajudar a superá-lo. Um raio atingiu um avião da companhia americana Delta Air Lines antes de sua decolagem no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson em Atlanta, e o susto foi capturado em um vídeo amador.

A gravação, postada na última quarta-feira no canal YouTube por um usuário com o nome de Jack Perkins, mostra a chuva encharcando o aeródromo, cheio de aviões esperando para decolar do aeroporto de passageiros mais movimentado do mundo. O evento ocorreu na terça-feira anterior, 18 de agosto.

O raio atinge o avião aos 18 segundos do vídeo.

Felizmente, ninguém ficou ferido.

Segurança

O porta-voz da Delta, Morgan Durrant, confirmou que um raio atingiu o voo 67 da companhia com destino a Las Vegas naquela terça-feira, enquanto a aeronave Boeing 737-900R estava na fila de decolagem em Atlanta.

Não houve relatos de feridos entre os 111 clientes e os seis tripulantes.

O avião decolou quase duas horas atrasado, mas pousou apenas cerca de 20 minutos mais tarde do que o previsto.

“Como em qualquer evento envolvendo aeronaves, a Delta está fazendo uma investigação completa das circunstâncias em torno deste voo, já que a segurança é sempre uma prioridade”, disse Durrant em um e-mail à CNN. “O design de aeronaves permite que os relâmpagos sejam redirecionados de forma segura. A estrutura da fuselagem e o isolamento industrial atuam como um para-raios supercondutor que recanaliza o relâmpago para longe de clientes e tripulantes através do trem de pouso”.

Comum

As imagens parecem desconcertantemente perigosas, mas, de acordo com o piloto de linha aérea comercial Patrick Smith, aviões são atingidos por raios mais frequentemente do que os viajantes provavelmente percebem.

“A energia não viaja através da cabine eletrocutando os passageiros; é descarregada fora de bordo nove vezes em dez, deixando pouca ou nenhuma evidência do próprio raio”, escreveu Smith em seu livro, “Ask the Pilot: Everything You Need to Know About Air Travel” (em tradução literal, “Pergunte ao Piloto: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Viagem Aérea”). [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

Deixe seu comentário!