O raro e impressionante chamado de um leopardo-das-neves

Por , em 13.04.2020

Você sabe como um leopardo-das-neves soa?

Seu “rugido” não é tanto como o de um tigre ou leão, e sim parece mais um grito levemente desesperado, como você pode conferir na rara filmagem abaixo:

O chamado

O vídeo é especial porque o leopardo-das-neves é um animal solitário que habita poucos locais do mundo, o que o torna uma espécie elusiva de se observar na natureza.

A gravação acima foi capturada por uma câmera remota nas montanhas ao norte do Paquistão, graças a um esforço da organização de caridade britânica dedicada à vida selvagem “The White Lion Foundation”.

Curiosamente, a morfologia deste animal o impede de rugir como outros grandes felinos, mas ele é capaz de emitir sons para sinalizar uma variedade de coisas.

No caso da filmagem acima, “o macho adulto está exercitando suas chamadas vocais para estabelecer território e informar às fêmeas de que ele está na área”, disse John Knight, membro da fundação White Lion, em um comunicado.

Ameaçados

Categorizados como “vulneráveis” na Lista Vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla original), estima-se que existam entre 4.000 e 7.500 leopardos-das-neves na natureza.

As maiores ameaças para esse felino são, atualmente, caçadores e confrontos com criadores de gado.

Pensando nisso, a White Lion Foundation fez uma parceria com a Organização para Conservação e Desenvolvimento da Vida Selvagem do Baltistão no Paquistão para monitorar e proteger a população desses animais, incluindo o trabalho junto às comunidades locais para construir currais à prova de leopardo para o gado.

Mais curiosidades

O leopardo-das-neves é um dos mais importantes predadores das montanhas da Ásia Central, e se destaca pelo fato de poder caçar presas que pesam quatro vezes mais do que ele.

Menor do que outros grandes predadores, normalmente pesa entre 30 e 60 quilos e tem um corpo mais robusto e curto. Também tem uma das caudas mais longas entre todas as espécies felinas – tal comprimento permite ao leopardo muita estabilidade nas falésias por onde passa.

Habitats inóspitos e isolados não são um problema para este felino emblemático, temido e admirado por culturas tibetanas e seus pastores – ele pode viver em locais de até 6.000 metros de altitude.

Esse fato, aliado à sua timidez e pelagem, tornam o leopardo-das-neves um dos carnívoros mais desconhecidos de nosso planeta. [Cnet, MeusAnimais]