Raros leopardos da neve são flagrados em vídeo

Por , em 9.04.2012

Você talvez se lembre de um dos mais recentes sucessos dos estúdios da DreamWorks, a animação Kung Fu Panda, onde uma das estrelas é o temido leopardo das neves (Panthera uncia).

Pois é. E agora o grupo conservacionista WWF-Índia, liderado pelo cientista Aishwarya Maheshwari, registrou pela primeira vez em vídeo esse animal, que está retornando para a disputadíssima região da Caximira, que forma fronteira com a Índia e com o Paquistão.

Devido aos conflitos militares que essa região presenciou há uma década, entre os dois países vizinhos, muitos desses animais foram as vítimas silenciosas, que acabaram se tornando raros. Agora que existe um cessar fogo, e uma paz relativa na região, eles começam a voltar para o local e a se reproduzir.

Dois leopardos das neves foram identificados por meio de câmeras de infravermelho, que registraram alguns de seus hábitos e outros animais. Essa foi a segunda evidênciado retorno dos leopardos das neves para áreas onde tinham se tornado raros. Ao todo, foram tiradas 500 fotografias, que incluem também a raposa vermelha (Vulpes vulpes) e cães selvagens.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) classifica o leopardo das neves como uma espécie ameaçada de extinção desde 1986. Esse felino solitário, conhecido por seus pelos cinzas e por suas manchas negras, são nativos da Ásia Central e seus números têm diminuído progressivamente.

É difícil conseguir números confiáveis, mas os cientistas estimam que restam apenas 5 mil leopardos das neves, aproximadamente. Recentemente, câmeras no Afeganistão, no Butão e no Tajiquistão também conseguiram capturar algumas imagens desses animais.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Paulo Eduardo:

    Se está raro a presença de leopardos da neve então esta raro tambem a admiração pelas belezas da natureza e a única coisa que não está raro é a destruição da própria!!!

  • Everton:

    É uma das peles mais desejadas pela elite Chinesa.
    Extinção é para sempre…
    Lindo animal! Infelizmente alguns também acham isso e querem pendurar em cima de suas lareiras para sempre.

Deixe seu comentário!