Salvem os Titanics: maior iceberg do Ártico nos últimos 50 anos
Uma ilha de gelo se rompeu de uma geleira na Groelândia 11 meses atrás, formando o maior iceberg no Ártico dos últimos 50 anos. O grande pedaço de gelo tinha 251 quilômetros quadrados quando se formou, em 5 de agosto de 2010. Desde então, ele está caminhando através das frias águas do Ártico.
O iceberg surgiu do desprendimento do Petermann Glacier, que é uma das duas maiores geleiras da Groelândia. Quando o pedaço de gelo se rompeu, a geleira de Petermann perdeu parte significativa de sua área: cerca de um quarto de sua plataforma de gelo de 70 quilômetros de comprimento.
Ao longo de sua jornada de mais de 3 mil quilômetros até agora, a ilha de gelo já se quebrou e derreteu em algumas faixas. Agora, o iceberg está com cerca de 62 quilômetros quadrados de área e pesa entre 3,5 e 4 bilhões de toneladas.
Desde que o grande pedaço de gelo ficou solto pelo oceano, o Serviço Canadense do Gelo o acompanha via satélite. Mesmo com a ilha diminuindo de tamanho, ela ainda representa um perigo em potencial para as plataformas de petróleo e rotas de navegação.
Um site relatou um vídeo da geleira filmado por um pescador canadense, que pode ser conferido aqui. [OurAmazingPlanet]
5 comentários
por que não aproveitar esses icerbegs imensos para consumo de agua nos paises que sofre com as escacez de água ja que é uma grande alternativas para os governos
7 Negativos, penso eu que falei um absurdo grotesco e gigantesco, acho que vou auto-suicidar gente, não me negativem pls!
¬¬
Poxa, eles podiam dar um jeito de pegar esse big iceberg pra ajudar países onde as pessoas lutam por um copo d’água…
daqui que chegasse no local ja teria derretido
Não foi isso que eu quis dizer…