Salvem os Titanics: maior iceberg do Ártico nos últimos 50 anos

Por , em 10.07.2011

Uma ilha de gelo se rompeu de uma geleira na Groelândia 11 meses atrás, formando o maior iceberg no Ártico dos últimos 50 anos. O grande pedaço de gelo tinha 251 quilômetros quadrados quando se formou, em 5 de agosto de 2010. Desde então, ele está caminhando através das frias águas do Ártico.

O iceberg surgiu do desprendimento do Petermann Glacier, que é uma das duas maiores geleiras da Groelândia. Quando o pedaço de gelo se rompeu, a geleira de Petermann perdeu parte significativa de sua área: cerca de um quarto de sua plataforma de gelo de 70 quilômetros de comprimento.

Ao longo de sua jornada de mais de 3 mil quilômetros até agora, a ilha de gelo já se quebrou e derreteu em algumas faixas. Agora, o iceberg está com cerca de 62 quilômetros quadrados de área e pesa entre 3,5 e 4 bilhões de toneladas.

Desde que o grande pedaço de gelo ficou solto pelo oceano, o Serviço Canadense do Gelo o acompanha via satélite. Mesmo com a ilha diminuindo de tamanho, ela ainda representa um perigo em potencial para as plataformas de petróleo e rotas de navegação.

Um site relatou um vídeo da geleira filmado por um pescador canadense, que pode ser conferido aqui. [OurAmazingPlanet]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • claudemir da silva:

    por que não aproveitar esses icerbegs imensos para consumo de agua nos paises que sofre com as escacez de água ja que é uma grande alternativas para os governos

  • EltonPaes:

    7 Negativos, penso eu que falei um absurdo grotesco e gigantesco, acho que vou auto-suicidar gente, não me negativem pls!
    ¬¬

  • EltonPaes:

    Poxa, eles podiam dar um jeito de pegar esse big iceberg pra ajudar países onde as pessoas lutam por um copo d’água…

    • vicente:

      daqui que chegasse no local ja teria derretido

    • EltonPaes:

      Não foi isso que eu quis dizer…

Deixe seu comentário!