Em tempos de downloads grátis pela internet, é difícil encontrar alguém que nunca tenha usado o Torrent para baixar músicas, games ou filmes. Mas pesquisadores britânicos alertam: se você usa o BitTorrent, seus arquivos baixados ou disponibilizados nessa rede de compartilhamentos podem estar sendo monitorados.
▪ O que há por trás do problema da pirataria online?
Cientistas da computação da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, analisaram o BitTorrent por três anos. Eles descobriram que a escala de monitoramento é assustadora – desde os arquivos mais populares até os mais incomuns estão sendo espionados. Os conteúdos mais baixados são monitorados dentro de horas. O conteúdo menos popular também é monitorado, embora com menos frequência.
Os pesquisadores identificaram cerca de dez empresas diferentes de monitoramento de conteúdo. Entre elas, a maioria foi identificada como organizações de direitos autorais e de segurança.
▪ Porque os piratas da internet nunca vão perder
A imensa quantidade de informação monitorada inclui onde e quão popular é um conteúdo. Uma grande estratégia de marketing e propaganda. Entretanto, esse não é o único motivo do monitoramento pelas empresas: proprietários de direitos autorais da Europa e dos Estados Unidos têm recolhido endereços de IP fornecidos por empresas de monitoramento e obrigado provedores de internet a entregar os endereços das pessoas que fazem os downloads ilegais.
A briga contra a pirataria é longa, e parece não ter um fim próximo. Muito menos uma solução que agrade ambos os usuários de redes de compartilhamento de arquivos e as empresas. [BBC/MSN]