Estudo mostra como nunca antes os riscos de fumar e os benefícios de parar no tempo certo

Por , em 27.04.2016

Um estudo com mais de um milhão de mulheres no Reino Unido descobriu que desistir de fumar antes dos 40 anos lhes deu uma grande chance de prolongar a sua vida por dez anos.

O estudo, que analisou 1,3 milhão de mulheres ao longo de cinco anos, descobriu que mulheres fumantes são propensas a morrer pelo menos dez anos mais cedo do que não fumantes – mas parar antes dos 40 anos significa que esta probabilidade é cortada em mais de 90%.

As mulheres que pararam antes dos 30 tiveram esta probabilidade cortada em 97%, segundo o estudo.

Este é um dos maiores já feitos até agora sobre o tabagismo e aponta que os perigos de fumar e também que os benefícios de parar são muito maiores do que estudos anteriores sugeriram.

As mulheres recrutadas para o estudo, todas com idade entre 50 e 65 anos, responderam perguntas sobre seu estilo de vida, fatores médicos e sociais e foram examinadas ao longo de cerca de doze anos. Aproximadamente 66.000 das mulheres morreram durante o curso do estudo.

As mulheres que eram fumantes quando foram analisadas após os três primeiros anos tiveram quase três vezes mais probabilidade do que não fumantes de morrer durante os 9 anos seguintes.

Dos 20% das mulheres no grupo das fumantes, descobriu-se que dois terços das mortes foram causadas ​​pelo tabagismo.

“Se as mulheres fumam como homens, morrem como homens – mas se são homens ou mulheres, os fumantes que param antes de atingir a meia-idade tem um ganho médio extra de dez anos de vida”, aponta o professor Richard Peto, da Universidade de Oxford, coautor do estudo.

Tempo x quantidade

Peto adiciona que o fator de risco fundamental é o tempo que se passa fumando, em vez da quantidade. “Se você fuma 10 cigarros por dia durante 40 anos é muito mais perigoso do que fumar 20 cigarros por dia durante 20 anos”, sentencia ele. “Mesmo se você fumar alguns cigarros por dia, então você tem duas vezes mais probabilidade de morrer na meia-idade”.

A Fundação Britânica do Pulmão corrobora que as perspectivas para a saúde a longo prazo são muito melhores se as pessoas param de fumar antes dos 30, mas advertiu que isso não era uma licença para fumar o quanto quiser aos 20 anos. “Parar de fumar também pode ser algo difícil de fazer – estima-se que 70% dos fumantes atuais querem parar de fumar, então você não deve começar e simplesmente assumir que você vai ser capaz de parar de fumar sempre que quiser”, lembra a executiva da fundação, Dr. Penny Woods. “A melhor coisa para a saúde é evitar fumar”. [The Journal, BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

Deixe seu comentário!